PL vai pedir anulação das eleições de 2022

Do O Antagonista

O PL de Valdemar Costa Neto vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral, nos próximos dias, a anulação das eleições de 2022. A ação, que está sendo finalizada, leva em conta ao menos duas auditorias sobre urnas e questiona suposta parcialidade do TSE.

Um desses relatórios de fiscalização, obtido em primeira mão por O Antagonista, conclui não ser “possível validar os resultados gerados em todas as urnas eletrônicas de modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015”.

O documento é assinado por Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL); seu vice Márcio Abreu, engenheiro eletrônico, e o membro associado Flávio Gottardo de Oliveira, engenheiro aeronáutico, ambos formados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do Radar Econômico, da Veja Online

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, passou um recado velado ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 15.

Sem citar Lula, Campos Neto afirmou, no Brazil Conference, evento realizado pelo grupo Lide em Nova York, que a “pandemia deixou cicatrizes”, mas que o país precisa “mostrar ao mundo que temos credibilidade fiscal”. 

“Precisamos de um conjunto de políticas sociais, mas com responsabilidade”, disse Campos Neto. O caminho contrário em relação à preocupação com o cenário fiscal, segundo ele, seria mais nocivo exatamente para os mais pobres.

Toritama - Tem ritmo

Do Poder360

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Roberto Barroso reagiu nesta 3ª feira (15.nov.2022) a um questionamento de um manifestante em Nova York, nos Estados Unidos, sobre o código-fonte das urnas eletrônicas. Enquanto caminhava, um homem pergunta se o magistrado “vai responder às Forças Armadas” e se “vai deixar o código-fonte ser exposto”, numa referência às urnas eletrônicas.

“O Brasil precisa dessa resposta, ministro”, completa o manifestante. “Perdeu, mané, não amola!”, responde Barroso.

O ministro foi a Nova York para participar da 1ª edição da Lide Brazil Conference, que reuniu autoridades brasileiras na 2ª feira (14.nov) e nesta 3ª feira. A abordagem foi registrada em vídeo, que circula nas redes sociais.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, também aparece nas imagens, mas não é questionado pelo brasileiro.

No domingo (13.nov), Roberto Barroso foi abordado por uma brasileira enquanto caminhava pela Times Square, conhecida região turística da cidade de Nova York. Ele encerra a conversa com a mulher ao entrar em uma loja que vende malas e lembranças de Nova York. “Não seja grosseira”, disse.

Palmares - Forró Mares

Em entrevista ao Frente a Frente, há pouco, o prefeito de Vertentes, Romero Leal (PSDB), admitiu, pela primeira vez, disputar a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em oposição ao atual grupo que comanda a instituição, liderado pelo ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e deputado estadual eleito, José Patriota, nome ligado fortemente às forças do PSB, no poder há 16 anos, visto como uma ameaça de oposição à governadora eleita Raquel Lyra (PSDB).
Romero aceita ser o representante das novas forças políticas para tirar o PSB também da Amupe. Ouça sua entrevista!

Ipojuca - No grau

Do Misto Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou hoje (15) que a República “deu poder ao povo e colocou limites aos governantes”. A observação marca o 15 de novembro, Dia da Proclamação da República que mudou o sistema monárquico de governo em república. O ato foi marcado pelos militares e o primeiro presidente do Brasil foi o marechal Deodoro da Fonseca em 1889.

Até agora, 37 homens e uma mulher ocuparam a Presidência da República. Na lista estão aqueles que mesmo eleitos, não exerceram o mandato por morte ou impedimento, bem como as duas juntas militares provisórias no regime presidencialista. “Há 133 anos o Brasil deixava de ter um imperador e passava a ter representantes escolhidos para governar por tempo determinado. Hoje celebramos a república do Brasil, que deu poder ao povo e colocou limite aos governantes”, afirmou o governador.

Em outra observação, o governador do DF comentou nesta tarde sobre os concursos públicos. Para ele, é a melhor “forma de trazer as pessoas mais competentes para o serviço público. Precisamos ampliar algumas áreas e reforçar outras para garantir um atendimento melhor para a população”. Segundo Ibaneis Rocha, desde 2019 foram nomeados 67 mil servidores em todas as áreas.