Prefeito de São José do Egito participa do seminário para novos gestores do TCE

Hoje, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve presente no Seminário para Novos Gestores, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O evento, voltado para prefeitos e gestores municipais, teve como foco o aprimoramento da administração pública, abordando temas como transparência, eficiência na gestão e responsabilidade fiscal.

Fredson esteve acompanhado da advogada Luana Sá, controladora do município; do advogado Gilberto Costa, procurador municipal; e dos secretários Rômulo Júnior (Administração) e Tarcízio Leite (Finanças). A equipe teve acesso a palestras e debates fundamentais para a boa governança e a correta aplicação dos recursos públicos.

Para o prefeito, o seminário representa uma oportunidade essencial para fortalecer a gestão municipal. “Eventos como este são fundamentais para aprimorarmos a administração pública, garantindo que nossa gestão esteja sempre alinhada com as melhores práticas, prezando pela transparência e pela eficiência na aplicação dos recursos”, afirmou Fredson. Durante o evento, o prefeito também teve um encontro com a vice-governadora, Priscila Krause (PSDB), com quem conversou rapidamente sobre os desafios da administração municipal e a importância do diálogo entre as prefeituras e o governo estadual.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A maturidade poética e musical apresentada pelo pernambucano Junio Barreto já em seu álbum de estreia, homônimo, prestes a completar 20 anos, prepara-se para uma nova e luminosa volta solar. O cantor e compositor lança seu terceiro álbum, “O Sol e o Sal do Suor”, após 13 anos de hiato. Com dez canções inéditas, o trabalho marca o retorno de Junio com elementos inundados de origens nordestinas e suas diversas raízes musicais, numa ode à alegria, à dança e à esperança.

O poeta de Caruaru apresenta um disco festejo para celebrar a vida, com produção do artista ao lado de Rovilson Pascoal e Marcus Preto. O disco conta com um time de músicos parceiros, como Pupillo, Thomas Harres, Mestre Nico, Rovilson Pascoal, Samuel Fraga, Marcelo Cabral, Amílcar Rodrigues, Michelle Abu, Rafael Montorfano, Gui Calzavara, Marcelo Monteiro, Fábio Sá, Entropia e Pedro Dantas.

As melodias seguem incorporadas em arranjos sofisticados com letras, que revelam um poeta de tempo próprio, influenciado pela literatura brasileira e atento aos dizeres do Agreste e do Sertão. Cantor e compositor pernambucano radicado em São Paulo, Junio tem músicas gravadas por Gal Costa, Céu, Maria Rita, Roberta Sá, Nação Zumbi, Alaíde Costa, Lenine, entre outros.

Petrolina - São João 2026

O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota (Republicanos), está finalizando o envio à Câmara de Vereadores do projeto de lei que regulamenta e autoriza o pagamento do incentivo financeiro do componente de qualidade para profissionais de saúde inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

O benefício, conhecido como ‘Previne’, contemplará trabalhadores das Equipes de Saúde da Família (eSF), Equipes de Saúde Bucal (eSB) e Equipes Multiprofissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ipojuca - Na palma da sua mão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, hoje, um levantamento realizado em 15 estados que avalia o crescimento da indústria nacional no mês de janeiro. Pernambuco mostrou uma queda de dois dígitos e a taxa negativa mais elevada nesse mês com -22,3%, seguido pela Região Nordeste (-4,0%) e o Pará (-3,9%).

O Ceará (7,9%) apontou a expansão mais acentuada e eliminou parte da perda de 9,5% acumulada nos dois últimos meses de 2024, seguido por São Paulo (2,4%), Rio de Janeiro (2,3%) e Bahia (2,0%).

Caruaru - São João que o mundo reconhece

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, anunciou, hoje, um novo voo direto Recife/Buenos Aires operado pela companhia JetSMART. O voo inaugural está previsto para acontecer no dia 1º de julho, mas, há meses, a Prefeitura do Recife e outros players, como a Aena e a Embratur, participam de reuniões para trazer mais esta conquista para a capital pernambucana.

