INSS cogita usar agências dos Correios para atender afetados por fraudes

Do CNN Brasil

O governo federal está avaliando a possibilidade de utilizar a estrutura das agências dos Correios para oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios.

A medida em estudo visa garantir um canal presencial para que esses cidadãos possam solicitar o ressarcimento dos valores subtraídos de maneira irregular das folhas de pagamento do instituto.

O governo também está buscando formas de ampliar a estrutura das agências do próprio INSS para atender o grande contingente de pessoas que devem buscar atendimento no processo de ressarcimento.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), três em cada quatro brasileiros dependem do SUS para serviços médicos como consultas, exames e tratamentos. Isso explica a superlotação do serviço público: em janeiro, a fila para consultas era de 5,7 milhões de pessoas.

Nesse cenário, uma proposta vem ganhando fôlego nos bastidores do governo Lula: a criação de uma espécie de plano de saúde de baixo custo, regulamentado pela ANS, com um mercado potencial de 50 milhões de brasileiros. A iniciativa, em fase de estudos, mas andando a passos largos na agência, pretende oferecer serviços básicos, como consultas e exames, sem a cobertura de internações e tratamentos, a um preço fixo mensal mais acessível do que os modelos disponíveis no mercado. As informações são da Revista Veja.

O objetivo é diminuir a fila de pacientes do SUS, liberando espaço para as camadas mais pobres da população. Esse novo modelo também permitiria a operadores privados tentar conquistar um vistoso mercado potencial de beneficiários da classe C.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, viajou à China ao lado do presidente Lula para apresentar uma carteira de projetos a investidores chineses. Durante sua participação no Fórum Empresarial Brasil-China, que ocorrerá em Pequim, o ministro destacará a agenda de projetos previstos para os anos de 2025 e 2026 no setor portuário e hidroviário do Brasil.

Em seu discurso na Sessão Ministerial, um dos quatro painéis do evento, Costa Filho enfatizará as sólidas relações comerciais e diplomáticas entre os dois países. Ele anunciará a meta do Governo Federal de realizar 60 leilões de concessões entre 2023 e 2026, com a expectativa de atrair cerca de R$ 30 bilhões em investimentos para os portos brasileiros.

O ministro ressaltará que essa será a maior quantidade de leilões da história e que os investimentos previstos superam os realizados no período anterior ao governo Lula, quando foram feitos 42 leilões com apenas R$ 6 bilhões contratados. O Fórum contará com outros três painéis, incluindo temas como Investimentos e Novas Oportunidades de Financiamento, Transição Energética e Sustentabilidade, e Segurança Alimentar.

Caruaru - IPTU 2026

Editorial do Estadão

Ao tomar parte nas celebrações do “Dia da Vitória” em Moscou – data em que a Rússia festeja a vitória na 2ª Guerra contra o nazismo alemão e que o autocrata Vladimir Putin usa para fazer propaganda de seu regime tirano –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva selou não um triunfo diplomático ou um gesto de realismo pragmático, mas um vexame moral e um fiasco geopolítico para o Brasil. Ao lado de autocratas de todos os cantos, Lula foi aquilo que os antigos agentes secretos soviéticos chamariam de “idiota útil”: um ocidental deslumbrado e voluntarioso – e descartável após servir às ambições do império russo.

Em teoria, a participação de um presidente brasileiro nas comemorações do fim da 2ª Guerra poderia significar a celebração da liberdade contra a tirania, da coragem do povo russo, do papel civilizatório da Rússia nas artes, nas letras, nas ciências, ou mesmo uma oportunidade para um estadista astuto tecer alianças diplomáticas num mundo multipolar – e até explorar canais para promover uma paz justa entre Rússia e Ucrânia. Na prática, Lula foi o exato oposto.

O cortejo foi a peça de propaganda fabricada por um regime que encarna o que há de mais próximo ao fascismo hoje: uma autocracia que envilece sua nação e oprime seu povo, silenciando a oposição, perseguindo minorias, fraudando eleições para sustentar um líder vitalício adornado por uma iconografia imperial. É também um Estado predador, que desestabiliza governos, invade vizinhos e massacra civis sob a bandeira fraudulenta da “desnazificação”. A semelhança com as ambições irredentistas de Hitler, que invocava a germanidade para saquear territórios da Checoslováquia e da Polônia, é óbvia demais para ser ignorada.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Do portal Muita Informação

Em Lauro de Freitas, na Bahia, uma necessidade pessoal acabou se transformando em um movimento social de grande impacto. A influenciadora digital Michelle Martins de Oliveira, criadora do perfil @mamãesbaianas, decidiu em 2017 fundar um grupo virtual para mães da região. O que nasceu como uma tentativa de se conectar com outras gestantes e descobrir fornecedores locais, hoje é a maior comunidade materna da Bahia, com mais de 22 mil mulheres distribuídas em 126 grupos de WhatsApp, além de 15 grupos para pais.

