Ministro lança novo projeto hídrico para o NE em Cabrobó: Caminho das Águas

O ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) espera a confirmação de uma agenda com o presidente Lula em Pernambuco na próxima semana. O auxiliar lançará o programa Caminho das Águas neste sábado (24), em Cabrobó. A expectativa é de uma visita de Lula a Pernambuco na terça-feira seguinte (27), em Salgueiro, para a assinatura de uma ordem de serviço.

“Devemos começar neste final de semana essa caminhada por todo o Nordeste, denominada Caminho das Águas, visitando obras. Começaremos pela captação, lá em Cabrobó, no sábado. Depois, vamos seguindo, visitando projetos de infraestrutura hídrica, dando ordens de serviço. Provavelmente nesta terça (20) teremos a confirmação sobre a presença do presidente Lula, na outra terça (27). Se for possível, ele irá para Salgueiro dar a ordem de serviço da duplicação do bombeamento do Eixo Norte”, disse Góes. Ele espera, portanto, que a previsão de agenda seja confirmada hoje pelo staff presidencial.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Manoel Guimarães
Especial para o blog

As fortes chuvas que castigaram o Nordeste nas últimas semanas não vêm passando despercebidas pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins, o auxiliar do presidente Lula (PT) revelou que sua pasta vem preparando os estados nordestinos para utilizarem o Defesa Civil Alerta, ferramenta do Governo Federal para envio de alertas de emergência sobre fenômenos climáticos. O instrumento é uma forma de prevenir novas tragédias, enquanto a gestão também promete atuar para reparar os danos causados.

“Concluímos a habilitação dos estados do Nordeste para utilizarem o Defesa Civil Alerta, uma política pública criada pelo governo Lula, que já está implantada no Sul e Sudeste. Podemos salvar vidas, salvar o patrimônio das pessoas. Esse sistema deve entrar em funcionamento já no próximo mês para todo o Nordeste. Temos um monitoramento dos eventos e a previsão do impacto que podem causar. Passamos a criar a cultura de lidar com o risco, e não de atuar só na resposta, depois que o problema acontece. Isso cria uma melhor preparação local. Não podemos evitar a chuva, mas podemos evitar os estragos que ela causa na vida das pessoas”, detalhou Góes.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Folha de Pernambuco

O podcast Direto de Brasília, do jornalista Magno Martins em parceria com a Folha de Pernambuco, recebeu, nesta segunda-feira (19), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional e ex-governador do Amapá, Waldez Góes (PDT-AP).

Na entrevista, o ministro declarou que as obras dos eixos Norte e Leste da transposição do Rio São Francisco estão concluídas. Ele reafirmou que estão previstos, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, novos investimentos para garantir segurança hídrica à população do Nordeste.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Manoel Guimarães
Especial para o blog

A eventual abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as fraudes no INSS preocupa a base do governo Lula (PT) às vésperas do ano eleitoral. Para o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, embora a investigação interesse à sociedade, o instrumento pode virar um palanque político, e “pegar mal” para a visão dos eleitores.

“Já fui governador por quatro mandatos, acompanhei muitas CPIs. Sempre é um palanque político para fazer narrativas, discursos. Lógico que deveria ter desdobramentos em prol dos interesses da sociedade, mas na grande maioria das vezes isso não acontece. Não consigo determinar se teremos CPMI, como serão os desdobramentos. Provavelmente vá pegar toda a história do INSS, mas se a população perceber que o debate é para satisfazer apenas as opiniões políticas, isso pegará mal (para a oposição)”, disse Góes, em entrevista o podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Manoel Guimarães
Especial para o blog

Filiado ao PDT, mas indicado pelo União Brasil para compor a Esplanada dos Ministérios. Essa é a situação do ministro Valdez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), que presencia as duas siglas vivendo momentos tensos com o governo do presidente Lula (PT). Tudo, no entanto, contornável para ele, que defende a manutenção da aliança com o petista e o apoio à sua reeleição no ano que vem.

“O PDT é o único partido ao qual fui filiado, estou nele desde 1988. Se for chamado para alguma discussão, vou continuar defendendo o apoio ao presidente Lula, seja ao seu governo, seja futuramente na questão eleitoral. Não tenho essa mesma condição com o União Brasil por não ser filiado, mas tenho levado isso ao conhecimento dos líderes, e tenho ouvido deles que atuarão no mesmo sentido (apoiar o governo). Nesse momento, não há posições sendo tomadas, mas sim argumentações sendo construídas, pois ainda há muito tempo (até as eleições)”, afirmou o ministro, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.

Palmares - Natal Encantado 2025

Uma das principais testemunhas de acusação na ação que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de tentativa de golpe, o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes confirmou nesta segunda-feira ter discutido uma minuta de decreto que previa instrumentos jurídicos como estado de sítio e estado de Defesa após as eleições de 2022. Em audiência na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o militar disse ter sido chamado pelo ex-presidente para discutir o documento, que chamou de “estudo”.

A versão apresentada, contudo, foi questionada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, que considerou que a fala estava diferente do depoimento dado à Polícia Federal (PF) no ano passado. No fim da audiência desta segunda, no entanto, o ministro leu trechos do depoimento e Freire Gomes confirmou o teor. As informações são do Jornal O Globo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (19) que a autoridade monetária vê sentido em manter a taxa básica de juros, a Selic, hoje em 14,75% ao ano, mais alta por mais tempo.

Declarou ainda que o BC dependerá de novos dados sobre a atividade econômica e a inflação para decidir o que fará com os juros nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária do BC). As informações são da Folha de S. Paulo.

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Daqui a pouco, a partir das 18h, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, concede entrevista exclusiva ao meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. A entrevista vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Folha, pelo canal do blog e pelas redes sociais (Instagram e Facebook) deste espaço.

O programa também será retransmitido pela Rede Nordeste de Rádio, composta por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, com a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, como cabeça de rede. Confira:

Após a confirmação de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, nove destinos suspenderam a importação de frango brasileiro. Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul informaram que suspenderam as importações de todo o Brasil. Já Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas embargaram as compras do município gaúcho.

A gripe matou cerca de 17 mil aves na granja de Montenegro, e os outros animais foram abatidos para evitar o contágio da doença. Além disso, foram confirmados também casos da doença em cisnes do zoológico de Sapucaia do Sul (RS). O Ministério da Agricultura e Pecuária está realizando vistorias num raio de 10 quilômetros de onde foi decretada emergência zoossanitária por 60 dias. As informações são do Brasil de Fato.