A frequência do voo Recife-Buenos Aires será de quatro vezes na semana e a capacidade da aeronave A320 será de 186 passageiros. Na Argentina, o pouso será no aeroporto de Ezeiza, localizado a 32 km do Centro de Buenos Aires. Em relação ao custo para o consumidor, é importante destacar que o voo vai operar no formato “low cost”, ou seja, com tarifas mais baratas do que a média do mercado. Atualmente, a companhia voa no Brasil a partir de cidades como: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Foz do Iguaçu.

De acordo com o secretário de Turismo, Thiago Angelus, “a captação de voos para o Recife é uma das atividades mais importantes que a secretaria de Turismo e Lazer desempenha, uma vez que viabilizar que turistas conheçam a nossa cidade fortalece o destino, o turismo, a cultura, a economia e é uma diretriz do prefeito João Campos”. Segundo o Ministério do Turismo, em anúncio feito em janeiro deste ano, an Argentina é o segundo no ranking de turistas estrangeiros que escolhem Pernambuco como destino para suas férias, atrás apenas de Portugal.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) apresentou, ontem, um projeto de lei destinado a definir e explicitar alguns pontos da proposta apresentada pelo Governo do Estado para terceirizar parte dos serviços oferecidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA).

Com essa proposta, caberá à iniciativa privada fazer a distribuição de água e a coleta e tratamento do esgotamento sanitário. À Compesa, caberá produzir e armazenar a água a ser distribuída. Os pontos mais preocupantes levantados por Borges são os seguintes:

Palmares - 147 anos

Coluna Metro Quadrado – JC Online

O Recife renovou a marca de aluguel mais caro do Nordeste no último mês de fevereiro. De acordo com dados da pesquisa Fipe/Zap, a cidade já acumula uma valorização no preço cobrado pela locação residencial de 14,86% em 12 meses, atingindo o preço médio de R$ 56,67/m² – patamar menor apenas do que o da cidade de São Paulo (R$ 59,19/m²).

A elevação do preço não está restrita apenas ao Recife quando se fala das cidades nordestinas: São Luís (R$ 53,78/m²); Maceió (R$ 50,98/m²) e Salvador (R$ 48,33/m²) também figuram no ‘top 10’ das capitais mais caras.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O deputado estadual Cayo Albino (PSB) trouxe mais uma denúncia sobre o descaso da governadora Raquel Lyra (PSD) no trato da educação estadual. Alunos do Ensino Médio deveriam estar comemorando o fato de terem sido selecionados no Programa de Intercâmbio Educacional “Ganhe o Mundo” e se preparando para embarcar com destino a um dos quatro países contemplados no Programa. Porém, por causa de mais uma desorganização do Governo do Estado, esses mesmos estudantes correm o risco de ter seus sonhos frustrados.

Por meio de declarações da própria governadora, concedidas em 16 de dezembro do ano passado, cerca de 700 estudantes selecionados pelo Ganhe o Mundo deveriam estar embarcando para os Estados Unidos ou Canadá até o final deste primeiro trimestre de 2025. No entanto, até agora, esses alunos apenas fizeram suas malas por iniciativa própria, sem que houvesse nenhuma definição por parte do Governo quanto aos seus embarques.

Camaragibe - Forró da Vila

Cerca de 10 milhões de contribuintes podem deixar de pagar Imposto de Renda se a nova faixa de isenção, que será anunciada hoje pelo governo, for aprovada pelo Congresso.

São os cidadãos com renda entre a atual faixa de isenção, de R$ 2.259,20 e R$ 5 mil – novo limite de isenção pela proposta do governo.

O aplicativo TJPE+ passará a contar com uma nova funcionalidade que facilitará o trabalho dos advogados e advogadas de Pernambuco, a partir da criação de mais um canal de diálogo com a categoria.

Os novos tipos de atendimento disponíveis por meio do app são: agilização de alvarás, solicitação de conclusão e habilitação de advogados.