Waldemar Borges inicia análise das respostas do Governo sobre empréstimo de R$ 1,5 bi

O deputado estadual Waldemar Borges comentou, nesta terça-feira (10), durante reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, suas primeiras impressões sobre as respostas do Governo do Estado ao Pedido de Informação referente à autorização de empréstimo que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco, da qual ele é o relator.

“A resposta ao Pedido de Informação sobre o empréstimo de R$ 1,5 bilhão chegou à Casa na quinta-feira passada (05) e, desde então, minha assessoria e a consultoria legislativa vêm se debruçando sobre o tema. Trata-se de uma resposta densa, com muitas informações e links para serem acessados. Assim que concluirmos essa análise mais aprofundada, apresentarei meu parecer a esta comissão”, afirmou.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, se reuniu nesta terça-feira (10) com a diretoria da VARD PROMAR, estaleiro instalado no Complexo Portuário de Suape, para discutir a ampliação de parcerias com foco na qualificação da mão de obra local. O encontro contou com a presença de secretários municipais e do diretor operacional da empresa, Andrea Tanferna. “O diálogo com o setor produtivo e quem gera emprego e renda é uma das metas da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião, Tanferna destacou a disposição da empresa em contribuir para a formação de talentos locais. “Temos confiança no potencial do Ipojuca e queremos caminhar junto com o município, contribuindo com a qualificação profissional e a geração de empregos sustentáveis”, afirmou o diretor.

Além dos secretários de Governo, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e da Agência de Desenvolvimento do Ipojuca, a reunião também reafirmou o alinhamento da prefeitura com o Porto de Suape e demais empresas do complexo. A VARD PROMAR integra o grupo VARD, pertencente à italiana FINCANTIERI, uma das maiores companhias de construção naval do mundo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Manoel Guimarães
Especial para o blog

O novo ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, chegou ao posto por indicação do União Brasil, apesar de nunca ter tido filiação partidária. Ele sucedeu o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA), que teve de deixar a pasta após denúncias de corrupção. Apesar de firmar compromisso com o presidente Lula (PT), o auxiliar evita opinar sobre os rumos da legenda nas eleições do ano que vem.

“Nossa indicação foi técnica. A ideia foi justamente construir algo diferente para o ministério, baseado no nosso histórico na iniciativa privada, onde passei 21 anos na Oi. Estive em Brasília nos últimos dois anos, na presidência da Telebras, e a conjuntura fez a necessidade de uma nova indicação do partido para o ministério. Como eu já conhecia os projetos da pasta, meu nome foi validado pelo União Brasil”, elencou Siqueira, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Manoel Guimarães
Especial para o blog


Afastado do Ministério das Comunicações há cerca de dois meses após ter o nome envolvido em denúncias de corrupção, o ex-ministro e deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA) não manda mais na pasta. A informação é do atual titular, Frederico Siqueira, que desmentiu rumores de ingerência do antecessor em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.

“Ele tem gente lá, porque construiu uma equipe técnica qualificada. A ideia, quando assumimos, foi de aproveitar essas pessoas. Mas temos autonomia. Estamos dando continuidade à gestão, até porque, se formos fazer uma mudança estrutural a essa altura do governo, não vamos conseguir fazer as entregas até o final do mandato. Mas isso não significa que (ele) está mandando no ministério”, afirmou Frederico Siqueira.

O novo ministro, que é pernambucano, atuou nos últimos dois anos na Telecomunicações Brasileiras (Telebras), braço da pasta de Comunicações, e assumiu a pasta há pouco mais de um mês. Ele ainda elogiou o legado deixado por Juscelino no ministério.

“Em pouco tempo, ele foi muito bem aceito pelo setor, por todas as ações que implementou nesses dois anos de trabalho. Nosso objetivo, até porque não temos muito tempo, é dar continuidade ao que foi plantado na radiodifusão, nas políticas implantadas. Estamos acelerando o que já estava previsto para acontecer. Mexemos muito pouco na equipe, estamos no processo de avaliação, mas, como se trata de muita gente técnica, se houver mudanças, serão bem pontuais”, colocou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) finalizou, nesta terça-feira (10), a obra emergencial de esgoto na Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, no Recife, antes do prazo inicialmente previsto para o próximo domingo (15). A intervenção, realizada em parceria com a BRK Ambiental no âmbito do Programa Cidade Saneada, foi necessária após a detecção de danos na tubulação durante uma inspeção preventiva. Embora os reparos tenham sido concluídos, o trecho da avenida, nas proximidades do número 2343, só será liberado ao tráfego após a pavimentação, que depende das condições climáticas.

