Trabalhadores serão protegidos, qualquer que seja a medida, diz Haddad

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que, independente das medidas tomadas pelo governo federal em meio ao embate econômico com o governo dos Estados Unidos, os trabalhadores brasileiros serão “protegidos.”

“Queremos proteger as conquistas dos trabalhadores brasileiros, e vamos continuar fazendo isso independente da medida que vai ser tomada”, disse o ministro durante o CNN 360º.

A fala do ministro acontece em um momento de tensão com os Estados Unidos. O governo americano anunciou uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil, além de uma tarifa de 50% sobre as importações de produtos oriundos do Brasil que entra em vigor a partir de 1º de agosto. As informações são da CNN Brasil.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Pais e mães de alunos da rede municipal de ensino de Arcoverde enfrentaram cenas de desrespeito e humilhação durante a entrega dos fardamentos escolares promovida pela gestão do prefeito Zeca Cavalcanti. Sob o sol forte, centenas de pessoas se aglomeraram em filas desorganizadas na tentativa de garantir o direito básico de seus filhos: o uniforme escolar. A situação gerou revolta, críticas nas redes sociais e o sentimento de indignação por parte da população.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Manoel Guimarães – Especial para o blog

Os recentes rumores de suspensão do sinal do GPS no Brasil renderam muitos comentários e preocupações nas redes sociais na última semana, em função do clima tenso entre Estados Unidos e Brasil. No entanto, a ideia não deve vingar, segundo a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ela descartou as especulações e tratou de tranquilizar a população.

“Essa situação do GPS não é simples de ser desligado. É um conjunto de satélites em órbitas diferentes, com área abrangente, e mexer nisso poderia prejudicar outros países. É complexo ter um monitoramento de satélites que retire apenas um, porque são muitos. E exigiria tempo também; não é uma questão fácil, por isso não deve acontecer”, declarou Luciana.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa comemorou, nesta terça-feira (29), seus 54 anos de fundação com uma solenidade simbólica e cheia de significado, realizada na sede da empresa, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O evento foi conduzido pelo presidente da estatal, Alex Campos, ao lado da diretoria da companhia, e contou com a presença de convidados e colaboradores.

A celebração teve início com o plantio de uma muda de baobá, árvore africana conhecida por sua longevidade, resistência e relevância cultural em diversas comunidades. A muda foi cultivada no Viveiro Florestal da Compesa, localizado no município de Bonito, no Agreste, a partir de sementes doadas pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Alberto Nogueira Virginio, que participou da cerimônia. A escolha da espécie simboliza a força e a durabilidade da Compesa, que há mais de cinco décadas se mantém firme no propósito de levar água e saneamento aos pernambucanos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Manoel Guimarães – Especial para o blog

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, é só elogios ao neoaliado, o vice‑presidente Geraldo Alckmin (PSB). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins, a pernambucana afirmou que o presidente Lula (PT) “acertou em cheio” ao colocar Alckmin — que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços — na missão de liderar as negociações com os Estados Unidos sobre o tarifaço.

“Acho que o vice‑presidente está cumprindo um papel extraordinário. Historicamente, sempre atuamos em campos distintos, e só fui conhecê‑lo de verdade na pré‑campanha de 2022. Temos um grande afinamento, ele é extremamente gentil. Então, de nossa parte, não temos nenhum ‘senão’ sobre essa possibilidade (recondução de Alckmin na vice)”, afirmou a ministra.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Manoel Guimarães – Especial para o blog

Em vias de entrar em vigor, ainda não é possível prever as consequências do tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil. Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), o governo tem feito uma força‑tarefa para avaliar os estragos ao mesmo tempo em que aguarda uma solução negociada. A previsão é que o tarifaço americano de 50% ao Brasil comece a valer nesta sexta‑feira (1º de agosto).

“Quanto mais sofisticado é o produto ou serviço, mais dependência o mundo tem dos Estados Unidos. Temos uma dependência muito forte na área dos insumos de tecnologia da informação (TI). Quando eu era deputada federal, participei do acordo para a base de Alcântara, no Maranhão, onde mais de 80% dos insumos para lançamento de veículos espaciais têm presença forte de produtos americanos. Tudo que tem valor agregado tem impacto grande no que vem de lá para cá. Em pesquisa e desenvolvimento, tem muitas coisas que, para acontecer, precisamos trazer insumos de lá”, afirmou Luciana, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.

Ela elogiou a postura do governo Lula, que aprovou a Lei da Reciprocidade, com apoio do Congresso Nacional, no mesmo dia em que foi anunciado o aumento dos impostos. “O presidente Lula está reagindo à altura, de maneira altiva, mas ao mesmo tempo está procurando negociar. O Brasil sempre foi um país da paz, mas hoje temos forças políticas que se comportam como traidores da pátria. Trump fez essa guerra tarifária ao mundo porque tenta reagir a um mundo multipolar que se fortalece. O hegemonismo norte‑americano está sentindo. Estamos nos preparando”, completou a ministra.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A ressaca no Rio de Janeiro levou à interdição dos dois sentidos da Avenida Delfim Moreira, a principal da orla do Leblon, na Zona Sul, por volta das 16h desta terça-feira (29).

O mar cruzou as duas pistas chegou a danificar um portão de um prédio, como mostram imagens obtidas pelo g1. Um carro que estava estacionado no canteiro central e um equipamento de ginástica fixado no calçadão foram deslocados pela força da água. Não há relatos de feridos.

A Justiça Eleitoral decidiu cassar os diplomas de dois vereadores do PP em Amaraji — Eliseu da Banana e Ricardo de Pimpão, filho do vice‑prefeito — e de oito suplentes, por fraude na cota de gênero nas eleições de 2024. A ação, movida pela Frente Popular de Amaraji (PSB e Republicanos), resultou na anulação dos votos obtidos pelo partido e na determinação de recontagem do quociente eleitoral, o que pode levar à redistribuição de cadeiras na Câmara Municipal.

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, ficou comprovado que a candidatura de Rosiene Pereira da Silva, que figurava como suplente para cumprir o mínimo de 30% de mulheres na chapa, foi “absolutamente incompatível com uma candidatura minimamente séria” — ela só recebeu o próprio voto e não fez qualquer campanha. A Justiça também apontou que a filha menor de Rosiene emitiu título eleitoral em Catende apenas dez dias após a filiação da mãe ao PP local, e que a própria candidata manteve rotina pessoal e profissional em municípios vizinhos sem divulgar sua postulação em redes sociais.

O juiz Reinaldo Paixão Bezerra Junior, da 31ª Zona Eleitoral, concluiu que se tratou de “uma candidatura feminina utilizada tão somente para possibilitar as demais candidaturas masculinas, sem qualquer conotação de engajamento político autêntico, sendo, ao contrário, indicativa de instrumentalização da candidatura em benefício de terceiros”. Além da cassação dos diplomas, Rosiene foi declarada inelegível por oito anos. A decisão ainda pode ser revista pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Daqui a pouco, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participa do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. A entrevista vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Folha, pelo canal do blog e pelas redes sociais (Instagram e Facebook) deste espaço.

O programa também será retransmitido pela Rede Nordeste de Rádio, composta por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, com a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, como cabeça de rede; pela LW TV, de Arcoverde; e pela ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras. Confira: