Em ano eleitoral, Moraes defende regulamentação das redes sociais em discurso de abertura dos trabalhos do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, defendeu, hoje, a necessidade de uma regulamentação do uso das redes sociais, dos serviços de mensageria e da inteligência artificial. O ministro discursou na abertura dos trabalhos da Corte Eleitoral que, neste ano, tem pela frente a fiscalização das eleições municipais.

Na ocasião, Moraes defendeu a responsabilização das chamadas “big techs”. Argumentou que o tema não tem a ver apenas com a democracia, mas com a dignidade humana. Para o ministro, não se pode admitir que as redes sociais sejam “terra sem lei”.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Gustavo Gouveia (SD), emitiu uma nota sobre o áudio vazado em que o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), faz críticas ao discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB). Confira.

Nota de esclarecimento

Antes de mais nada, lamento o fato ocorrido, hoje, na abertura no ano legislativo, pois não promove o diálogo e, apesar de ser uma opinião privada, vazada em áudio, não representa um sentimento institucional. A disseminação deste incidente só desagrega. Pernambuco precisa avançar e os poderes precisam trabalhar e dialogar.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Nota de esclarecimento

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), esclarece que usou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB) após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024.

Todavia, mesmo admitindo que não deveria ter usado a palavra que usou, reafirma que considera o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco. E acrescenta que sua reação é fruto de indignação em relação à falta de resultados do governo em questões sérias como saúde e segurança, por exemplo.

Caruaru - Super Refis

Hoje, após audiência de instrução e julgamento, realizada no Fórum de São José do Egito, pela 2ª Vara da Comarca, foram liberados para retornarem aos seus mandatos os vereadores de Santa Terezinha Dr. Júnior e Manoel Grampão, afastados em 10 de maio de 2023, pela operação Conluio 1. Na decisão do juiz Carlos Henrique Rossi, os parlamentares e a ex-servidora da Câmara Municipal terezinhense, Gorete Alves Soares, foram também liberados do monitoramento

A audiência, iniciada ontem, contou no primeiro dia com depoimentos de testemunhas. Hoje, ocorreram os depoimentos dos réus. O magistrado acolheu o pleito da defesa dos vereadores, patrocinada pelo criminalista Yuri Herculano, e entendeu pela desnecessidade do afastamento, inclusive, levando-se em conta encerramento da instrução processual. A decisão reestabelece de imediato o direito dos vereadores de voltarem a exercer seus mandatos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Apesar do aumento de 10% do efetivo policial nas ruas durante o carnaval 2024, anunciado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, os foliões precisarão ter cuidado redobrado no momento de diversão. O número maior de lançamentos de efetivo não significará incremento no número de policiais, apenas uma maior carga de trabalho para o atual efetivo.

“O anúncio do governo do Estado foi uma forma de compensar as 358 câmeras de videomonitoramento que foram desligadas. Das quais, 240 estão no Recife e 38 na cidade de Olinda. Os 10% de aumento no policiamento confirmado pelo governo serão colocados de forma obrigatória/compulsória, ou seja, o policial que já vem trabalhando arduamente durante a semana, será escalado novamente sem o descanso devido, terá sua saúde mental abalada, sem prestar o devido atendimento à população, sem prestar um bom policiamento ostensivo e investigativo”, diz o presidente da Adeppe, Diogo Melo Victor.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

No discurso de encerramento do ato em apoio ao seu projeto de reeleição, promovido, há pouco, pelo Republicanos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que pretende continuar a fazer política aglutinando apoio em busca de uma unidade.

Ele aproveitou o momento para reafirmar o seu respeito pelo poder Legislativo municipal. “Acho que todo chefe de Executivo deveria passar pelo parlamento, para saber o quanto é importante o trabalho realizado ali”, afirmou o socialista, em um discurso que destoa da governadora Raquel Lyra (PSDB) que vive em cabo de guerra com o Legislativo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Sem citar o nome da governadora, Silvio Costa Filho, presidente licenciado do Republicanos e atual ministro de Portos e Aeroportos, que promove, neste momento, um ato em apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), aproveitou seu discurso para alfinetar com sutileza a gestora pernambucana.

“João é uma pessoa que não gasta tempo com arenga, não discute nem briga com a Casa Legislativa. Ele gasta sua energia cuidado da vida das pessoas e levando vida para pessoas do Recife”, ressaltou, afirmando que estará ao lado do prefeito sempre.

Ipojuca - Acerte as contas

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

O líder o PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, fez questão de destacar o apoio do partido ao projeto que quer reeleger João Campos (PSB) na Prefeitura do Recife. Em agradecimento ao apoio do Republicanos, o deputado fez questão de afirmar que vai andar junto com João. “Por onde ando em Pernambuco, me perguntam se o que acontece no Recife com João Campos na Prefeitura é verdade. Eu afirmo que sim e é por isso que vou militar junto com ele para sua reeleição”, disse Sileno.

Em nota enviada à imprensa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) repudiou a atitude do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), que teve áudio vazado pela TV Alepe, criticando seu discurso da gestora na Tribuna da Casa. Confira abaixo a nota na íntegra.

“Avalio que é algo lamentável a ser dito pelo presidente de um Poder. Fiz questão de estar na Assembleia, com todo o meu time de Governo, para agradecer a Assembleia Legislativa pelo ano que passou porque aprovamos, com muito diálogo, de maneira conjunta, os projetos enviados. É um ato lamentável de violência política o que se passou, às vezes é em gestos, em atitudes, em ações e hoje foi em voz.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

O presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade, abriu, há pouco, o ato em apoio à reeleição de João Campos (PSB) para prefeitura do Recife. “A gestão do Recife é 10 e o Republicanos, assim como fez em 2020, quer estar nesse time”, afirmou o presidente.