Iniciada no dia 30 de maio, a obra foi considerada de alta complexidade devido à profundidade da tubulação, de 600 mm de diâmetro, e a fatores como interferência da maré, alto nível do lençol freático e chuvas. Para garantir agilidade, os serviços foram realizados em regime ininterrupto, 24 horas por dia, com uso de bombas de alta potência para desviar o esgoto do local danificado. O canteiro central da via precisou ser demolido para viabilizar a execução do conserto e será refeito antes da aplicação do asfalto.

Segundo a Compesa, a ampliação das equipes da BRK foi decisiva para a antecipação da entrega da obra. A rápida mobilização buscou evitar extravasamentos de esgoto e minimizar impactos à população e ao trânsito na região. Nesta quarta-feira (11), tem início a recomposição do canteiro central, seguida pelos serviços de asfaltamento, com previsão de conclusão em um ou dois dias, a depender das chuvas.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta terça-feira (10), durante audiência na Câmara dos Deputados, que o governo federal está determinado a responsabilizar judicialmente as entidades que aplicaram descontos associativos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Segundo ele, a atuação do Executivo inclui a suspensão dos débitos, notificação das associações envolvidas e ações para ressarcimento. No entanto, Wolney destacou que o Congresso Nacional é quem decidirá se o modelo de desconto em folha deve continuar.

“Existem associações corruptas, sim, e essas vão para trás das grades. Vamos atrás de cada centavo que foi roubado dos aposentados e pensionistas. Mas também existem entidades sérias, que prestam serviços reais, com autorização dos beneficiários. É preciso separar o joio do trigo”, afirmou o ministro. Ele reforçou que a prioridade deve ser a segurança do sistema e a proteção dos cidadãos contra fraudes.

Wolney também ressaltou que o debate vai além da simples manutenção ou extinção dos descontos em folha. “O que está em jogo não é apenas a existência dos descontos, mas a confiabilidade do sistema. Qualquer modelo que se mantenha precisa estar blindado contra fraudes”, pontuou. A fala ocorre em meio às investigações sobre irregularidades em contratos de associações com beneficiários do INSS.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Manoel Guimarães
Especial para o blog

Há pouco mais de um mês no cargo de ministro das Comunicações, o pernambucano Frederico Siqueira tem bem claro o desafio que tem a cumprir à frente da pasta. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins, ele elencou a política pública de inclusão digital como a grande meta para sua gestão.

“Esse é o meu compromisso e o compromisso que o presidente Lula nos confiou. Entregar a política pública de inclusão digital, baseada em vários programas que convergem nesse sentido, para que a gente consiga fazer essas entregas e dar mais acesso a conteúdo para a população, para que todo mundo possa se inserir”, disse Frederico.

“O Brasil já tem as principais tecnologias, o 5G já vem evoluindo bastante, vários municípios já estão cobertos com a tecnologia. O desafio é chegar aos demais centros, zonas rurais, rodovias federais, com outras tecnologias, com soluções de satélite, que fazem parte desse conglomerado de tecnologia para que a gente possa entregar as soluções que a população espera”, completou.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém agora integra oficialmente o conjunto de bens imateriais protegidos pelo Estado brasileiro. O reconhecimento foi garantido com a sanção da Lei Nº 15.146, publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União. A proposta é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) e foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

Realizado anualmente desde 1968 no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus (PE), o espetáculo é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo. Com encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, a Paixão de Cristo atrai milhares de turistas e devotos, contribuindo para o fortalecimento do turismo religioso e da economia local.

Para o autor do projeto, Felipe Carreras, a conquista representa o reconhecimento de uma tradição profundamente enraizada na cultura pernambucana e brasileira. “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um patrimônio do povo pernambucano e da cultura brasileira. Mais do que um espetáculo, representa fé, tradição e identidade”, afirmou o parlamentar.

O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira afirmou nesta terça-feira (10) que alertou Jair Bolsonaro sobre a gravidade da possibilidade de decretação de medidas golpistas no final do governo do ex-presidente, em 2022.

Nogueira, que é general do Exército, é um dos réus da ação penal da trama golpista e foi chamado para ser interrogado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

O general foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de endossar críticas ao sistema eleitoral, instigar a tentativa de golpe e de apresentar uma versão do decreto golpista para pedir apoio aos comandantes das Forças Armadas. As informações são da Agência Brasil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma brincadeira com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10). Réu no processo penal sobre tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro chamou o ministro, relator do caso, para ser seu vice nas eleições de 2026.

Em dois julgamentos em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (STF) tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

Durante o depoimento desta terça, Bolsonaro narrava como as pessoas tratam ele nas ruas e questionou o ministro Alexandre de Moraes se ele gostaria de ver um vídeo com essas imagens. Em seguida, Moraes respondeu: “Declino”. As informações são do g1.