Pedidos de medidas protetivas poderão ser feitos online no RS após seis mulheres terem sido mortas em 24h no estado

Do g1 RS e RBS TV

Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do Sul, a Polícia Civil disse que vai permitir que pedidos de medidas protetivas de urgência sejam feitos pela internet a partir da próxima semana.

A medida, segundo a corporação, deve facilitar o acesso de vítimas de violência doméstica à principal forma de interromper o ciclo de agressões. Nenhuma das mulheres mortas ontem tinha medida protetiva contra os suspeitos.

O lançamento do recurso foi agilizado pelas autoridades após os crimes. “Já estava prevista, estávamos com as coisas organizadas, uma reunião havia sido feita na semana passada. Agora, vamos colocar em funcionamento o mais rápido possível”, explica Fernando Sodré, chefe da polícia no RS.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou a trégua de Páscoa anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, de “mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”. De acordo com Zelensky, “alertas de ataque aéreo estão se espalhando pela Ucrânia. Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”.

A fala acontece após Putin, anunciar, hoje, um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Os russos vão suspender todas as operações das 18h deste sábado até a 0h da próxima segunda-feira (21). As informações são do portal Metrópoles.

“Guiado por considerações humanitárias, hoje, a partir das 18 horas até a meia-noite de domingo para segunda-feira, o lado russo declara um cessar-fogo pascal. Ordeno que, durante este período, todas as operações militares sejam suspensas. Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá o nosso exemplo. No entanto, as nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações do cessar-fogo e provocações por parte do inimigo, quaisquer ações agressivas suas”, afirmou Putin.

Ipojuca - No Zap

Em meio à elaboração da PEC da Segurança pelo governo Lula, parlamentares da base aliada e da oposição travam uma corrida paralela para marcar posição sobre o tema. A pouco mais de um ano e meio das eleições de 2026, o debate sobre segurança pública ganha contornos eleitorais, com congressistas buscando apresentar projetos que endurecem penas, criam novos tipos penais e ampliam prerrogativas para juízes e policiais.

No campo governista, senadores do PT têm liderado propostas para reforçar a narrativa de que a esquerda também age com firmeza no combate ao crime. Fabiano Contarato (PT-ES) e Rogério Carvalho (PT-SE) apresentaram um pacote de medidas que inclui aumento de penas para latrocínio, corrupção e tráfico de drogas, além de alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estender internações de menores envolvidos em crimes violentos. As informações são do jornal O Globo.

As mudanças propostas também avançam sobre crimes de colarinho branco. Contarato quer transformar corrupção e peculato em crimes hediondos e elevar a pena mínima de dois para seis anos. Já Carvalho propõe pena específica de até 15 anos para o domínio territorial por facções, sobretudo quando envolve sabotagem ou ocupação de prédios públicos — uma tentativa de alcançar juridicamente áreas em que o Estado perdeu controle efetivo.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

A chamada “gangue do Ouro”, conhecida por assaltos a vítimas com joias, voltou a agir no Grande Recife — desta vez, na Zona Norte. Um casal foi surpreendido por criminosos armados na Rua do Futuro, no bairro dos Aflitos, durante uma caminhada. O crime foi registrado por câmeras de segurança da região.

As imagens mostram o momento em que os dois corredores são abordados por três homens armados que estavam em duas motocicletas. A mulher consegue correr e se afastar do local, escapando da abordagem. Já o homem é rendido por um dos assaltantes, que o obriga a entregar pertences como celular e aliança. As informações são da TV Jornal.

Segundo moradores, a Rua do Futuro tem sido alvo constante da atuação da gangue. A recorrência dos crimes tem gerado sensação de insegurança entre os moradores, que cobram maior presença policial na área.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Do Brasil 247

O ex-senador Telmário Mota, acusado de abusar sexualmente da própria filha e investigado pela morte da ex-mulher, deixou a prisão na última quinta-feira (18) após decisão da Justiça de Roraima que autorizou o cumprimento de prisão domiciliar. Ele estava detido desde outubro de 2023.

A defesa do ex-parlamentar alegou problemas de saúde e falta de tratamento adequado no sistema prisional. Segundo o advogado Eduardo Rodrigues, Telmário apresenta quadro de transtorno depressivo e sofre de diversas condições médicas, como miocardiopatia hipertrófica assimétrica, apneia do sono, hipertensão e gastrite.

