Antônio Campos prestigia noite de autógrafos da biografia de Marco Maciel

O advogado, escritor e ex-presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, prestigiou o lançamento do livro “O Estilo Marco Maciel”, que ocorreu há pouco, no auditório da UNINASSAU, no Shopping Patteo.

“Tive a alegria de ter o voto de Marco Maciel pra entrar na Academia Pernambucana de Letras. Um homem cordial”, lembrou.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Olinda foi palco de mais uma etapa de lançamento do livro “O Estilo Marco Maciel”. A noite de autógrafos, que encerrou há pouco, foi um sucesso, sendo prestigiada pelo prefeito Professor Lupécio e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Inovação, Mirella Almeida.

Políticos, lideranças locais e admiradores de Marco Maciel lotaram o auditório da UNINASSAU, no Shopping Patteo.

Público compareceu em peso ao lançamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (21) que a América do Sul está passando por “confusões” e que tratará disso diplomaticamente, sem precisar ser “amigo” dos outros presidentes do continente. A declaração foi feita dois dias depois da eleição do direitista Javier Milei na Argentina. Lula, porém, não o citou diretamente.

“Nós estamos vivendo algumas confusões na América do Sul. Não é mais a mesma de 2002, de 2004, 2006. Vamos ter problemas políticos e, ao invés de reclamar, temos que ser inteligentes e tentar resolver. Não tenho que gostar do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela. Ele não tem que ser meu amigo, ele tem que ser presidente do país dele e eu tenho que ser presidente do meu país”, disse Lula. As informações são do Poder360.

Caruaru - IPTU 2026

Petrolina tem quase 60% da sua população negra. A maioria é formada por mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, moradores/as das periferias, áreas carentes de infraestrutura e diversos serviços públicos. Para promover esse debate e assegurar os direitos da população negra e das periferias no município, o Mandato Coletivo, representado pelo vereador Professor Gilmar (PT) e os movimentos sociais antirracistas, realiza no dia 24 de novembro, no auditório da biblioteca da Univasf/Petrolina, o Seminário de Construção do I Fórum de Igualdade Racial do município.

O evento visa aprofundar reflexões sobre a importância da população negra, suas identidades, cultura, condições sociais e desafios, ao tempo que vai propor ações afirmativas, políticas públicas e estratégias de enfrentamento ao racismo. A programação conta com apresentações artístico-culturais, rodas de conversa e debates com a população petrolinense.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco levou para a Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE) o projeto de lei complementar 1476/2023, para aumentar o salário dos defensores. Para o caso de um defensor da classe especial, no final de carreira, a remuneração pode chegar até R$ 41.845,48 a partir de julho de 2026.

Se aceito, o projeto terá início a partir de julho de 2024 para todos os defensores do Estado. “A proposição tem o objetivo de recompor os vencimentos percebidos por defensores públicos do Estado de Pernambuco, a fim de adequá-las com a majoração dos subsídios das Ministras e dos Ministros do egrégio Supremo Tribunal Federal (STF) estabelecida pela Lei nº 14.520, de 09 de janeiro do ano em curso”, justifica a Defensoria. As informações são do Portal de Prefeitura.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Durante debate sobre os resultados da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Teresa Leitão (PT) questionou a eficácia das medidas protetivas utilizadas como garantia para a segurança da mulher vítima de violência. “É como se fosse uma coisa inócua”, resumiu.

“A solicitação das medidas protetivas, para mim, é o ponto mais nevrálgico de todas as pesquisas que a gente faz. Porque é como se fosse uma coisa inócua. Se solicita em percentual muito pequeno. E em muitos casos de agressão, até chegando ao feminicídio, a mulher está sob medida protetiva”, afirmou a senadora.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Até a próxima quinta-feira (23), Pernambuco será sede de um evento que reúne iniciativas de desenvolvimento sustentável. O encontro promovido pela Fundação Avina e Ambev conta com a presença de governantes, representantes de ONGs e iniciativas nacionais e internacionais para debater projetos que visam ampliar o acesso à água potável no semiárido, nas periferias, aldeias e territórios indígenas no país.

O evento, que teve início nesta terça-feira (21), no Hotel Luzeiros, localizado no Pina, Zona Sul do Recife, trouxe discussões sobre os aprendizados e a troca de experiências entre as organizações. Na programação do primeiro dia, ainda foram apresentados os históricos e as perspectivas futuras do projeto AMA, além de detalhes sobre as iniciativas em andamento no estado.

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei  de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), instituindo a Semana Municipal da Saúde da População Negra. Agora, o PL segue para sanção do prefeito João Campos (PSB). 

De acordo com a legislação, a semana tem como objetivo a conscientização da importância do revigoramento e da implementação da Política Municipal de Saúde da População Negra.  A vereadora Liana Cirne comemorou a aprovação do projeto e falou sobre o racismo estrutural em diversos setores da sociedade, inclusive na saúde.

Neste “Novembro Negro”, mês dedicado ao enfretamento e a luta contra o racismo e o preconceito, e a favor da igualdade racial, a Prefeitura de Petrolina irá realizar mais uma edição do “Empodera Elas”.  A ação, que acontece nesta quinta-feira (23), é voltada para a promoção do poder, afirmação e autonomia feminina, principalmente das mulheres pretas.

O evento acontecerá das 9h às 12h, de forma gratuita, na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, que fica na rua Projetada, bairro Vila Mocó. Serão ofertados serviços de saúde com práticas integrativas através de massagem, auriculoterapia e ventosaterapia. O evento também vai contar com serviços de beleza, como penteados, feitos pela equipe do SENAC, e maquiagem, com consultoras Mary Kay. 

Morto no presídio da Papuda, em Brasília, nesta segunda-feira, 20, após um mal súbito, Cleriston Pereira da Cunha, um dos presos no dia 8 de janeiro por participar da invasão das sedes dos Três Poderes, havia pedido, ainda em fevereiro, para responder ao processo em liberdade devido ao quadro de saúde. Ele tinha sequelas da covid-19 e o advogado chegou a dizer ao Supremo Tribunal Federal (STF), em abril, que a manutenção da prisão poderia ser uma “sentença de morte”.

A defesa do réu apresentou um habeas corpus ao STF, mas o relator, ministro André Mendonça, negou o pedido. O magistrado decidiu com base em questões processuais e técnicas, sem mencionar as informações sobre as condições de saúde do preso. As informações são do Estadão.