O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participou nesta sexta-feira (18) da 77ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), maior evento da América Larina sobre ciência. O encontro reúne estudantes, pesquisadores e professores na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, de 13 a 19 de julho, e tem como tema desta edição “Progresso é Ciência em todos os Territórios”.
Na ocasião, o ministro anunciou o lançamento do “Concurso Nacional de Monografias sobre a Previdência Social”, iniciativa da pasta para incentivar a produção científica de qualidade sobre o sistema previdenciário.
Leia mais
“Queremos que os nossos estudantes e pesquisadores pesquisem e nos tragam informações sobre a Previdência Social”, afirmou o ministro ao anunciar o concurso. “Enfrentamos recentemente o maior ataque aos segurados da Previdência Social e agora temos que olhar para a frente. Aproveitei nosso momento com a ciência brasileira para anunciar este concurso de monografias”, prosseguiu, em referência à fraude dos descontos associativos contra beneficiários do INSS.
Participaram da mesa, além do ministro, a nova presidenta da SBPC, Francilene Procópio Garcia, que tomou posse nesta quinta-feira (17) na UFRPE e é a primeira nordestina a assumir o comando da entidade; seu antecessor, o professor e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; e a reitora da UFRPE, Maria José de Sena.
Durante sua participação, o ministro trouxe dados e destacou que a Previdência Social protege quem sustenta o país, repara injustiças históricas e previne abusos com inovação e firmeza. O INSS investe na proteção social do povo brasileiro, por exemplo, R$ 87,2 bilhões por mês, o equivalente a R$ 1,13 trilhão por ano. Em mais de 65% das cidades brasileiras, a Previdência paga mais do que o Fundo de Participação dos Municípios.
O sistema paga hoje 40,7 milhões de benefícios previdenciários ou assistenciais por mês, de acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) de abril de 2025; e 60,7 milhões de segurados – brasileiros que contribuem e estão protegidos pelo sistema previdenciário.
A presidenta da SBPC enfatizou a importância da igualdade de oportunidades entre pesquisadores, considerando especialmente a desigualdade estrutural de gênero na sociedade, e pediu apoio e acompanhamento do ministro com a demanda da academia para que pesquisadores bolsistas sejam incluídos no Regime Geral da Previdência Social.
Leia menos