Veja amanhã na Folha: Eriberto estranha atrasos de Raquel

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, estreando agora no tapete verde da Câmara dos Deputados, Eriberto Medeiros (PSB), me concedeu entrevista para publicação exclusiva na edição de amanhã da Folha de Pernambuco. Entre os assuntos abordados, os atrasos de pessoal no Governo de Raquel e a ação da Polícia Civil na justiça contra a governadora. Para ele, tudo isso é muito estranho, “porque Raquel recebeu um Estado com suas finanças equilibradas”. Mais detalhes, amanhã na Folha.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que “não pensa mais em lista tríplice” em referência à escolha do novo procurador-geral da República – prevista para ocorrer em setembro deste ano. Lula deu a declaração durante entrevista à rádio BandNews.

“Não penso mais em lista tríplice. Não penso mais, porque quando vim para a presidência, trouxe a minha experiência do sindicato. Então, tudo para mim era lista tríplice. Já está provado que nem sempre a lista tríplice resolve o problema. Então, vou ser mais criterioso para escolher o próximo procurador-geral da República”, disse o presidente.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O líder do União Brasil no Senado Federal, Efraim Filho (PB), disse, ontem, que não se deve coibir o endividamento das famílias por meio da apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o parlamentar, punir essas pessoas com a apreensão da carteira de motorista, instrumento de trabalho de milhares de brasileiros, é equivocado. “Sabemos que o início do ano requer um ajuste nas contas de cada cidadão, que há anos paga juros altos. Hoje, quatro em cada dez brasileiros adultos estão negativados e não tem sentido combater esse endividamento apreendendo a CNH. Isso só dificulta ainda mais a situação de quem quer saldar as suas dívidas”, destacou.

Para Efraim Filho, é preciso compreender que o país sofre as consequências da crise provocada pela pandemia da covid-19 e que as famílias estão endividadas não por vontade própria, mas pelo desemprego causado pelo fechamento do comércio e das demais atividades econômicas. Sem contar que, no início do ano, a população fica mais endividada porque acumula os débitos do ano anterior e com os impostos que precisam pagar no ano que entra, como IPTU e IPVA.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Em um evento altamente prestigiado por lideranças de toda a região, entre prefeitos e vereadores, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), inaugurou, ontem, a nova escola municipal Eva Maria Moumesso. Uma grande estrutura com 15 salas de aulas e construída com recursos próprios em um investimento de mais de R$ 3,5 milhões. Nas palavras da prefeita, uma herança a ser preservada.

“Nunca, em nenhum momento de nossa história, um prefeito fez tanto o quanto já fizemos e estamos fazendo e isso nos orgulha porque quem ganha é o povo de Itaíba. Essa escola era um sonho, de poder ver nossas crianças pequenas em um espaço moderno, seguro, equipado e pronto para fazer o futuro de nossos filhos. É uma herança que entrego ao nosso povo e peço que preserve, cuide, para que sirva a muitas gerações”, afirmou.

Palmares - Natal Encantado 2025

Uma postagem nas redes sociais do ex-deputado Danilo Cabral chamou a atenção do mundo político hoje. Ele publicou uma foto de fevereiro do ano passado ao lado do prefeito João Campos, do ex-governador Paulo Câmara e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, no dia em que foi batido o martelo de que ele concorreria ao governo de Pernambuco pela Frente Popular.

“Abri mão de uma reeleição muito provável para o quarto mandato de deputado federal para disputar uma das eleições mais difíceis da história da Frente Popular”, lembrou na legenda que acompanha a imagem. Danilo foi convocado para ser candidato após desistência do ex-prefeito Geraldo Julio devido às denúncias e confusões de sua gestão no Recife e pela briga com Paulo Câmara.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por vídeo, na tarde de hoje, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. No Twitter, Lula escreveu que reafirmou a proposta para um grupo de países neutros intermediarem o diálogo pela paz.

A Ucrânia, há pouco mais de um ano, teve seu território invadido pela Rússia. Desde então, a guerra se arrasta e tornou-se um dos principais problemas geopolíticos do mundo.

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, em reunião conjunta com representantes da gestão, Câmara de Vereadores e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), apresentou o Plano de Contingência do município para os casos de desastres naturais e tecnológicos. Viabilizado pela Defesa Civil, o documento leva em consideração as diretrizes a serem observadas no caso de situações de emergência na cidade.

Os munícipes das áreas de risco de Camaragibe já contam com o apoio da tecnologia para alerta em momentos de emergência. Moradores podem cadastrar o número 40199 para receber mensagens por SMS, oriundas de sistema nacional de monitoramento. Além disso, a população conta com os serviços da Defesa Civil Municipal, que podem ser acionados pelos números 2129-9564 e 9.9945-3015.

Por Diana Câmara*

Nesta semana fui aprovada na seleção do mestrado em Direito e estou super feliz com essa nova fase que se inicia. Na hora de definir um projeto de pesquisa, somei minha bagagem em Direito Eleitoral com a linha de pesquisa disponível do mestrado, Cidadania Digital, e defini o tema baseada em um assunto em alta:  “Controle da (des)informação nas Eleições: como a Inteligência Artificial pode colaborar com a Democracia cooperando com as mídias sociais e Justiça Eleitoral na moderação de conteúdos terceiros”.

Em síntese, pretendo me debruçar sobre como o uso da tecnologia, em especial a Inteligência Artificial, pode colaborar no enfrentamento às fake news nas redes sociais durante a eleição. Esse assunto é tão importante e está tão em alta que ontem o Tribunal Superior Eleitoral se reuniu com os principais representantes das redes sociais para tratar sobre isso, agradecer o trabalho desenvolvido nas Eleições 2022 e ressaltar a importância de uma atuação conjunta para o combate à desinformação. As empresas de plataformas digitais são parceiras do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, criado em agosto de 2019, com a finalidade de prevenir e combater a disseminação de notícias falsas e desinformação sobre o processo eleitoral, principalmente na internet.