Coluna da quarta-feira

Um vice que incomodava Joaquim

Chamado por Deus, ontem, aos 83 anos, o empresário Roberto Fontes, de Caruaru, teve uma relação conflituosa com o ex-governador Joaquim Francisco (91-94), de quem foi vice. Joaquim confiava em Fontes desconfiando. Tanto que não passou o Governo para ele em 1994, quando teria direito a governar o Estado por 11 meses, caso Joaquim renunciasse para disputar o Senado ou um mandato de deputado federal.

Quando viajava e era obrigado a passar o Governo interinamente para Fontes, Joaquim reclamava de tudo, desde os almoços no Palácio à agenda dele. Boêmio, casado pela segunda vez com uma mulher bem mais jovem, Roberto Fontes promovia verdadeiros banquetes para receber amigos, tanto no almoço quanto no jantar, nas áreas de recepção do Palácio do Campo das Princesas, especialmente no Salão das Bandeiras.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

As propostas que facilitam o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), limitam as decisões monocráticas do Supremo e permitem ao Parlamento suspender decisões da Corte avançaram nesta terça-feira (27) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Outra proposta que avançou foi a que inclui a “usurpação de competência do Poder Legislativo ou do Poder Executivo no rol dos crimes de responsabilidade dos ministros do STF”. As quatro propostas foram lidas com votos favoráveis dos respectivos relatores.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na tarde desta terça-feira (27), mesmo com chuva, o candidato a prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), juntamente com a sua vice, Comandante Débora (PT), realizaram mais uma caminhada no município, desta vez no bairro do Alto da Boa Vista. 

“Chuva é benção e eu tenho convicção de que Deus está abençoando a nossa candidatura. A prova disso é que mesmo com chuva, as pessoas nos recebem com muito carinho e empatia. Eu conheço a realidade dos moradores do Alto da Boa Vista, sei das suas necessidades e demandas. A partir de janeiro de 2025, Camaragibe vai começar a se transformar em uma cidade melhor para se viver, podem confiar”, declarou Diego Cabral. 

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Pela primeira vez, o município de Araripina, no Sertão do Araripe, recebe o Curso de Encanadoras promovido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ( SENAI-PE). As aulas tiveram início ontem (26), mas ainda há possibilidade de inscrição porque foram abertas duas turmas na cidade.

As pessoas interessadas em uma nova formação profissional totalmente gratuita devem fazer as inscrições até a próxima sexta-feira (30) exclusivamente no site do Senai.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou, nesta terça-feira (27), que a União mobilize, em até 15 dias, o maior contingente de agentes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional e da fiscalização ambiental para atuar de forma repressiva e preventiva no combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. Para o custeio das ações, o Executivo poderá abrir crédito extraordinário e, inclusive, editar Medida Provisória (MP).

A decisão faz parte da execução do julgamento das Ações de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 743, 746 e 857, ocorrido em 20 de março. Por ter apresentado o voto vencedor no julgamento, o ministro Flávio Dino ficou como redator da decisão.

Palmares - Natal Encantado 2025

A deputada Delegada Gleide Ângelo esteve com o candidato à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), na tarde desta segunda-feira (26). Em pauta, projetos e ações para o plano de governo na área de política de mulheres para a cidade.

Temas como a reestruturação e o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, a criação de centros descentralizados para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e a reimplantação do chamado botão do pânico, foram algumas das propostas debatidas. “É preciso que o município ofereça o suporte necessário para as mulheres que vivenciam o ciclo de violência. A gestão de Elias foi marcada por uma forte política de proteção e amparo às mulheres, com a criação do Centro Maristela Just, por exemplo. Essas ações não devem ser esquecidas, mas sim, resgatadas”, pontuou a parlamentar. 

Olinda - Refis últimos dias 2025

A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), quer ampliar a quantidade de creches no município. Em entrevista realizada na noite desta segunda-feira (26), a postulante propôs a construção de novas unidades educacionais na cidade. 

“É um compromisso que a gente precisa assumir com as mães e com a sociedade de Olinda. Vamos criar e ampliar vagas de creche na nossa cidade. Além de ter um local com ensino de alto nível, merenda e segurança de qualidade, a gente também possibilita para a família a oportunidade de poder trabalhar e conseguir renda”, comentou Mirella. 

O ex-PM Ronnie Lessa afirmou nesta terça-feira (27), em audiência no STF (Supremo Tribunal Federal) que aceitou matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) por ganância e classificou o crime como uma asneira.

Lessa, que firmou delação premiada, voltou a dizer que foi contratado pelos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão para executar o crime. Ele repetiu ter recebido como promessa de recompensa a exploração de terrenos na zona oeste do Rio de Janeiro, atividade que poderia lhe render, segundo afirma, R$ 25 milhões.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido da defesa de Eduardo Tagliaferro para afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do Inquérito que apura o vazamento de conversas de Tagliaferro, quando exercia cargo de assessor da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A defesa de Tagliaferro alega que o ministro Alexandre de Moraes não poderia ser o relator, pois teria interesse direto na resolução do caso. Também sustenta que o inquérito não poderia ser instaurado e conduzido pela mesma autoridade que julgará eventual ação penal.

Foi confirmada nesta terça-feira (27), a morte do ex-vice-governador Roberto Fontes. Em nota de pesar publicada nas suas redes sociais, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), cometeu uma gafe, ao publicar a foto de uma outra pessoa. 

“Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do caruaruense e ex-vice-governador de Pernambuco, Roberto Fontes. Ele foi diretor da Associação Comercial e Empresarial do nosso município e sempre trabalhou em prol do desenvolvimento de Caruaru. Presto meus sentimentos a toda a família de Roberto e espero que Deus conforte a todos. Tenho certeza que o legado dele irá se perpetuar por muitas gerações”, escreveu o prefeito.

Confira abaixo a foto do Roberto Fontes e compare a diferença!