Confira quem está na disputa no 2º turno das Eleições 2024

Três semanas após o 1° turno das Eleições Municipais de 2024, eleitoras e eleitores de 51 cidades, sendo 15 capitais, voltam às seções eleitorais neste domingo (27) para escolher quem ocupará as prefeituras pelos próximos quatro anos. O horário de votação será das 8h às 17h, pelo horário de Brasília (DF).  

O 2º turno só pode ocorrer para o cargo de prefeito nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Essa segunda etapa somente acontece se nenhum dos concorrentes alcançar metade mais um dos votos válidos (dados a candidatas e candidatos) no 1º turno. Nesse caso, os dois candidatos mais votados participam de uma nova disputa.  

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Braço direito do presidente Jair Bolsonaro, desde quando foi ministro do governo, Gilson Machado foi  chamado para a carreata final de apoio a candidata de direita a prefeita em Palmas (TO ), Janad Marques.

A relação de lealdade e confiança entre Gilson Machado e Bolsonaro  se mantém fortalecida e isso foi claramente mostrado no apoio de Bolsonaro quando colocou a mão na candidatura de Gilson Filho como seu candidato a vereador do Recife.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Um dos mais emblemáticos cinemas de rua do Brasil, o Cinema São Luiz, situado às margens do Rio Capibaribe, no Recife, está de volta. A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, nesta sexta-feira (25), do ensaio geral para reabertura ao público, que será realizada no dia 1º de novembro. Neste primeiro momento, foi feita uma apresentação para funcionários da Secretaria de Cultura e os colaboradores que trabalharam na recuperação do equipamento cultural, com a exibição do filme Retratos Fantasmas, do cineasta Kleber Mendonça Filho, que também esteve presente. 

“Esta sessão aqui não poderia ser de outra forma que não com quem trabalhou muito para poder transformar esse sonho de devolver ao Recife e ao povo de Pernambuco e do Brasil um lugar tão especial como este. Eu quero agradecer a todos que se empenharam para fazer a obra. Os trabalhadores que se dedicaram com muito carinho para fazer esse restauro lindo, que fica marcado no coração e na memória do povo pernambucano. Agradeço ao governo federal e ao presidente Lula, porque parte dos recursos aplicados no cinema é da Lei Paulo Gustavo, que tem sido fundamental para fazermos obras importantes, além das contrapartidas do Governo de Pernambuco. Essa reabertura renova a esperança de termos um prédio icônico e histórico podendo ser utilizado pela população”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Em celebração aos 120 anos de nascimento do mestre Capiba, um dos maiores ícones da música pernambucana, o Governo de Pernambuco destinou o uso da Casa Capiba, localizada no bairro do Espinheiro, no Recife, ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Nesta sexta-feira (25), em visita ao local, a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, anunciou o investimento de R$ 1,5 milhão para a reforma e ampliação do espaço, que será destinado para um memorial ao mestre Capiba e áreas para as atividades do CPM, que beneficiará cerca de 1,6 mil estudantes. Na visita, a governadora também anunciou que Capiba será o homenageado do Carnaval de Pernambuco 2025.

“Anunciamos que a Casa de Capiba será uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música. O mais importante é que o legado, a cultura, a história do nosso mestre, que levou Pernambuco para além de nossas fronteiras, para o mundo, será permanente. Acreditamos em um Pernambuco forte, restaurando e resgatando a nossa história, o nosso patrimônio, para permitir que o sentimento de pernambucanidade, que nós todos temos de maneira tão forte, possa estar sempre presente. E anunciamos que a homenagem do Carnaval de 2025 será feita ao mestre Capiba com muita alegria. Dona Zezita já deu seu aval para que possamos ter a oportunidade e a honra de agradecer e de poder presentear o povo de Pernambuco, do Brasil e do mundo, com suas músicas e, claro, dançar muito frevo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Às vésperas de completar 79 anos, o presidente Lula (PT) resolveu aproveitar a manhã deste sábado (26) para pescar. A primeira-dama, Janja Silva, compartilhou o momento de desconcentração do marido no Instagram.

