Oposição quer convocar ministro Silvio Almeida para prestar esclarecimentos sobre “dama do tráfico” na Câmara

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara deve analisar, na próxima segunda-feira (20), cinco requerimentos que pedem a convocação do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

Os pedidos são para que o ministro preste esclarecimentos ao colegiado sobre a pasta ter pago passagens aéreas e diárias para Luciane Farias, conhecida como a “dama do tráfico”, para participar de agendas do governo federal em Brasília. As informações são da CNN.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O governador Tarcísio de Freitas decidiu não aderir ao Programa CEUs da Cultura, do governo federal, para a construção de espaços culturais em todo o país. A ação faz parte do PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento) e destinará R$ 500 milhões para novos centros e mais R$ 100 milhões para reformar espaços já existentes. As gestões estaduais tinham até o dia 10 de novembro para cadastrar propostas na plataforma transferegov, mas, de acordo com o governo de São Paulo, “a verba disponibilizada para a instalação das unidades é insuficiente — representa cerca de 40% do valor necessário — e não há previsão de recursos para o custeio dos equipamentos, onerando assim o Estado e os municípios”. 

A justificativa não convenceu ao menos sete cidades (Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Suzano), que soltaram uma nota conjunta criticando a decisão do Estado de São Paulo. As informações são da Jovem Pan.

Ipojuca - No Zap

Na semana que vem, a partir de segunda-feira (20), cumpro mais uma agenda de lançamentos do livro “O Estilo Marco Maciel”. Na segunda, a noite de autógrafos será em São Lourenço da Mata, com apoio do prefeito Vinícius Labanca (PSB).

Está marcada para a Câmara de Vereadores, às 19 horas. O presidente da Casa, Leonardo Barbosa, disse que o evento vai se transformar numa homenagem ao biografado. “Maciel fez muito por São Lourenço e merece todas as homenagens”, disse, adiantando que um grande número de pessoas está sendo mobilizado.

Caruaru - IPTU 2026

Da Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta sexta-feira (17) que a preservação do meio-ambiente passe a ter peso na contabilização da produção de riquezas do país. Segundo ele, atualmente, o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) não está considerando a destruição das riquezas naturais, e nem que “estamos destruindo o que nos mantém vivos”.  

“Quando alguém faz a conta do PIB, o que foi produzido, a pessoa deixa de considerar o que os economistas chamam de externalidades. E quando você põe as externalidades na planilha, quando você põe na conta o que está custando para a humanidade em termos de bem-estar futuro, não tem como deixar de considerar que nós estamos destruindo aquilo que nos mantém vivos”, disse.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Antônio Campos*

A 13ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) acontecerá em novembro de 2024, dos dias 14 a 16 , na cidade de Olinda. Entre outras novidades e inovações, terá formato híbrido, digital e presencial. 

Os homenageados serão o artista Chico Science, o homem que veio do futuro e o Movimento Manguebeat . O primeiro disco da Nação Zumbi , Da Lama ao Caos , de 1994 , faz 30 anos em 2024 . A Fliporto pretende deixar como legado uma exposição permanente sobre Chico e o Movimento Mangue, tipo um museu vivo na cidade .

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O Palácio do Planalto nomeou, na quinta-feira (16), o pesquisador Henrique dos Santos Pereira como novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ele foi escolhido pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, a partir de uma lista tríplice elaborada pelo órgão. A escolha causou polêmica, em razão das posições de Henrique na época da pandemia da Covid-19.

O novo diretor do Inpa é autor de um polêmico artigo publicado em maio de 2020 que negava a possibilidade de uma segunda onda da doença no Amazonas, a qual acabou se confirmando meses depois. As informações são da coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD-PE), publicou, neste sábado (18), no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação de mais uma etapa da reforma do Cinema São Luiz. O ato corresponde ao processo de tomada de preço para contratação de empresa especializada em restauração e conservação que será responsável pela execução dos serviços de recuperação e restauro do forro de gesso decorado da histórica sala localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. A partir da homologação e contratação da empresa vencedora do certame, a previsão é que os serviços sejam concluídos em até seis meses. 

“Estamos trabalhando para mudar Pernambuco em todas as áreas e a cultura não pode ficar de fora. A nossa gestão está atenta às necessidades do São Luiz e trabalhamos com muito afinco para que a restauração do cinema saia do papel o quanto antes. É compromisso do Governo que esse patrimônio cultural estará de portas abertas, recebendo antigos e novos espectadores e fortalecendo a produção audiovisual não só do nosso Estado, mas de todo o país”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados vai realizar, na próxima quarta-feira (22), uma audiência pública para debater o impacto das atividades culturais nas comunidades periféricas do Brasil, especialmente aquelas desenvolvidas pelos programas CEUs das Artes e Programa Cultura Viva.

Os Centros de Artes e Esportes Unificados, popularmente conhecidos como  CEUs das Artes, é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério da Cultura e realizado em parceria com prefeituras municipais para atender, preferencialmente, regiões de alta vulnerabilidade social.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai discutir a constitucionalidade das taxas de prevenção e combate a incêndios, busca, salvamento e resgate instituídas por estados. A matéria, objeto do Recurso Extraordinário (RE) 1417155, teve repercussão geral reconhecida, por unanimidade, em deliberação no Plenário Virtual.

O caso dos autos teve origem em ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) pelo procurador-geral de Justiça do estado contra dispositivos da Lei Complementar Estadual 247/2002 que preveem a cobrança das taxas. O TJ-RN julgou procedente o pedido por entender que a instituição de tais tributos exige que os serviços oferecidos sejam destinados à parcela específica que dele usufrui de modo individualizado e mensurável, não podendo ser prestados de forma geral e indistinta a toda a coletividade. E, no caso, o tribunal local não verificou essas condições na cobrança criada pela lei.

Para reconhecer e valorizar algumas das mais efetivas experiências brasileiras nas políticas para crianças de até seis anos, o Recife foi palco, nesta sexta-feira (17), do “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil”, no Mar Hotel, em Boa Viagem. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho sobre o tema constituído a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, conhecido como “Conselhão”, vinculado ao governo federal. O prefeito do Recife, João Campos, participou do evento que contou com a presença dos ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. 

“A gente apresentou aqui diversas iniciativas, destaco o CRIAR, que é o Centro de Referência da Primeira Infância. É um equipamento concebido no Recife, onde é feita toda uma formação para a primeira infância. As creches do território utilizam esses equipamentos, os instrutores acompanham pais, responsáveis, familiares, para poder não só trabalhar na área da educação, mas todo o estímulo na primeira infância. Além disso, tem um espaço Mãe Coruja dentro de cada centro. O primeiro já está inaugurado e a gente vai fazer um em cada RPA da cidade para garantir que cada território tenha proteção”, explicou João Campos.