Governistas conseguem segurar PL das escolas militares na Câmara

Mesmo com a criação de uma frente parlamentar sobre o tema, governistas conseguiram jogar para 2024 a votação na Câmara do projeto de lei que retoma as escolas cívico-militares, uma das prioridades da direita.

A proposta, que tramita de forma conclusiva nas comissões da Casa, chegou a entrar na pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden), mas não foi votada diante da obstrução dos governistas. As informações são da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Da Agência Brasil

O segundo grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegará ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11). A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (hora local) e deve pousar às 3h20 na Base Aérea de Brasília.

O grupo é formado por 48 pessoas. Ontem (9), eles receberam autorização para cruzar a fronteira de Rafah em direção ao Egito, onde foram recepcionados por diplomatas brasileiros e embarcaram neste domingo (10) para o Brasil.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na manhã deste domingo (10), a Prefeitura do Recife entregou a conclusão das obras de implantação da ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães. Iniciada em setembro do ano passado, a intervenção também contou com o programa Via Jardim, com o plantio de 150 árvores de grande porte, iniciativa que irá beneficiar as principais avenidas da cidade. O prefeito do Recife, João Campos, conferiu de perto o novo traçado.

“Temos uma nova ciclovia na Agamenon. Era uma obra muito esperada por quem pedala, seja para trabalhar, ou para lazer, porque ela garante a conexão da Zona Norte com a Zona Sul. São duas malhas cicloviárias muito grandes e essa é a principal conexão. Essa via é a que mais passa carro, moto e ônibus na cidade e faltava um espaço seguro para as pessoas passarem de bicicleta. Essa obra está entregue, funcionando de ponta a ponta, aproximadamente R$ 7 milhões investidos. O importante é saber que agora temos mais um equipamento bem feito que vai trazer segurança para quem anda de bicicleta”, destacou o prefeito João Campos.

Caruaru - IPTU 2026

A vice-presidente Cristina Kirchner foi vaiada ao chegar à sede do Congresso da Argentina neste domingo (10), onde foi realizada a cerimônia de posse do novo presidente da República, Javier Milei. Vestida de vermelho, cor que remete à esquerda política na América Latina, ela respondeu com um gesto obsceno, mostrando o dedo do meio para os apoiadores do líder ultraliberal.

Milei foi eleito em segundo turno, com 55,7% dos votos, em 19 de novembro. Neste domingo, ele chegou ao Congresso acompanhado da irmã e mentora, Karina Milei, a quem se refere como “o chefe”, “Messias” e “Moisés”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Pelo menos nove pessoas morreram em um incêndio, na noite deste sábado (9), no acampamento Terra e Liberdade, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) , na cidade de Parauapebas, localizada no sudeste do Pará.

De acordo com um dos coordenadores do movimento, João Paulo Rodrigues, um grupo de técnicos estava trabalhando em uma rede de internet próxima ao acampamento, quando houve uma explosão, que provocou fogo na rede de energia elétrica da região. Dois barracos pegaram fogo e foram totalmente destruídos pelas chamas. As informações são da CNN.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Defesa Civil de Maceió informou neste domingo (10) que parte da mina 18 da Braskem sofreu um rompimento às 13h15, que pôde ser percebido em um trecho da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. Imagens divulgadas pela Prefeitura mostram o reflexo do rompimento na lagoa.

A mina e todo o seu entorno estão desocupados desde o primeiro aviso de risco de colapso na região, divulgado no dia 29 de novembro. Ao g1, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, descartou o risco de novos rompimentos na área.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O prefeito de Agrestina, Josué Mendes (PSB), não deve ter dificuldade em conseguir ser reeleito prefeito do município. Isso porque Carmem Miriam, líder da oposição na cidade, e seus filhos, não devem lançar candidatura em 2024. 

Além disso, outra liderança tida como forte em Agrestina, Thiago Nunes, que é ex-prefeito do município, está inelegível. Thiago e o seu então vice-prefeito, Zito da Barra, chegaram a ser presos em 2020, durante a terceira fase da Operação Pescaria, da Polícia Federal, que deu continuidade às ações repressivas, iniciadas em 2018, para desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de recursos públicos.

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou, neste sábado (9), que não se opõe a conversas ou reuniões sobre a tensão na disputa da região de Essequibo. O texto foi postado na plataforma X (antigo Twitter), mesma rede utilizada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que admitiu possibilidade de diálogo com as autoridades do país vizinho. 

“Estamos comprometidos com a paz na região. A #CIJ (Corte Internacional de Justiça) determinará, finalmente, a polêmica na fronteira Guiana/Venezuela. Somos intransigentes nesse aspecto e no respeito pelo direito internacional. Deixamos claro que não temos oposição a conversas e reuniões como pessoas responsáveis ​​e como país”, escreveu Ali.

Do Blog do Nill Júnior

O Desembargador Alberto Nogueira Virgínio, em decisão monocrática, determinou o retorno do vereador João de Maria à presidência da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Sertão pernambucano. A decisão reforma a sentença da juíza Thayna Prado, que mantinha Maurício do São João na presidência e ordenava novas eleições.

O caso envolve a Ação Ordinária de Anulação de Ato Administrativo que contestou a eleição de João de Maria para a presidência da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024. A sentença, que julgou procedente o pleito inicial, anulou a eleição do vereador, alegando violação ao art. 14 da Lei Orgânica Municipal.

Javier Milei tomou posse como presidente da Argentina no final da manhã deste domingo (10). Após os ritos institucionais de passagem de governo no plenário do Congresso, ele quebrou o protocolo e não discursou para os parlamentares, mas na área externa, para a população.

Em seu primeiro discurso como chefe do executivo, Milei disse que “nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo”, e destacou os números da inflação e da pobreza do país. As informações são do G1.