João dá o start da sucessão municipal

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez um gesto, hoje, com o grupo Coelho e o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Almoçou com o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho, além de Sílvio Filho.

A conversa foi na casa de praia dos Coelho, em Porto de Galinhas. Na pauta, a sucessão no Recife, com desdobramentos para 2026.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgará na próxima quinta-feira (25) um relatório completo sobre os casos de violência contra jornalistas e de ataques à liberdade de imprensa no Brasil, em 2023.

De acordo com dados preliminares divulgados pela entidade, os registros de violência contra os profissionais de imprensa no ano passado tiveram queda significativa. Em 2023, foram 181 casos, contra 376 registrados em 2022. A diminuição foi de 51,86%.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O governo de Javier Milei anunciou neste sábado (20) que cancelou benefícios sociais de mais de 27 mil pessoas por irregularidades em programas relacionados à empregabilidade. Segundo anunciou o Ministério do Capital Humano, foram detectados 27.208 planos do “Potenciar Trabajo” e 12 planos do “Potenciar Empleo” com “incompatibilidades”.

Houve verificação de todos os titulares dos programas, analisando se cumpriam os requisitos necessários para receberem os benefícios. Ainda de acordo com a pasta, serão economizados mais de 2 bilhões de pesos. As informações são da CNN.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi submetido a uma cirurgia, na manhã deste sábado (20), para corrigir duas hérnias na região do abdômen. O procedimento ocorreu no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Segundo o boletim médico, a cirurgia robótica foi feita para a “correção de uma hérnia inguinal direta, além de hérnia umbilical”. De acordo com a nota, o procedimento foi um “sucesso”. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Levantamento do Comitê Nacional de Secretários Estaduais da Fazenda (Comsefaz) revela que apenas nove Estados e o Distrito Federal elevaram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2024. Pernambuco foi o campeão. Teve o maior incremento – de 2,5 pontos percentuais –, o que faz da gestão de Raquel Lyra (PSDB) a que mais aumentou a carga tributária na história recente do Estado. 

Além de afetar a competitividade, a medida isolou Pernambuco em relação à falta de justiça fiscal, já que outros 17 estados mantiveram ou diminuíram o ICMS. No mês passado, o Espírito Santo revogou o aumento do tributo que havia conseguido aprovar na Assembleia Legislativa. No Rio Grande do Sul, o projeto foi retirado de pauta depois da sinalização de que os deputados estaduais rejeitariam o texto.

Palmares - Natal Encantado 2025

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou nesta sexta-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a investigação envolvendo o ex-deputado Roberto Jefferson pode ter “elo relevante” com os atos golpistas de 8 de janeiro.

A conclusão está no parecer enviado ao ministro Alexandre de Moraes em que o procurador se manifesta contrariamente ao pedido da defesa de Jefferson para retirar do Supremo o processo a que o ex-parlamentar responde por ataques às instituições. As informações são da Folha de Pernambuco.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Em nota enviada ao blog, a assessoria de Sandro Arandas, ex-prefeito de Ibirajuba que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, afirmou que o mesmo não está inelegível. 

“Nos processos referentes às contas de 2016 e 2017 do ex-prefeito Arandas, não houve imputação de débito, nem mesmo aplicação de multa. É importante ressaltar que, de acordo com a recente Lei Complementar Nº 184/2021, que inseriu o 4º-A ao artigo 1º da Lei Complementar nº 64/1990, a inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa não se aplica quando não há imputação de devolução aos cofres públicos”, informa a assessoria.

O partido Novo classificou como “inaceitáveis” as buscas realizadas pela Polícia Federal em endereços ligados ao deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Em nota divulgada nas redes sociais, a legenda defendeu na sexta-feira (19), a instalação de uma CPI contra o suposto abuso de autoridade do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

“A decisão de Moraes, recheada de verbetes e frases de efeito, não oferece nenhuma prova ou indícios robustos para essa alegação grave”, diz a nota do Novo. As informações são do O Antagonista.

O governo Lula avalia a possibilidade de usar um decreto de Jair Bolsonaro que autorizou a renegociação de multas aplicadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) em acordos de leniência celebrados entre o poder público e empresas brasileiras. Assinado em junho de 2022, o decreto de Bolsonaro abriu uma brecha para as empreiteiras punidas pela Lava Jato. 

Esse acordo permitiu à BRF, gigante das carnes, aliviar o pagamento de multas relacionadas a esquemas de corrupção investigados em operações da Polícia Federal. As informações são do O Antagonista.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia será a relatora da ação direta de inconstitucionalidade (ADI), que foi protocolada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), contra a decisão do Ministério da Fazenda de conceder isenção do imposto federal de importação para compras online de até US$ 50 para pessoas físicas, por meio do programa Remessa Conforme. 

Na ação, protocolada na noite de quarta-feira (17), as entidades alegam que a iniciativa do Ministério da Fazenda provoca distorção no mercado e cria uma concorrência desleal, e pedem a declaração de inconstitucionalidade das normas que criaram o programa. As informações são da Itatiaia.