Num gesto inusitado, ainda empolgado com o mega ato bolsonarista na Avenida Paulista, domingo passado, o deputado Coronel Meira, da bancada do PL na Câmara, subiu, há pouco, à tribuna, para anunciar que Bolsonaro merece o Nobel da Paz. Confira!
Num gesto inusitado, ainda empolgado com o mega ato bolsonarista na Avenida Paulista, domingo passado, o deputado Coronel Meira, da bancada do PL na Câmara, subiu, há pouco, à tribuna, para anunciar que Bolsonaro merece o Nobel da Paz. Confira!
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), disse, hoje, que o governo estudará possíveis providências contra deputados de partidos que integram a base do governo e que assinaram pedidos de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ontem, o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães, afirmou que os líderes da base do governo trataram sobre o assunto e que “formou-se um consenso” de que “é incompatível o parlamentar ser da base do governo, ter relação com o governo e assinar pedido de impeachment”.
Leia maisO líder disse ainda que essa posição não é razoável e que encaminharia a lista desses parlamentares ao governo para “providências”. Alexandre Padilha afirmou que as providências que o governo pode tomar não significam necessariamente uma punição ao parlamentar que assinou o pedido.
Segundo Padilha, não é papel do governo punir deputados, mas que acredita que esses parlamentares que assinaram a lista não desejam integrar o governo, e que, provavelmente, já não participam do governo com indicações de cargos, por exemplo.
“Ele [Guimarães] não encaminhou nenhuma lista, não tratamos deste tema ainda. Quando encaminhar a gente vai discutir quais providências, mas isso não significa punição”, afirmou Padilha. “Acho muito estranho, muito inesperado, que alguém que assina uma lista como essa queira participar do governo”, complementou o ministro.
Padilha disse que existe uma minoria dentro dos partidos que nunca quis participar do governo, mas questionado se o fato desses parlamentares assinarem o pedido de impeachment levaria à diminuição do pagamento de emendas, por exemplo, o ministro negou.
“Não vai ter qualquer tipo de postura discriminatória em relação a execução de emendas. A outra coisa tem a ver com cargos e indicações, a ocupação dos cargos não tem a ver só com indicação política, tem a ver com capacidade técnica, desempenho. Não vamos misturar uma coisa com a outra em nenhum momento. E acho, inclusive, que parlamentar que assinou pedido de impeachment não deve ter indicado cargo para o governo federal”, afirmou.
Leia menosSem alarde e sem comunicar o paradeiro do até então presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto, o Governo de Pernambuco divulgou, há pouco, mudança no organograma do Instituto. Ellen Viégas, ex-secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, assume, a partir de agora, a presidência do IPA. A alteração será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado.
Ellen Karine Diniz Viégas é formada em Agronomia e possui mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). A nova presidente do IPA é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também atuou, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), como vice-presidente da comissão de extensão entre 2017 e 2019, coordenadora do curso de graduação em agronomia (2019 a 2021) e diretora (2021 a 2023). Foi secretária de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024.
Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Não é novidade que é de dentro dos presídios que opera, livremente, o crime organizado em Pernambuco. Sem um efetivo suficiente, com mais de 2.200 cargos vagos na Polícia Penal, os detentos terminam agindo sem qualquer impedimento para mandar aqui do lado de fora.
O caso mais recente desse tipo de prática, por exemplo, foi na semana passada, quando um triplo homicídio em Flores, no Sertão pernambucano, foi transmitido ao vivo de fora para dentro da cela de uma unidade prisional.
Leia maisOutro caso chocante aconteceu, ontem, em Camaragibe, quando após a prisão pelo Denarc de indivíduos ligados ao narcotráfico, com histórico de roubo, tráfico e homicídios, foi informado por moradores do Loteamento João Paulo II a existência de câmeras colocadas pelo crime organizado em suas residências. E, pasmem, elas eram monitoradas de dentro do presídio pelo líder do tráfico de Camaragibe.
Nunca é demais destacar que Pernambuco conta com quase 900 policiais penais prontos para atuarem cumprindo seu papel de manter a segurança e ordem dentro das unidades prisionais. O Estado, inclusive, investiu na capacitação desses agentes mais de R$ 12 milhões, mas a inércia da atual gestão fecha os olhos para esse e outros crimes bárbaros cujas ordens partem de dentro dos presídios estaduais.
Orçamento existe, são cerca de R$ 80 milhões disponibilizados na LOA deste ano para a convocação, contudo, a governadora Raquel Lyra continua pedindo aos aprovados no concurso da Polícia Penal mais paciência. Na cabeça da tucana, só quando os presídios que serão construídos e outros reformados, sem previsão de conclusão, diga-se de passagem, todos deverão ser chamados. Até lá, quem está fora dos muros que deveriam conter a violência, vivem presos e reféns da insegurança pública que virou marca da gestão.
Leia menosO prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, implementou o sistema de remuneração por desempenho na Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde (APS), do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as diretrizes da Portaria GM/MS Nº 960, de 17 de julho de 2023, do Ministério da Saúde.
O objetivo é incentivar a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas equipes de saúde bucal – ESB, modalidades I e II, com carga horária de 40 horas semanais que estejam vinculados às equipes das estratégias saúde da família (ESF), cadastradas e credenciadas CNES e conferidas pelo Ministério da Saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção da excelência nos cuidados odontológicos oferecidos à comunidade. Essa medida, alinhada aos princípios da Portaria, busca aprimorar a eficiência e eficácia dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde Bucal.
