Em declaração conjunta, presidentes sulamericanos afirmam compromisso com a democracia

Em declaração conjunta assinada após a reunião em Brasília, hoje, presidentes sulamericanos afirmaram compromisso com a democracia. O texto foi chamado de “Consenso de Brasília”. No documento, os presidentes dizem que:

“Reafirmaram a visão comum de que a América do Sul constitui uma região de paz e cooperação, baseada no diálogo e no respeito à diversidade dos nossos povos, comprometida com a democracia e os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e a justiça social, o Estado de direito e a estabilidade institucional, a defesa da soberania e a não interferência em assuntos internos”, diz um trecho do texto.

Um dos temas que mais repercutiram neste dia de reunião dos líderes do continente foi a defesa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez da Venezuela e do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Hoje, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, disseram que discordam da visão de Lula de que se trata de “narrativas”, e não da realidade.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite de hoje, em entrevista coletiva após reunião com presidentes sulamericanos, que “ninguém é obrigado a concordar com ninguém”. Lula deu a declaração ao ser questionado sobre as críticas à Venezuela e ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Antes da reunião, Lula teve, ontem, uma conversa com Maduro. Em declaração pública, Lula alegou que a Venezuela é alvo de “narrativas”, em referência às afirmações de que o país é uma ditadura.

Hoje, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, disseram que discordam da visão de Lula de que se trata de “narrativas”, e não da realidade. Após a reunião com os líderes sulamericanos, Lula foi questionado sobre o tema Maduro. “O Maduro faz parte deste continente nosso. Houve muito respeito com a participação do Maduro. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. É assim que a gente vai fazendo”, respondeu o presidente. As informações são do portal G1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A vaquinha que o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) criou com os demais parlamentares da Assembleia Legislativa conseguiu cumprir, com louvor, seus principais propósitos. O primeiro, o de retomar a climatização adequada das UTIs adulto e pediátrica do Hospital da Restauração, inexistente desde o fim de abril, quando os equipamentos quebraram, tornando-se insuportável para qualquer cristão permanecer nos espaços.

O problema foi resolvido com a aquisição de quatro compressores industriais, em uma compra que somou R$10,5 mil, cujos aparelhos foram entregues, hoje, como doação da Alepe ao HR.

Caruaru - Super Refis

Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Prefeitura de Paudalho, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realiza, amanhã, a segunda consulta pública para recolher sugestões e demandas da classe artística e da sociedade civil que possam nortear a elaboração do Plano de Ação Municipal da execução da Lei Paulo Gustavo (LPG). O evento ocorre na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro, localizada na rua Dr. José Mariano, Centro da cidade, às 19h.

A Lei Complementar Nº 195 de 8 de julho de 2022 (Lei Paulo Gustavo), destina recursos para o fomento do setor cultural nos municípios, com o repasse do montante de R$ 3,8 bilhões do superávit do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de outras fontes de receita vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura (FNC). Conforme previsto em Lei, é necessário o debate com a sociedade civil antes da formulação de editais que irão incentivar as artes audiovisuais e outros setores artísticos.

Palmares - Natal Encantado 2025

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) realizou uma visita de fiscalização à sede do Arquivo Público de Pernambuco, hoje. A ação partiu de uma solicitação do Comitê Memória, Verdade e Justiça para a Democracia de Pernambuco e de denúncias de usuários à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, sobre a precarização do equipamento.

O espaço tem como função primordial garantir a preservação da memória do estado e dos documentos do Poder Executivo estadual. A fiscalização também contou com a presença da vereadora Liana Cirne (PT), de representantes do mandato da deputada Rosa Amorim (PT) e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, além da vereadora Liana Cirne (PT).

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) realiza nova audiência pública amanhã. Desta vez, para ouvir o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A audiência será realizada às 14 horas, no plenário 2.

Caiado será ouvido a pedido do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). “A presença do governador como convidado na CPI enriquecerá o debate já que o estado de Goiás não conta com nenhuma ocupação do MST”, disse o parlamentar.

Ipojuca - Acerte as contas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou, hoje, uma audiência pública com os ex-integrantes do movimento Nelcilene Reis e Ivan Xavier. Durante a sessão, Nelcilene afirmou que se sentia escravizada pelos líderes do MST, além de ter certeza “absoluta” de que seria morta por ter desobedecido ordens. Nelcilene disse ainda ter sido ameaçada e colocada “à força” para fora do movimento. “Se a polícia não chegasse, eu não estaria aqui”, afirmou. As informações são do portal Poder360.

Segundo a ex-integrante, foi prometida uma chácara de 3 hectares a cada um dos participantes do movimento, mas o espaço nunca foi concedido porque eram “muitas pessoas para essa promessa”. Ela afirmou ainda ter deixado o movimento por conta da maneira com que era tratada, como “massa de manobra”. Segundo Nelcilene, ela e o marido eram obrigados a “trabalhar de graça” para os líderes do MST.

Os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, criticaram diretamente a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou de “narrativa” as acusações de ações antidemocráticas e problemas com direitos humanos na Venezuela, durante a cúpula dos presidentes da América do Sul, hoje. As informações são do portal G1

“Devo dizer que fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já se sabe o que nós pensamos da Venezuela e do governo da Venezuela. Se há tantos grupos no mundo que tentam intermediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que se respeitem os direitos humanos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com o dedo. Coloquemos o nome que tem, e vamos ajudá-los”, afirmou Pou.

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, e o deputado estadual João de Nadegi foram, hoje, novamente, ao Governo do Estado solicitar melhorias nas PEs 27 e 05, respectivamente, conhecidas como Estrada de Aldeia e Avenida Doutor Belmino Correia, principal via que corta o centro da cidade, demandas antigas da população. Acompanhados de secretários municipais, Nadegi e João se reuniriam com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PE), Rivaldo Rodrigues, que foi muito receptivo ao pleito e se comprometeu em promover uma ação estruturadora nas duas vias. Antes, contudo, um trabalho emergencial de tapa-buraco deve ser feito para amenizar o problema.

“Estamos na constante busca por melhorias no tocante à mobilidade urbana de Camaragibe. Já estivemos, em outras ocasiões, conversando com a governadora Raquel Lyra e com o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar; buscando soluções para as vias estaduais que cortam o município. É de extrema importância que sejam requalificadas; são PEs por onde passam milhares de veículos diariamente e são as principais rotas da cidade”, destacou João de Nadegi.