Um livro explosivo que repercute até hoje 

Quando lancei “A derrota não anunciada”, em 2003, não imaginava o impacto que provocaria. Até hoje, o livro repercute e norteia debates acalorados no meio acadêmico. Há pouco, recebi uma manifestação do leitor Robson de Pontes Melo Júnior, via Instagram, que me deixou sensibilizado. 

Ele disse que já devorou quatro vezes e em toda leitura que se renova consegue fazer uma reflexão do momento com olho no futuro. Na verdade, o livro encanta porque traz bastidores explosivos de uma eleição histórica em Pernambuco: a de 2000 para prefeito do Recife. 

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Neste sábado (21), o candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), realizou uma caminhada pelo bairro da Mustardinha, Zona Oeste da cidade, acompanhado da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSDB). Ao lado do candidato a vereador Doduel Varela (PSD) e da candidata a vice, Mariana Melo (PSDB), Daniel reforçou o compromisso de sua candidatura em reverter o abandono das áreas mais vulneráveis da capital pernambucana.

“O Recife precisa de um prefeito que, além de ter coragem para enfrentar os desafios, tenha compromisso com a responsabilidade fiscal e com a qualidade de vida dos recifenses. Daniel é essa pessoa e é por isso que estamos juntos nessa caminhada”, declarou a vice-governadora. 

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na manhã deste sábado (21), o candidato a prefeito de Caruaru, Zé Queiroz, realizou a “Caminhada dos Amiguinhos do Zé” pelas ruas do Maurício de Nassau. Já no ponto de concentração, na Rua Oswaldo Cruz, Zé Queiroz foi recebido pelas crianças que agitavam bandeiras e acenavam para ele. 

O candidato a vice, Tonynho Rodrigues, chegou acompanhado de seu filho, Antonio, de apenas dois meses. A caminhada seguiu para o comitê da campanha, onde as crianças participaram de atividades e posaram para fotos com Zé e Tonynho. 

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Dani Portela (PSOL/ Rede), candidata à Prefeitura do Recife, e a sua vice, Alice Gabino (Rede Sustentabilidade), participaram na noite desta última sexta-feira (20) de mais um encontro do projeto Casa Semente, desta vez no bairro do Totó, Zona Oeste do Recife. O evento reuniu moradores e alguns candidatos à Câmara Municipal do Recife. 

A candidata iniciou a sua fala destacando temas como educação, segurança e saúde, que são algumas das prioridades do seu plano de governo. “Recife não tem sido boa para muitas pessoas. Hoje, sabemos que o número de creches é insuficiente e a ausência de vagas é ainda maior. Uma mãe que precisa trabalhar ou estudar, não tem onde deixar o filho com segurança. As que trabalham e recebem salário, que já é mínimo, acabam pagando outra pessoa para ficar com o seu filho”, destacou a candidata. 

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Joaquim Lapa (PSB) e Soledade (União Brasil)  comandaram o “Grande Encontro da Mulher Carpinense” na manhã deste domingo (22). O evento foi realizado no Anexo do Colégio Dom Vital, no bairro do Cajá, em Carpina. 

“O nosso grupo não trata nenhuma mulher com agressão. Aqui a gente trata todos com dignidade, respeito e empoderamento. Tentaram me calar nesta semana, mas não vão conseguir. Junto com todo nosso time vamos mostrar quem é de Carpina e vencer a eleição no dia 6”, afirmou Soledade.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo em que critica Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, por ter comparado a cadeirada que levou de José Luiz Datena (PSDB) à facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018. A gravação foi compartilhada no canal de transmissão no WhatsApp do pastor Silas Malafaia nesta sexta-feira (20).

O ex-presidente se disse chocado com a atitude de Marçal e o acusou de fazer a comparação apenas para “ganhar poder”. Além disso, condenou a agressão cometida por Datena e também as provocações de Marçal, que classificou como “vis”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta semana que o País está vivendo um “terrorismo climático” e que os incêndios no Brasil têm origem criminosa. Ela também relacionou a atual situação com o chamado “dia do fogo”, registrado em 2019 com uma série de incêndios criminosos no Pará.

Apesar de agora atribuir as queimadas a criminosos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a ministra culpou a política ambiental e chegou a comparar os incêndios ao Holocausto, o genocídio de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

A nova pesquisa Datafolha mostrou a manutenção do prefeito Eduardo Paes (PSD) na liderança folgada da corrida eleitoral no Rio de Janeiro, com os mesmos 59% registrados no último levantamento do instituto, há duas semanas. Alexandre Ramagem (PL) cresceu seis pontos no mesmo período e chegou a 17% das intenções de voto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Os números captados pelo instituto e divulgados na quinta-feira (19), garantiriam a reeleição do prefeito no primeiro turno.

A partir deste sábado (21), até o dia 8 de outubro, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em caso de flagrante delito. Essa é uma garantia assegurada pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) para não impedir ou dificultar o direito político de votar e ser votado, além de manter o equilíbrio na disputa entre os concorrentes. 

A pessoa postulante a cargo público que for presa durante o período de campanha eleitoral será conduzida de imediato ao juiz competente, que, se verificar qualquer ilegalidade na detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”, aponta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, e Guilherme Boulos (Psol), protagonizaram um embate direto no debate desta sexta-feira (20), Pablo Marçal (PRTB) ficou de escanteio nas perguntas entre candidatos, e disse ter mudado de postura.  

Já na primeira rodada de perguntas do encontro promovido em parceria entre SBT, Terra e Rádio Nova Brasil, ninguém escolheu fazer perguntas para o ex-coach. Ele respondeu à pergunta de Tabata Amaral sobre o programa “Pé de Meia”, do governo federal, necessariamente porque era o único candidato que ainda não tinha sido escolhido.