STF fecha cerco contra tese que livraria Bolsonaro de julgamento na Corte

Era abril de 2018, quando o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), premido pela impunidade de políticos julgados pelas cortes superiores de Brasília, começou a limitar o direito ao foro privilegiado de deputados e senadores. Na época, a Corte concluiu que políticos só tinham direito ao benefício se os crimes dos quais eram acusados tivessem sido praticados no exercício do mandato e fossem relacionados com a função pública.

Embora tentasse conter, entre outras coisas, o sobe e desce processual que ocorre quando uma autoridade perde o mandato, a tese não conseguia abarcar todas as situações envolvendo investigados e eram essas lacunas o principal fio de esperança de certos políticos para tentar se desvencilhar do STF. Jair Bolsonaro era um deles.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Da Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu reintegrar a suas atividades os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lira, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Eles haviam sido afastados em 15 de abril por causa de investigações sobre irregularidades da Operação Lava Jato.

Os dois são suspeitos de não terem cumprido ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) na condução de casos ligados à operação. No início de junho, foi aberto processo administrativo disciplinar (PAD) para apurar as supostas violações, seguindo indícios apontados pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na passagem ontem pelo Sertão do Pajeú, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu um bolo no pré-candidato do PSD a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danillo de Gisa (na foto acima, está vestido com uma camisa azul, posicionado no meio), aliado do ministro da Pesca, André de Paula, não comparecendo ao ato do anúncio da pré-candidatura dele. Filho da ex-prefeita Gisa Simões, Danilo passou a semana inteira propagando que Raquel estaria presente. 

Cuidou, aliás, de organizar o evento em alto estilo, arrastando muita gente. Vereadores, candidatos a vereador e dirigentes partidários envolvidos apostavam na presença da governadora como a cereja do bolo para o pupilo de André dar o start da jornada eleitoral em grande estilo.

Caruaru - Super Refis

A Prefeitura do Recife inaugurou, na manhã deste sábado (29), o Centro Comunitário da Paz Leda Alves, a sexta unidade do Compaz na Capital pernambucana. O prefeito da cidade, João Campos, e a vice-prefeita, Isabella de Roldão, estiveram presentes no evento. 

Localizado no antigo terreno do Aeroclube, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, o Compaz Leda Alves foi nomeado em homenagem à atriz, gestora cultural e ex-secretária de Cultura da cidade, que morreu no fim do ano passado. As informações são da Folha de Pernambuco. 

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Betânia Santana*

A decisão do Partido dos Trabalhadores de indicar  apenas um nome para concorrer à vaga de vice na chapa do prefeito João Campos (PSB) à reeleição não muda em nada a agenda do chefe do Executivo municipal. 

“Os partidos já tiveram posicionamento formal sobre isso, tanto a direção nacional do PSB quanto a direção do PT”, declarou João Campos, durante a inauguração da sexta unidade do Compaz, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade.

Palmares - Natal Encantado 2025

A gestão Eduardo Paes (PSD) assinou contrato de patrocínio para a celebração do centenário da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro no mesmo dia em que o deputado Otoni de Paula (MDB), ligado à denominação, fechou as negociações para apoiar a reeleição do prefeito.

O repasse de R$ 950 mil, assinado no dia 20 de junho, teve como destino um evento realizado dois dias depois. Paes discursou na cerimônia ao lado de Otoni e do bispo Abner Ferreira, que participou das negociações políticas para o apoio. Com informações do jornal Folha de São Paulo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Um dia após a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, oficializar Mozart Sales como nome sugerido pelo partido para vice na chapa de João Campos (PSB), o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais já marca presença na inauguração do Centro Comunitário de Paz (Compaz) Leda Alves, localizado no antigo terreno do Aeroclube, no Pina, Zona Sul da cidade.

Apesar de o prefeito já ter dado indícios de que Victor Marques Alves, seu ex-chefe de gabinete e filiado ao PCdoB, será o seu companheiro de chapa, os petistas continuam trabalhando para ocupar o espaço. Além de Mozart, participam da agenda o presidente do PT Recife, Cirilo Mota, e o secretário executivo de Habitação da capital pernambucana, Felipe Cury, que também é dirigente municipal do partido.

Ipojuca - Acerte as contas

O prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa, realizou uma live especial ontem para anunciar a programação completa da festa de emancipação política da cidade, que comemora 29 anos. A celebração, que ocorrerá em julho, trará uma série de shows de artistas renomados e talentos locais, prometendo ser um evento inesquecível para os moradores e visitantes de Araçoiaba. 

Confira a programação

10 de julho:

Cultos de gratidão com Dalete Hungria

Do Blog do Ney Lopes

O “New York Times” teve permissão para observar sessões da Suprema Corte dos Estados Unidos (equivalente ao nosso STF), cujo trabalho é realizado longe dos olhos do público e sem câmeras de TV. Os juízes americanos desfrutam de garantias constitucionais, como a vitaliciedade e a irredutibilidade de salários enquanto estiverem no cargo. Atualmente, cada membro da Suprema Corte recebe um salário de $298,500 anuais, ou seja, $24,875 por mês (cerca de R$ 137,310), além de outras condições para o exercício de suas funções.

Os nove juízes da Suprema Corte se posicionam atrás de um banco de mogno em forma de asa, com lugares designados de acordo com a antiguidade. Os juízes juniores ocupam as extremidades, enquanto o presidente do tribunal fica na cadeira central. A disposição dos assentos é ajustada quando um novo juiz entra ou um antigo se retira. Além disso, todas as cadeiras combinam entre si.

O deputado federal André Janones (Avante-MG) provocou o também deputado Zé Trovão (PL-SC), na noite desta sexta-feira (28), após a Justiça decretar a prisão do parlamentar por Santa Catarina devido à falta de pagamento de pensão alimentícia.

Por meio do X (antigo Twitter), Janones postou uma foto de Trovão com três carreiras de uma substância branca que faz alusão à cocaína. Na mensagem, o deputado por Minas Gerais lembra uma confusão entre os dois. As informações são do Metrópoles