Presidente da Compesa reafirma que a empresa não será privatizada

O presidente da Compesa, Alex Campos, voltou a afirmar nesta terça-feira (13), que a empresa não será privatizada. A fala aconteceu durante o seminário “O Futuro do Saneamento de Pernambuco”, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), no auditório da Fiepe, bairro de Santo Amaro, no Recife. 

Segundo ele, a Compesa continuará sendo uma empresa forte, estatal, em defesa dos interesses dos pernambucanos, e que, para fazer frente aos desafios do Novo Marco do Saneamento, precisará mobilizar R$ 23,6 bilhões com o objetivo de universalizar os serviços de água e esgoto (99% e 90%, respectivamente, até 2033), conforme meta estabelecida pela nova legislação. 

A equipe do candidato a prefeito pelo Solidariedade, no Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, negou que a candidatura dele esteja impugnada e diz que os adversários espalham fake news.

Confira a nota na íntegra:

É completamente falsa a informação de que a candidatura a prefeito do deputado estadual Lula Cabral está impugnada.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Letícia Lins*

Como se não bastassem os altos índices de homicídios no estado, os tiroteios e balas perdidas, a sensação de insegurança nas ruas (devido aos assaltos) e os feminicídios, o Estado ainda enfrenta outro problema grave: mais de 1.370 crianças e adolescentes morreram de forma violenta em Pernambuco, nos últimos três anos. Tem mais, só em 2023, 2 mil meninas e meninos foram vítimas de violência sexual no estado.

As informações constam do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, que foi lançado nesta terça-feira (13), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O relatório aponta que o cenário das violências contra crianças e adolescentes permaneceu estarrecedor, também no país, entre 2021 e 2023, com alguns desafios se acentuando. “Nesse período, cerca de 15 mil meninas e meninos de 0 a 19 anos foram mortos no Brasil. A taxa nacional de homicídios até caiu nesse período, mas cresceu a porcentagem de mortes causadas por intervenções policiais no país”.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Sindicato dos Rodoviários e a Urbana-PE chegaram a um acordo para o fim da greve de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta terça-feira (13).

O encontro foi intermediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), na sede do Tribunal, no Bairro do Recife, área central da Capital pernambucana. 

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Brasil conta hoje com 88 fabricantes de genéricos, segundo a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), responsáveis por mais de 2.500 registros de medicamentos, que derivam mais de 4.600 apresentações comerciais. O faturamento do setor, próximo dos R$ 17,9 bilhões em 2023, tem a previsão de crescer mais de 10% em 2024, puxando o aumento das vendas de todo o restante da indústria farmacêutica brasileira, que crescerá aproximadamente 14% em valores. 

Neste mês de agosto, mais sete novos medicamentos começaram a ser comercializados.

Palmares - Natal Encantado 2025

O candidato à reeleição no  Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PP), divulgou a programação que dá largada oficial na campanha para as eleições de 6 de outubro. Denominado como “Arrancada da Vitória”, o pontapé inicial acontece na sexta-feira (16), às 16 horas da tarde, com concentração na Praça da Bíblia e, em seguida, uma ocupação nas ruas centrais do Cabo.

“Vamos ocupar as ruas todos vestidos de azul, a cor de nossa campanha, que representa a continuidade de um projeto que trouxe mudanças importantes em nosso município”, diz o candidato à reeleição, Keko do Armazém.

Olinda - Refis últimos dias 2025

No dia em que completa 10 anos da morte de Eduardo Campos, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por unanimidade, na tarde desta terça-feira (13), a inscrição do nome do ex-governador no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. Proposto pelo deputado estadual Waldemar Borges (PSB), o Projeto de Resolução 2082/2024 acrescenta o nome de Eduardo Henrique Accioly Campos no registro perpétuo de pessoas cuja bravura tenha contribuído com a formação da identidade pernambucana, a defesa dos direitos humanos e a luta por democracia e justiça social.

“A ideia do herói tradicionalmente vem associada a pessoas que dedicam toda sua vida a uma causa ou que entregam a própria vida a essa causa. Mas ao indicarmos o nome de Eduardo Campos para ser inscrito no Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco, não é exatamente em função da sua morte, embora trágica, que atingiu Eduardo numa luta que fazia em defesa de uma causa: a de construir um país mais justo, mais humanitário, mais próspero e menos desigual. Queremos destacar que a inspiração dessa iniciativa está baseada exatamente pelo lado contrário. Queremos dizer que essa proposição é em função não da morte, mas sim da vida, ou para usar uma expressão que era do seu gosto, em função da vida inaugurada na vida de muitos pernambucanos, que foi o que Eduardo fez numa dimensão nunca antes vista em nosso estado”, explicou o deputado durante a votação da matéria no plenário.

A proposta do deputado federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, que estabelece reajuste anual, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dos valores das bolsas de estudo e pesquisa ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi aprovado nesta terça-feira (13), pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados. “É fundamental garantir a tranquilidade do pesquisador e do bolsista da Capes, valorizando a formação e a pesquisa”, afirmou Mendonça, comemorando a aprovação da CCTI. 

O PL de Mendonça foi relatado na CCTI pela deputada Jandira Feghali e, agora, segue para as comissões de Educação, Finanças e Tributação e, por último, Constituição e Justiça.  “Com certeza o projeto será aprovado nas demais comissões e no plenário. “O compromisso com a educação passa por garantir o orçamento das bolsas de estudo e pesquisa no sistema, sem cortes no quantitativo, e reajuste anual dos valores. Com isso, evitamos que estudantes desistam de seus projetos de pesquisas”, defendeu Mendonça.  

Por Paulo Cappelli*

A Câmara dos Deputados só terá três dias de atividade em setembro, em 09, 10 e 11. As datas foram confirmadas na reunião de líderes da Casa, na tarde desta terça-feira (13). Até outubro, os parlamentares devem se dedicar ao trabalho na campanha eleitoral. Alguns são candidatos, enquanto outros apoiam aliados políticos nos municípios.

Durante o mês de agosto, haverá votação nesta terça, além dos dias 14, 26, 27 e 28. Serão as chamadas semanas de “esforço concentrado”. Na reunião, os líderes partidários queriam ficar nas suas bases eleitorais durante todo o mês de setembro, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), resistiu.

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Com o início oficial da campanha para as eleições municipais deste ano, na próxima sexta-feira (16), alguns candidatos já começam a divulgar os primeiros atos. No Recife, a candidata da federação Psol/Rede, Dani Portela (Psol), terá como primeiro compromisso de campanha uma panfletagem no Pátio de São Pedro, às 8h da sexta.

No período da tarde, a partir das 15h, a candidata terá um ato com a militância na Casa Marielle. Às 18h, ela promove mais uma ação com os seus apoiadores, dessa vez na Praça do Derby. Nos bastidores, existe a especulação de que a militância do PT possa abraçar a campanha de Dani Portela pelo fato de a legenda não ter integrado a chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que optou por um candidato a vice do PCdoB.