Veja amanhã na Folha de Pernambuco: CPIs agitam semana no Congresso

O Congresso vai viver uma semana de muita agitação com o início do funcionamento pleno das três Comissões Parlamentares de Inquérito: 8 de janeiro, MST e manipulação dos jogos no futebol. Mais detalhes, amanhã na Folha de Pernambuco.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Duas rodadas de aumento na tributação sobre combustíveis estão previstas para os próximos meses, o que pode impactar os preços ao consumidor — pressionando-os para cima. Porém, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que a Petrobras, estatal controlada pela União, pode agir para impedir ou, pelo menos, atenuar altas nos preços em razão da elevação de impostos.

Para isso, a empresa teria de baixar os preços dos combustíveis na bomba quando os aumentos de tributos começarem a valer – o que já foi feito anteriormente, em fevereiro deste ano (quando houve aumento de impostos federais). As informações são do G1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão, participou da sabatina do diplomata Paulo Roberto Caminha de Castilho França, que foi escolhido para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Atenas, na Grécia.

Napoleão, que também exerceu os cargos de deputado federal, senador e ministro de Estado, agradeceu e se sentiu honrado por participar da sabatina de Paulo França. “Tive a alegria de ter sido saudado pelos senadores Renan Calheiros, Espiridião Amin e Hamilton Mourão”, destacou.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O churrasco do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dominou as redes sociais neste final de semana e, claro, gerou críticas da oposição. O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), fez um post no Twitter criticando o encontro, dizendo que “começou a distribuição de picanha com dinheiro público, mas, por enquanto, só para ministros”.

A confraternização ocorre após uma semana intensa para o governo no Congresso e foi vista como uma volta do presidente à articulação da política – situação que remete ao futebol do Torto, quando Lula reunia parlamentares para jogar e traçar estratégias. Segundo relatos, Lula circulou para conversar com todos os presentes e afirmou, mais de uma vez, que irá retomar estes encontros informais no Alvorada. As informações são do site Terra.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Da Agência Brasil

O candidato da oposição nas eleições presidenciais da Turquia, Kemal Kilicdaroglu, disse neste domingo (28), na cidade turca de Ancara, que continuará a liderar sua luta, depois que os primeiros resultados mostraram que ele perdeu, como ele mesmo definiu, “a eleição mais injusta em anos”. Kemal Kilicdaroglu disputava o pleito com o atual presidente turco, Tayyip Erdogan.

Kilicdaroglu declarou que os resultados do segundo turno das eleições, realizado neste domingo, mostraram a vontade do povo de mudar um governo autoritário. Kemal Kilicdaroglu afirmou ainda que está triste com os “problemas” que aguardam a Turquia.

Palmares - Natal Encantado 2025

Neste domingo (28), após a confirmação da morte da ex-prefeita de Bonito, Maria Lúcia Heráclio, o atual prefeito do município, Gustavo Adolfo, decretou luto oficial de três dias.

“Soubemos agora do falecimento da ex-prefeita Maria Lúcia Heráclio. Me solidarizo com toda a família e todos os amigos. Já decretamos luto oficial de três dias no município. A empatia está acima de tudo, independente de qualquer pensamento político e partidário”, afirmou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Da Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou – por maioria – o decreto presidencial que retirou o Brasil da Convenção 158 da Organização Mundial do Trabalho (OIT), que proíbe demissões sem causa justificada nos países aderentes. 

A norma encontra-se suspensa no Brasil desde 1996, em função de denúncia apresentada à OIT pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, por meio do decreto. O ato presidencial foi editado meses após o Congresso Nacional ter aprovado a adesão do país à convenção. 

Neste domingo (29), a família de Maria Lúcia Heráclio confirmou a morte da ex-prefeita de Bonito. A confirmação acontece depois de várias especulações e notícias inverídicas do estado de saúde de Lúcia.

Os familiares chegaram a lançar nota esclarecendo que Heráclio estava com a saúde muito debilitada, mas que ainda lutava pela vida. Infelizmente, no final da tarde de hoje Walter Maroja, genro da ex-prefeita, confirmou o falecimento.

Na semana em que o governo amargou derrotas em série no Congresso e ministros foram alvos de críticas e esvaziamentos em suas pastas, Fernando Haddad viu o projeto do novo arcabouço fiscal, prioritário para o Palácio do Planalto e capitaneado por ele, passar com folga no plenário da Câmara, que aprovou a proposta por 372 votos a 108. O resultado, além de contrastar com o desempenho recente do governo na Casa, alçou um petista tido por colegas como um personagem de pouco traquejo político ao posto de articulador eficiente e interlocutor do Executivo junto ao Centrão — ponto sensível do governo neste início de Lula 3.

Além do empenho do ministro nas negociações, pesou em favor de Haddad o fato de a maioria dos congressistas da nova legislatura apresentar perfil mais liberal. Desde o início, o Parlamento emite sinais de que seria preciso o governo apresentar um pacote de compromissos com responsabilidade nos gastos públicos. À frente da Fazenda, o petista também vem se mostrando mais flexível. Ele abandonou antigas ideias, como a de promover uma reforma bancária proposta na campanha presidencial de 2018, e conseguiu se aproximar do mercado. As informações são do O GLOBO.

Nos cinco primeiros meses de gestão Lula, houve um considerável aumento no número de denúncias de racismo dentro do governo federal. De janeiro a maio deste ano, foram 394 ocorrências. Trata-se de um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram enviados pela Controladoria-Geral da União (CGU) ao Metrópoles. A atual média é de três denúncias por dia; até fevereiro, havia, em média, duas notificações por dia.