Petrobras assina aditivo de compra de gás de estatal da Bolívia

Da Agência Brasil

A Petrobras informou que celebrou novo aditivo ao contrato de compra de gás natural com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), estatal boliviana que atua na área de exploração, produção e venda de petróleo e derivados. 

Segundo a companhia brasileira, o contrato foi assinado após o cumprimento de trâmites internos de governança. O aditivo altera o perfil de entregas do volume total de gás contratado pela Petrobras, em função da disponibilidade de gás para exportação pela YPFB.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste sábado (16), da assinatura do contrato de início de obras do empreendimento Copa do Povo, em Itaquera, zona leste paulistana.

As moradias serão destinadas a famílias sem teto que, em 2014, participaram da ocupação que ficou conhecida como Copa do Povo. As residências serão construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores sem teto (MTST).

Toritama - Tem ritmo na saúde

Nesse sábado (16), a cidade de Caruaru testemunhou uma série de eventos significativos que refletem a parceria ativa entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito Rodrigo Pinheiro, visando o avanço e a melhoria na qualidade de vida dos caruaruenses. 

Pela manhã, a governadora Raquel Lyra esteve no município, ao lado de toda a sua equipe e do prefeito Rodrigo Pinheiro, para acompanhar os testes de operação da primeira etapa da Adutora do Agreste. Essa iniciativa estratégica promete fortalecer o abastecimento hídrico na região, um passo crucial para enfrentar desafios históricos relacionados à seca.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Em agenda no Agreste do Estado neste sábado (16), a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço de mais um trecho da Adutora do Agreste, que vai de Caruaru a Gravatá, beneficiando também o município de Bezerros. Ao todo, são 28 km de extensão do novo trecho. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora também acompanhou, em Caruaru, a operação que começou no início desta semana levando água da Transposição do Rio São Francisco para Caruaru, através da Adutora. 

Com a chegada da água em Caruaru, a meta é que entre o fim deste mês e o início de janeiro o município já receba 100 litros de água por segundo, vindos do São Francisco, ajudando a tirar os bairros Santa Rosa, Indianópolis e Inocoop do rodízio e melhorando a vida de 30 mil pessoas. As ações do Governo do Estado para garantir segurança hídrica aos pernambucanos vão além da Capital do Agreste e chegarão a milhares de famílias de outros municípios.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A notícia de que as obras da PE-45, estrada que liga Vitória de Santo Antão à Escada, foram retomadas pelo governo do Estado foi bastante comemorada pelo deputado Joaquim Lira. O parlamentar tem sido uma voz constante em defesa da recuperação da rodovia, que hoje é uma das principais vias de ligação ao Porto de Suape, conectando as BRs 232 e 101.

Foram mais de duas décadas de espera pela revitalização da rodovia, que também é bastante utilizada para o escoamento de produtos agrícolas e turismo local, já que a mesma dá acesso ao litoral sul de Pernambuco.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por meio de um vídeo compartilhado nas suas redes sociais, o ex-secretário de Indústria, Comércio e Micoempresas de Caruaru, Rivaldo Soares, mostrou a dificuldade enfrentada pelas pessoas que precisam acessar as estradas de Correntes, município pernambucano que faz divisa com Alagoas.

Confira:

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por unanimidade de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de Paulo Henrique Franceschini (Republicanos) e Clodoaldo Guilherme (PSB), eleitos prefeito e vice-prefeito em Analândia (SP), respectivamente, por cometerem abuso de poder político em 2020. A Corte declarou ambos inelegíveis por oito anos e determinou a realização de novas eleições no município.

O Plenário tomou a decisão nesta quinta-feira (14) ao acolher recurso do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e reformar acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que havia mantido os políticos nos cargos.

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, referendou sua entrada no PT em ato político ocorrido na manhã deste sábado (16), numa escola situada no bairro do Janga. O evento contou com a presença de lideranças dos partidos que compõem a federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, como o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, o prefeito de Itapissuma Zé de Irmã Têca, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, entre outros.

Yves Ribeiro afirmou que sua trajetória política e de vida é semelhante à do presidente Lula, pois ambos foram operários de fábrica e sempre militaram nas causas populares. “Tanto eu como Lula sempre trabalhamos ouvindo o povo e lutando em favor dos menos favorecidos”, disse.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios por conta da queda do FPM, o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, pagou, nesta sexta-feira (15), a segunda parcela do 13° salário dos servidores municipais.

A medida beneficia efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas. O gestor também conseguiu pagar em dia os vencimentos de novembro. 

Por Márcio de Freitas

Nem sempre se escolhe a melhor forma de liturgia para transmitir conteúdo político. A sabatina conjunta para o Supremo Tribunal Federal e Procuradoria-Geral da República desta semana diminuiu os riscos de tropeços ou embaraços ao novo ministro do STF, Flávio Dino, e ao agora procurador-geral da República, Paulo Gonet. Foi uma inovação procedimental: os dois foram questionados sobre seus conhecimentos jurídicos e temas polêmicos na mesma sessão, pela primeira vez na história. Um divórcio entre liturgia política dos Poderes e o peso de futuros cargos a serem preenchidos.

Num só dia, no mesmo plenário, com menos tempo para perguntas e respostas aos dois homens públicos, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado reduziu significativamente o processo de questionamento sobre o preparo dos postulantes. O engessamento do rito quase só permitia microdanos, com a diminuição de oportunidades à oposição em criar eventuais problemas aos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o jogo de quem está no poder.