Leia mais“Considero este um momento crucial em nosso compromisso com a saúde bucal da nossa comunidade. Ao implementar esse sistema, não apenas incentivamos, mas também reconhecemos o esforço dedicado de nossas equipes de Saúde Bucal. Juntos, continuaremos a fortalecer os serviços de saúde em nosso município, proporcionando cuidados odontológicos de alta qualidade para todos os brejenses”, destaca o prefeito.
Leia menosPor Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Os presidentes do Clube Náutico Capibaribe e do Sport Club do Recife, Bruno Becker e Yuri Romão, respectivamente, foram solicitar o apoio da Assembleia Legislativa no debate e na implementação de medidas para inibir a violência que tem envolvido o futebol em Pernambuco.
O encontro foi motivado pela recente partida entre Sport e Fortaleza, no Recife. Após o empate por 1 a 1, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste, o time cearense teve seu ônibus depredado e atletas atingidos. As imagens do episódio circularam pelas redes sociais e causaram uma série de questionamentos a respeito da atuação das torcidas organizadas em todo o país.
Leia maisRecebidos pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e pelos parlamentares Rodrigo Farias (PSB) e João de Nadegi (PV), os presidentes saíram do encontro com a promessa de que a Alepe vai oficiar um pedido de informações à SDS/PE para entender as medidas que estão sendo tomadas para desmontar a atuação das torcidas organizadas no Estado.
Leia menosClique aqui e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.
Como integrantes da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), a Sudene e o Ministério do Meio Ambiente deram início às tratativas para a construção de parceria com governos estaduais, tribunais de contas estaduais e universidades para a realização de ações de combate à desertificação. Em reunião realizada hoje, representantes das duas instituições estabeleceram um plano e um cronograma para o trabalho.
“Nosso objetivo é fortalecer os planos estaduais de combate à desertificação e ajudar na captação de recursos para a realização de ações na área”, afirmou o superintendente Danilo Cabral, presente no encontro. Na próxima semana, haverá uma nova reunião de trabalho e a expectativa é de que, até o início de abril, sejam firmadas as parcerias, inclusive com aportes de recursos. “Nós temos senso de urgência para esta pauta e precisamos integrar todos os atores do território semiárido para promovermos ações concretas que preservem o meio ambiente e combatam à desertificação”, acrescentou.
Leia maisDe acordo com o diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Pires, a política de combate à desertificação e convivência com o semiárido já existe, mas a ela falta efetividade. Essa foi, inclusive, a constatação feita pela Auditoria Operacional Regional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, realizada pelos tribunais de contas de cinco estados – Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará. “Essa é uma agenda que deve ser prioritária para os estados nos quais o semiárido está presente. Nós queremos, conjuntamente, ajudar esses estados a fazer a política se movimentar”, disse.
O Governo Federal retomou a CNDC com uma nova constituição e a meta de estabelecer estratégias e promover articulação entre as ações das políticas públicas. A medida – prevista pela lei 13.153/2015 – foi regulamentada por decreto presidencial Nº 11.932, publicado nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União.
Desde que foi criado em 2008, o grupo de caráter consultivo e deliberativo tem como principal objetivo a implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, em atendimento ao compromisso assumido pelo país por meio da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
Leia menosAmanhã, o partido Avante realizará um grande ato de apoio ao projeto de reeleição do prefeito do Recife, João Campos. Além do presidente estadual da sigla, Sebastião Oliveira, do deputado federal Waldemar Oliveira e do presidente nacional do partido, Luis Tibé, o evento contará com a presença de diversas lideranças políticas da legenda no estado.
“O time Avante Pernambuco está totalmente alinhado ao projeto da Frente Popular do Recife, encabeçado pelo prefeito João Campos, cujo êxito da gestão tem sido reconhecido nacional e internacionalmente”, destacou Sebastião Oliveira.
Em meio ao clima de guerra nos bastidores do União Brasil pelo comando da legenda, o presidente do partido, Luciano Bivar, prometeu tentar impedir a eleição prevista para ocorrer amanhã. As informações são do portal Valor Econômico.
Bivar convocou uma coletiva de imprensa, hoje, para fazer acusações contra o vice, Antônio Rueda, que tenta ocupar o seu posto. Diante dos jornalistas, no entanto, Bivar recuou por orientação da sua equipe jurídica. Segundo ele, advogados que o assessoram avaliaram que ele se precipitou e não deveria falar publicamente no momento.
Leia maisAinda assim, Bivar levou uma pasta intitulada “denúncias” e disse que não quer alguém usando o partido para fazer “negociatas” ou achacar o governo, sem citar Rueda nominalmente. Questionado sobre o teor do documento, respondeu que tinha que apurar melhor as informações que recebeu.
Acusado de ter ameaçado Rueda, Bivar também admitiu que falou que ia “foder” o vice-presidente da sua legenda em uma conversa por telefone que ocorreu na última segunda-feira. “Ele também me falou isso”, alegou.
De acordo com relatos, Bivar teria dito que sabia o endereço da filha de Rueda. Indagado sobre isso, ele repetiu” que sabe o endereço da filha de Rueda”, mas negou ter feito ameaças, disse que os dois trocaram ofensas na conversa e que se considera um homem pacífico.
Bivar tem sido isolado por outros integrantes da legenda. Rueda tem apoio, por exemplo, dos líderes da legenda na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e no Senado, Efraim Filho (PB).
Ontem, diante do imbróglio pela troca no comando do União, Bivar procurou Elmar para uma conversa. Ele ligou cinco vezes pra o líder do partido na Câmara, mas não foi atendido em nenhuma delas. “Que merda é essa?”, escreveu em uma mensagem, após ser ignorado.
Leia menos