O escândalo das joias

Por Rudolfo Lago*

Na mais política das suas canções, nos anos 1980, o RPM mencionava o “escândalo das joias” entre histórias de corrupção famosas naquela época. Entrava, então, o caso Coroa-Brastel, entre outros. Daí, mais adiante, Paulo Ricardo atualizou a canção para escândalo mais recentes, incluindo “o caso Sudam, Maluf, Lalau, Barbalho, Sarney”. Talvez agora fosse o caso de voltar à versão anterior, com o novo escândalo das joias, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu ex-ajudante de Ordens Mauro Cid e sua família, entre outros.

Quando Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo episódio da reunião com embaixadores na qual tentou desmoralizar o sistema eleitoral brasileiro, ele deu uma entrevista vangloriando-se do fato de não ter sido condenado por corrupção. Bem, tramar contra o Estado Democrático de Direito já deveria ser algo considerado grave por um ex-presidente da República. Mas se Bolsonaro considera um galardão estar condenado não por corrupção, a evolução do escândalo das joias poderá fazê-lo perder essa, digamos, “honraria”.

Foi aprovado, hoje, na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, o parecer do relator Clodoaldo Magalhães (PV) que prevê a criação da Semana Nacional de Conscientização sobre a Síndrome do Pânico. A matéria segue, em caráter conclusivo, para as comissões de Constituição e Justiça e Cidadania.

A “Semana Nacional de Conscientização sobre a Síndrome do Pânico”, após a aprovação, será realizada, anualmente, durante a terceira semana do mês de junho. Nesta data, será estimulada a realização de atividades direcionadas a orientar a população e profissionais de saúde sobre o transtorno do pânico; ampliar o acesso à informação sobre a doença, suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento; combater o preconceito relacionado ao transtorno do pânico; e, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Do G1/PE

Os moradores de Fernando de Noronha denunciaram que, nos últimos meses, têm enfrentado problemas com falta de medicados na farmácia pública da ilha. Segundo relatos, faltam remédios de todos os tipos, desde os indicados para tratamento de hipertensão até fitas para acompanhamento de glicose.

A pensionista Maria Eunice da Silva esteve na farmácia, ontem, e não conseguiu receber os medicamentos que precisa para o tratamento de saúde. “Eu tomo muitos medicamentos. Para diabetes preciso tomar Metformina e Glibenclamida; para pressão alta o médico indicou Losartana e muitos outros. Tem quase dois meses que enfrento dificuldades”, contou a pensionista.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes, criticou, hoje, durante sessão plenária, a narrativa “de que o Estado estava desorganizado e não deu tempo de organizar ainda”. Segundo o parlamentar, esse discurso não se sustenta quando surgem relatos da falta de cuidados básicos com os equipamentos públicos, algo que “faz parte do dia a dia de quem está governando”, e não de uma gestão que já terminou há oito meses. Sileno citou o exemplo do museu Cais do Sertão, no Recife, que tem exposições inviabilizadas devido à ausência de manutenção no prédio.

“Hoje a imprensa mostrou a situação do Cais do Sertão, onde falta lâmpada, falta plugue para fone de ouvido. Isso é culpa do governo passado, gente? Trocar uma lâmpada? Mandar pintar uma fachada? Fazer a manutenção de um elevador? Isso é o dia a dia de quem está governando. Não adianta olhar para trás, ficar roendo as unhas e dizendo que está ruim. É obrigação de quem está sentado na cadeira. Agora, os secretários precisam sair da cadeira, precisam ouvir os deputados. O líder do Governo estava ontem se queixando de que tem secretário que não atende ligação de deputado”, argumentou Sileno.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Dando continuidade à agenda em Brasília, a governadora Raquel Lyra reuniu, hoje, deputados federais da bancada pernambucana e os senadores Fernando Dueire e Humberto Costa. Entre os assuntos que foram tratados pelo grupo estão os repasses de emendas parlamentares para a saúde, articulação para a tramitação da Reforma Tributária no Senado, outorgas de instalação dos projetos sobre energias renováveis, saneamento básico, fundos de participação dos estados e dos municípios, a retomada da ferrovia Transnordestina, melhorias no metrô do Recife e demais obras que serão contempladas pelo Novo PAC.

“Tivemos mais uma reunião produtiva aqui em Brasília. Desta vez com a maioria da bancada federal, para tratar de assuntos de interesse de Pernambuco. Transnordestina, metrô, Reforma Tributária e emendas parlamentares foram alguns dos temas que tratamos. Fico grata a todos os deputados federais e senadores que participaram. Afinal, para fazer a mudança que o nosso Estado precisa é necessário unir todos aqueles que podem liderar esse processo junto conosco em favor do povo pernambucano”, destacou Raquel Lyra.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A tradicional Missa do Vaqueiro de Itacuruba será realizada no próximo domingo. A festa, que é conhecida como uma das melhores festividades do Sertão, chega a sua 18ª edição prometendo ser um dos maiores eventos da região. Além de Tarcísio do Acordeom, artista confirmado no evento, nomes como Brasas do Forró, Nito do Zoto, Ramon e Randinho e Lipe Lucena também estarão presentes na programação deste ano.

“Nossa festa foi pensada com responsabilidade, pés no chão, conhecendo a realidade do nosso município, sabendo do impacto na geração de renda e no aquecimento da economia. Olhando para todos os públicos, trazendo sempre o melhor da atualidade e fazendo de cada edição, uma marca registrada na história e tradição da nossa cidade”, destacou o prefeito Bernardo Maniçoba.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado Fernando Monteiro (PP) conseguiu incluir no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) o projeto para estender, já nesta primeira etapa, a duplicação da BR-232 até Serra Talhada. No anúncio, feito na semana passada pelo Governo Federal, estava contemplado somente o trecho que vai até Cruzeiro do Nordeste.

A confirmação de que o pedido do parlamentar vai ser atendido veio hoje, quando Fernando Monteiro esteve com a prefeita de Serra Talhada e presidente da AMUPE, Márcia Conrado, em audiência com o ministro da Casa Civil, Rui Costa e, na sequência, com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Dos cinco deputados federais pelo PSB de Pernambuco, apenas um – Uchôa Júnior –, participou da reunião, seguida de almoço, hoje, em Brasília, com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Boicotaram o evento o líder do partido na Câmara, Felipe Carreras, Lucas Ramos, Eriberto Medeiros e Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife, João Campos.

A presença solitária de Uchôa foi interpretada como um gesto de tentativa de aproximação com a governadora, já que desobedeceu a orientação do partido. A ordem do PSB foi esvaziar a reunião.

Os deputados federais Luciano Bivar (UB), Felipe Carreras (PSB) e Clodoaldo Magalhães (PV) receberam, há pouco, os seus convites para o lançamento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’, de minha autoria, pela CRV Editora, de Curitiba. O evento será no próximo dia 24 de agosto, a partir das 18 horas, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Os parlamentares já confirmaram suas presenças.