Coluna da quarta-feira

De volta com o governo em baixa

O presidente Lula volta a Pernambuco, amanhã, num momento extremamente difícil do seu governo, com a popularidade virando pó. Segundo as últimas pesquisas, divulgadas na semana passada, há um empate entre os que aprovam a gestão petista e os que desaprovam – 47% a 45%, respectivamente.

Mas a pior notícia, Lula não contava: se as eleições presidenciais fossem hoje e Bolsonaro não estivesse inelegível, o petista perderia para o ex-presidente por uma diferença de dois pontos percentuais. Tudo isso é consequência de um governo que não disse ainda a que veio, que patina na economia.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Daqui a pouco, exatamente à meia-noite, este blog traz mais uma pesquisa sobre a corrida municipal, desta feita em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A cidade tem um motivo especial para dormir um pouquinho mais tarde.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na comemoração dos 80 anos da Polícia Federal, o deputado federal Fernando Monteiro (PP) foi homenageado como representante da Câmara dos Deputados. A placa que lhe foi entregue pelo superintendente regional da PF, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, diz: “Nosso agradecimento por sua dedicação, empenho, esforço e parceria, aspectos fundamentais para o cumprimento de nossa missão”. A solenidade aconteceu no Recife e o parlamentar afirmou se sinto “muito honrado pela distinção”.

Caruaru - Super Refis

Uma médica de 29 anos registrou boletim de ocorrência online e acusou o filho mais novo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de agressões físicas e psicológicas. Os dois mantiveram relação nos últimos dois anos, mas se separaram, segundo ela, depois de a mulher descobrir supostas traições de Luís Cláudio Lula da Silva, de 39 anos. O documento cita cinco acusações contra Luís Cláudio (violência doméstica, ameaça, vias de fato, violência psicológica contra a mulher e injúria). Advogados de Luís Cláudio disseram que as declarações são “fantasiosas” e pedirão reparação por danos morais.

“As agressões são de natureza física (oportunidade em que me deu uma cotovelada na barriga em uma das brigas no final de janeiro deste ano), verbal, psicológica e moral, e têm se intensificado ao longo do tempo, colocando em risco a minha integridade física e mental”, declarou no documento registrado às 15h17 de hoje, junto à Polícia Civil. A agressão teria ocorrido depois de a mulher tentar pegar o celular do acusado.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu voltou ao Congresso Nacional pela primeira vez após ser cassado em 2005. Condenado pelo escândalo do mensalão e pela Operação Lava Jato, Dirceu participou de uma cerimônia especial do Senado em memória dos 60 anos do golpe de 1964 e defesa da democracia, hoje. As informações são do portal Estadão.

No início do discurso no Senado, Dirceu declarou que quase não aceitou o convite feito pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), por se lembrar do dia em que perdeu o cargo, há 19 anos. No dia 1º de dezembro de 2005, ele teve o mandato cassado após ser apontado como o responsável por liderar o esquema de pagamento de propinas a parlamentares, o mensalão. O dinheiro ilegal era pago para que os congressistas apoiassem projetos do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Palmares - Natal Encantado 2025

Veja Online

O Ministério Público pediu ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas a cassação do mandato do governador Paulo Dantas e de seu vice, Ronaldo Lessa, pela prática de abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2022. O governador é acusado de distribuição de cestas básicas às vésperas do pleito, adquiridas com dinheiro público, o que, em tese, teria desequilibrado a eleição. Além da cassação, o MPE pede a inelegibilidade do governador, que é do MDB.

A ação de investigação judicial eleitoral foi impetrada pela Coligação Alagoas Merece Mais, que teve o senador Rodrigo Cunha (Podemos) como candidato. A coligação sustenta que Paulo Dantas fez uso indevido da máquina pública de Alagoas.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse, hoje, que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tomou uma decisão “política equivocada” ao derrubar a medida que reonerava a folha de pagamento de cerca de 3 mil prefeituras. A medida foi tomada na segunda-feira (1) por Pacheco.

“Eu acho que foi uma política equivocada. Porque não se está medindo o alcance social que tem a Previdência no atendimento da população. Se hoje eu atendo 39,5 milhões de brasileiros com algum tipo de benefício, cada vez que achatarem a receita eu mais dificuldade vou ter para pagar eles”, disse Lupi em entrevista ao G1.

Ipojuca - Acerte as contas

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Quem passa pela Avenida Cruz Cabugá, nas proximidades de onde funcionou, até 2014, a sede da vice-governadoria do Estado, tem estranhado a colocação de uma placa que diz que se trata do fechamento do acesso ao prédio. Fruto do abandono do poder público há dez anos, no local onde já passaram vários vice-governadores, além da placa, só há mato e pichações.

Na placa, além do valor de pouco mais de R$ 62 mil, é possível ver que há um prazo. Porém, não fica claro se tanto o prazo quanto o valor são para execução de qualquer obra, visto que não há qualquer movimentação no local.

Ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, o vice-prefeito de Brejão, Saulo Maruim, oficializou, ontem, a pré-candidatura a prefeito do município, concorrendo pelo PP. Acompanhado do pré-candidato a vice, Cícero Bezerra (Republicanos), Maruim reafirmou a aliança com o deputado e destacou que segue trabalhando para fortalecer e ampliar a oposição municipal.

Álvaro Porto disse que a parceria em torno da pré-candidatura de Saulo Maruim é o caminho para a retomada do desenvolvimento de Brejão, com prioridade para geração de emprego e renda e ações que melhorem políticas sociais como saúde, educação e segurança. “Vamos caminhar ao lado de Saulo e Cícero, trabalhando juntos pela vitória. Este projeto político reforça a unidade da oposição que hoje reúne empresários, vereadores e lideranças políticas já engajadas na pré-campanha”, disse. “Estamos juntos para somar e fortalecer o projeto que vai assegurar melhores dias para a população de Brejão”, completou o deputado.

Logo no início da reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã de hoje, o presidente do colegiado, deputado Antônio Moraes (PP), da base de apoio ao Governo Estadual, apresentou uma tabela de reajuste e extinção das faixas salariais da categoria, que foi imediatamente questionada pelo deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL).

“De onde vem esses dados que o senhor apresenta em um documento sem qualquer identificação? Essa tabela não bate com o que a categoria tem em mãos e só mostra a total falta de diálogo do Governo do Estado com a categoria e com os parlamentares desta Casa Legislativa, sobre um tema crucial que é a Segurança Pública de Pernambuco”, questionou Feitosa. O projeto do Governo foi aprovado na CCLJ e seguirá para a Comissão de Finanças e depois para a Comissão de Administração, para então seguir ao Plenário.