Apesar do aumento de 10% do efetivo policial nas ruas durante o carnaval 2024, anunciado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, os foliões precisarão ter cuidado redobrado no momento de diversão. O número maior de lançamentos de efetivo não significará incremento no número de policiais, apenas uma maior carga de trabalho para o atual efetivo.
“O anúncio do governo do Estado foi uma forma de compensar as 358 câmeras de videomonitoramento que foram desligadas. Das quais, 240 estão no Recife e 38 na cidade de Olinda. Os 10% de aumento no policiamento confirmado pelo governo serão colocados de forma obrigatória/compulsória, ou seja, o policial que já vem trabalhando arduamente durante a semana, será escalado novamente sem o descanso devido, terá sua saúde mental abalada, sem prestar o devido atendimento à população, sem prestar um bom policiamento ostensivo e investigativo”, diz o presidente da Adeppe, Diogo Melo Victor.
Leia maisDiante deste cenário, a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) dá algumas dicas para o folião se sentir mais seguro durante os dias de Carnaval:
- Não levar objetos de valor. Relógio, celular e colares, por exemplo, devem ser evitados no período momesco
- Brincar na folia com pessoas conhecidas, que você tenha intimidade.
- Evitar os ‘bondes’. Se ver grupo de pessoas estranhas se aproximando, procure um lugar seguro
- Evitar consumo excessivo de álcool, porque você fica vulnerável, sendo possível vítima de furto ou roubo
- Evitar locais muito tumultuados e evitar brigas. Faça de tudo para não entrar em confronto com outras pessoas