“Esse peixe aqui, como eu não ganhei presente de aniversário, eu resolvi acordar hoje, sábado, dia 26, e vim aqui no lago pescar. Esse peixe aqui é meu grande presente. Ele tá com seis quilos, vou fazer ele assado na churrasqueira”, brincou o presidente.

Ele disse ainda que o prato que vai preparar com o pescado aprendeu com um paraguaio. “Aí eu vou fazer esse peixe com maionese, vai ser a primeira vez que a Janja vai comer, a Neudi, o Cecílio, o Zé vai comer um pedaço, o Misael, o Azevedo, o Carlão, todo mundo vai comer um pedaço desse meu peixe aqui com maionese. É uma especialidade minha, eu aprendi a fazer com um paraguaio, pescando lá no Rio Paraguai“, contou.

Do Correio

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Marcela Mattos*

Antes de assumir o Ministério da Defesa, José Múcio foi deputado federal por vinte anos, ministro das Relações Institucionais no segundo mandato de Lula e ministro do Tribunal de Contas da União. Como parlamentar, militou na Arena do regime militar, foi filiado ao PDS, ao PTB, ao PSDB e ao PFL (hoje, União Brasil). É um político tarimbado, dono de algumas virtudes raras, com destaque para o bom humor com que enfrenta os problemas. Ele costumava comparar seu antigo gabinete no Palácio do Planalto, por exemplo, a um “bolo de rolo”, iguaria típica de seu estado natal, Pernambuco. 

Mas fazia uma importante ressalva: ali, o que sobrava mesmo era só rolo, dor de cabeça — rotina que ele retomou ao decidir abandonar a aposentadoria e aceitar o convite para voltar ao governo em 2023. E os rolos têm sido tantos que, se dependesse apenas de certos aliados, o ministro não teria sobrevivido à primeira semana no cargo. Sua “demissão” já foi anunciada várias vezes — a última, aliás, há duas semanas, depois que ele disparou em público uma série de petardos que resvalaram em alvos dentro do próprio governo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Marcelo Tognozzi*

O santo de lord Strangford não cruzava com o da rainha. Inglês cheio de fleugma, soberbo, se metia em tudo desde quando desembarcou no Brasil naquele 8 de março de 1808 junto com a família real portuguesa. Strangford agia como se o resto do mundo fosse o quintal de Sua Majestade o rei George 3º. Nariz empinado, transitava olímpico pelo Rio.

Carlota Joaquina decretara para todos a obrigação de reverenciá-la com salamaleques ao cruzar a corte tropical com seu séquito. Strangford, convencido da sua superioridade à mulher de d. João, recusou curvar-se. Carlota não titubeou: mandou um dos seus guardas dar umas boas chibatadas no lombo daquele abusado embaixador inglês.

Após mais de seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, os ex-policiais militares (PMs) acusados do crime, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, irão a júri popular na próxima quarta-feira (30).

A data foi definida pelo juiz Gustavo Kalil, titular do 4º Tribunal do Júri, durante reunião especial no último dia 12, no Fórum Central do Rio, com representantes do Ministério Público, os assistentes de acusação e a defesa dos réus.

A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), começou o último dia de campanha realizando uma grande caminhada. A postulante andou, neste sábado (26), pelas ruas de Rio Doce. O ato teve a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), de prefeitos eleitos e reeleitos em Pernambuco, além de deputados federais e estaduais. 

“A nossa campanha tem muita alegria, boas propostas e um time forte. Ouvimos a população de todos os bairros da nossa cidade. Com fé no futuro e união, Olinda vai andar para frente, com muito trabalho e dedicação”, comentou Mirella. 

Uma idosa de 80 anos foi morta na noite da última quarta-feira (23), na Travessa Nogália Lima, no Bairro da Boa Vista, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A principal suspeita do crime é a neta da vítima, Erica Eduarda André da Silva, de 33 anos.

Cícera Ferreira da Silva foi encontrada morta dentro da própria casa com “ferimentos provocados por arma de fogo”, segundo a Polícia Civil de Pernambuco. A idosa morava com um neto, que havia ido comprar frutas em um estabelecimento na rua onde morava no momento do crime. De acordo com as investigações, o pedido teria sido feito por Erica, que aproveitou a oportunidade de ter ficado a sós com a idosa para assassiná-la.