A decisão foi proferida pelo desembargador Ricardo Oliveira, que determinou o uso de tornozeleira eletrônica e proibiu o réu de se ausentar da residência sem autorização judicial. “Restou demonstrado que o paciente necessita de acompanhamento médico específico, o qual não vem sendo devidamente ofertado no sistema prisional”, justificou o magistrado.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Flávio Chaves*

Imagine, por um instante, o mundo invertido. Não mais como fábula, mas como denúncia. Homens e mulheres presos em gaiolas estreitas de ferro, engolindo farelos sob o olhar indiferente de galos e galinhas. Comendo com a boca no chão. Sendo alimentados por aves com bicos afiados e olhos frios. Noutra cena, corpos humanos dispostos em bandejas de isopor, selados em plástico transparente — prontos para serem comprados como carne em um supermercado lotado de aves consumidores.

O que parece absurdo ou surreal é, na verdade, uma alegoria precisa. Uma provocação simbólica que retira do invisível o que sempre esteve diante de nós: o abismo ético que criamos ao tornar a dor do outro irrelevante. O vídeo publicado pela página Poemas Sextantes, no Instagram, não é sobre vegetarianismo, veganismo, ou dieta. É sobre a nossa falência moral diante da vida que não nos pertence.

A cena ecoa o mito da caverna de Platão. Homens acorrentados desde a infância, vendo sombras e acreditando que aquilo é o mundo real. Vivemos da mesma forma: cegos diante daquilo que a indústria da carne, do leite e dos ovos esconde com paredes de propaganda e rótulos de supermercado. Não vemos os currais. Não vemos os gritos. Não vemos a dor. E, assim, aceitamos a barbárie como rotina.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Da CNN Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na próxima terça-feira (22), o julgamento para decidir se aceita ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta trama golpista de 2022, agora contra mais seis investigados. Eles são apontados como integrantes do chamado “núcleo 2” do plano (veja a lista abaixo).

De acordo com a PGR, esse grupo estaria na articulação de ações para “sustentar a permanência ilegítima” do então presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Para julgar o caso, o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, reservou três sessões: manhã e tarde de terça-feira (22) e, se necessário, a manhã de quarta-feira (23), caso o debate precise de mais tempo.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) chega aos 20 anos em 2025 como uma das principais referências na luta pelos direitos dos povos originários. Criada durante o segundo Acampamento Terra Livre (ATL), evento que ocorre anualmente em abril, a entidade surgiu da necessidade de uma representação nacional legítima e plural. Ao longo de duas décadas, tornou-se peça-chave na articulação entre as diversas etnias indígenas do país, promovendo unidade em torno de pautas históricas como a demarcação de terras e a participação nas decisões do Estado.

Às vésperas do Dia dos Povos Indígenas, lideranças que participaram da fundação da Apib relembraram os caminhos percorridos até sua criação. Jecinaldo Barbosa Cabral, do povo sateré-mawé, e Francisco Avelino Batista, o Chico Preto, do povo Apuriña, ressaltaram que o surgimento da entidade é fruto de um longo processo iniciado na década de 1970, em plena ditadura militar, quando os indígenas ainda enfrentavam repressão e invisibilidade. Com a redemocratização e a Constituição de 1988, novas possibilidades de organização começaram a se consolidar. As informações são da Agência Brasil.

A criação da Apib, em 2005, marcou a retomada de uma representação nacional indígena, após um período de desarticulação no início dos anos 2000. Segundo Jecinaldo, o ATL foi decisivo para esse novo fôlego. A primeira edição do acampamento, em 2004, reuniu 80 pessoas em Brasília. O grupo concluiu que era necessário criar uma nova instância, mas com um formato diferente: horizontal, colegiado e representativo das cinco grandes regiões do país.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em acompanhamento pós-operatório. A equipe médica informou hoje que Bolsonaro apresentou um episódio de alteração da pressão arterial, já normalizado. As informações são da CNN Brasil.

Segundo o boletim médico divulgado, o ex-presidente segue sem se alimentar pela boca, recebendo alimentação pela veia, já que o intestino ainda não voltou a funcionar normalmente.

“Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz o texto. Veja a íntegra do boletim:

O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós operatório. Apresentou episódio de alteração da pressão arterial, já normalizado. Devido à ainda não apresentar movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa na Ucrânia. Segundo o governo russo, a trégua deve começar a partir das 18h (horário local) deste sábado até às 00h de segunda-feira (21). A Ucrânia ainda não se manifestou sobre o anúncio da Rússia.

“Com base em considerações humanitárias… o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Ordeno a suspensão de todas as atividades militares durante este período”, disse Putin ao seu chefe militar, Valery Gerasimov, em uma reunião no Kremlin. As informações são da Reuters.

O governo russo declarou esperar que Ucrânia faça o mesmo e as ações de Kiev durante esse período mostrarão a disposição do país para “uma solução pacífica para a guerra”.