O projeto surgiu durante a primeira gestação de Michelle, quando ela foi orientada a fazer repouso. Morando em Lauro de Freitas e habituada a resolver tudo em Salvador, ela sentiu a necessidade de criar uma rede de apoio local.

“O Mamães Baianas foi criado em abril de 2017, por uma necessidade pessoal. Eu estava grávida e tive que entrar em repouso”, explicou Michelle. “Eu não conhecia nada nem ninguém em Lauro, então perguntei nos grupos de gestante se alguém conhecia um grupo de mães daqui. Ninguém conhecia. Então eu criei o Mamães de Lauro”, contou.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A governadora Raquel Lyra embarca hoje para Nova Iorque, onde participa de uma série de compromissos até 16 de maio. A agenda faz parte da Brazilian Week e inclui eventos voltados à discussão de negócios e cooperação internacional, como o LIDE Brazil Investment Forum e a Sugar & Ethanol Conference.

Além da participação em fóruns, Raquel deve se reunir com representantes de instituições financeiras. A comitiva estadual pretende apresentar projetos de Pernambuco em áreas como infraestrutura, energia, inovação e finanças sustentáveis. O grupo também busca estreitar relações com universidades e instituições financeiras com atuação internacional, ampliando as possibilidades de parcerias para o Estado.

Além da governadora, a comitiva do Governo de Pernambuco conta com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles; o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto; e a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Da Folha de S.Paulo

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) admitiu a aliados mais próximos que abriria mão de concorrer à reeleição à Câmara de Deputados para integrar o governo Lula (PT) até o fim de 2026, caso convidado pelo presidente.

Nessas conversas, Boulos afirmou que sua prioridade é trabalhar pela reeleição de Lula. Ele pondera que, apesar da votação expressiva em 2022, o PSOL não depende da candidatura dele para atingir as exigências que garantam ao partido acesso ao fundo partidário e à propaganda política. A expectativa é que Lula tome sua decisão na volta da viagem oficial à China.

Como antecipou a Folha, o presidente avalia o nome de Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo. Segundo seus colaboradores, o petista cogita convidar Boulos para o posto desde o início do ano, quando traçou sua reforma ministerial.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), disse em entrevista a jornalistas, hoje, que as fraudes de descontos associativos não autorizados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não começou no governo atual, mas irá “terminar”. As informações são da CNN Brasil.

“Não começou agora [os descontos a aposentados e pensionistas], começou lá atrás, mas vai terminar agora. Os descontos já foram totalmente suspensos, não tem mais nenhum”, disse em evento na capital paulista.

Alckmin reforça aquela que vem sendo a mensagem do governo ao responder sobre o escândalo: de que os descontos não autorizados se iniciaram na década passada e que suas instâncias agiram para revelá-lo.

Camaragibe viveu um domingo especial com a realização da 1ª Corrida da Doutora, evento que entrou para a história do município ao reunir mais de 1.500 corredores logo nas primeiras horas da manhã. A largada aconteceu às 6h, na Rua Padrão Ozeas, com percursos de 3 km e 5 km, contemplando desde atletas profissionais até moradores apaixonados por esporte e qualidade de vida.

A corrida, idealizada pela vereadora Dra. Daiana em homenagem ao aniversário de emancipação da cidade, teve estrutura completa, com pontos de hidratação, apoio médico, premiações com medalhas e muito entusiasmo. Segundo ela, a emoção foi intensa ao ver o sonho se tornando realidade. “A Corrida da Doutora foi um sonho realizado. Ver mais de 1.500 pessoas correndo, celebrando nossa cidade, foi emocionante. Esse evento representa saúde, inclusão e amor por Camaragibe. Já estamos planejando a segunda edição”, afirmou.

Presente no evento, o prefeito Diego Cabral destacou a importância da corrida para a promoção de uma cidade mais ativa e integrada. “Foi um evento grandioso, que mostra o quanto nossa cidade está viva, unida e em movimento. A Corrida da Doutora entra para a história de Camaragibe como símbolo de superação e de compromisso com o bem-estar da nossa gente”, declarou.

Do Diário de Pernambuco

Após 19 anos de funcionamento, a Faculdade Damas (Fadic) anunciou o encerramento de suas atividades e a transferência de seus alunos para a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). De acordo com a faculdade, o fechamento é motivado pela decisão da instituição de focar sua atuação na educação básica.

Por meio de nota divulgada à imprensa na última sexta-feira (10), a instituição anunciou que a cooperação com a Católica terá um trâmite facilitado para a recepção dos estudantes. O acordo prevê a manutenção do valor do crédito que vinha sendo praticado pela Fadic.

“Acreditamos que a missão no ensino superior cumpriu o seu propósito com maestria em uma cronologia de sucesso. Colecionamos conquistas relevantes: a aprovação de um Mestrado com duas linhas de pesquisa, a indexação de revistas científicas na Capes, parcerias com universidades internacionais de renome, o elevado índice de aprovação na OAB e o selo OAB Recomenda, entre tantas outras”, diz a nota.