Paulista assegura inclusão no Programa Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Habitação da cidade, assegurou, nesta semana, recursos para a moradia popular. Na primeira rodada do Minha Casa, Minha Vida, o município teve um projeto aprovado no valor estimado de R$ 36 milhões. Agora, a Prefeitura tem o prazo de 150 dias para finalizar o processo e começar a construção.

Paulista foi representada, em Brasília, pelo secretário municipal de Habitação, Vinícius Campos.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Aliados do presidente Lula defendem que ele faça gestos na direção do Supremo Tribunal Federal (STF) para acalmar os ânimos, depois da crise provocada pelo voto do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a favor da PEC que tira poderes do tribunal em decisões individuais.

Lula já entrou em campo. Conversou com ministros do STF para reforçar a posição que ele, como presidente, não fez nenhum movimento a favor ou contra a PEC. As informações são do Blog do Valdo Cruz, do G1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Foi realizado em Aracaju o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento aconteceu em paralelo com o 1º Fórum Latino-Americano da Água, que reuniu especialistas do segmento de todo o país, tendo como tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”. 

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, esteve presente e comandou a oficina que deu início aos trabalhos da Rede Alagoas Pernambuco de Monitoramento e Alerta de Inundações Urbanas (Realpe), da qual é coordenador.

Caruaru - Super Refis

No próximo sábado (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) realizará um Plantão Feminista, das 9h às 14h, próximo à delegacia da mulher de Santo Amaro, localizado na área central do Recife. 

A iniciativa tem como objetivo acolher mulheres em situação de violência e denunciar a precariedade dos serviços da rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres. Haverá espaço de acolhimento, e, para incluir mães, espaço voltado para crianças.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante o direito à integralidade e à paridade aos policiais aposentados. A integralidade é o direito de receber a aposentadoria com o mesmo valor do salário recebido no último cargo. Já a paridade é o direito de ser beneficiado com os reajustes recebidos pelos servidores da ativa.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 214/23, do deputado Sanderson (PL-RS), beneficia policiais federais, rodoviários, civis, militares, penais e legislativos, além dos bombeiros militares. O relator do texto, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), acolheu a medida. Segundo ele, o projeto acaba com a insegurança jurídica sobre o assunto.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) realizou uma auditoria especial no Instituto de Previdência Social de Garanhuns (IPSG) para apurar a falta de repasses de aportes ao Instituto nos anos de 2018, 2019 e 2020, cujo processo foi autuado sob o n° 23100842-9.

A Auditoria identificou irregularidades de suspensão dos aportes financeiros que foram feitos por meio de decretos do ex-prefeito Izaías Régis, onde deveriam ser realizados através de projeto de Lei encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação do legislativo. Outra irregularidade encontrada na Auditoria foi o prejuízo causado ao IPSG devido ao não repasse desses aportes.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do Portal M!

Autor dos livros de contos “Caçada russa”, publicado pela Penalux em 2016, e “Você morre quando esquecem seu nome”, lançado em 2020 pela Bissau, o escritor e jornalista Flávio Costa disse acreditar, durante participação no Podcast do Portal M!, que a literatura negra é crescente no país. Na avaliação dele, o mercado “se atentou”.

“Eu me vejo como escritor, como homem que é negro. Acho que existe uma literatura, de um ponto de vista da experiência negra, crescente no país. Acho que, de alguma forma, o mercado se atentou. Essas narrativas podem gerar lucro”, avalia.

Ipojuca - Acerte as contas

A Polícia Federal (PF) brasileira recebeu documentos do FBI que provariam que o advogado Frederick Wassef recomprou um relógio da marca Rolex dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para atender a um pedido de Mauro Cesar Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens Mauro Cesar Barbosa Cid.

Essas novas provas contradizem a versão do advogado. Ele afirmou que recomprou o artigo de luxo por livre e espontânea vontade. A existência dos documentos do FBI foi revelada pela GloboNews. Wassef admitiu que foi aos Estados Unidos para recuperar o relógio e que usou dinheiro vivo na transação. O bem está hoje em posse da União. As informações são do Estadão.

É preciso limitar as decisões monocráticas — tomadas por apenas um magistrado — no Supremo Tribunal Federal (STF), na opinião de 66% dos entrevistados, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada, ontem.  Outros 23% discordam da medida; 2% não concordam e nem discordam. Não sabe ou não respondeu são 9%.

Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 19 e 22 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é 95%. As informações são da CNN Brasil.

Com objetivo de ampliar o compromisso com a cultura, arte e educação, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) inaugura, em 1º de dezembro de 2023, a partir das 14h, o Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente e Diversidade em Direitos Humanos (NECIMADH).

O núcleo foi criado mediante resolução do Conselho Diretor (Condir) e desenvolverá suas ações, especialmente, nas regiões Norte e Nordeste do país, considerando as finalidades estatutárias e regimentais da Fundaj.