Lavareda

25/10


2020

Nas fotos de Teixerinha até as sombras se iluminavam

Soube, há pouco, da morte do meu amigo Carlos Teixeira, arrastado pela Covid-19 aos 64 anos. Fotógrafo de mão cheia, profissional que marcou muito o início da minha carreira no Diário de Pernambuco nos anos 80. Teixerinha, como era conhecido, viveu comigo grandes emoções em reportagens sobre as desigualdades sociais do Nordeste. Era o repórter fotográfico da seca, prêmio Esso em dupla com Gildson Oliveira, já falecido também, meu primeiro chefe em Jornalismo.

Teixerinha viajou 10 mil km comigo entre os nove Estados nordestinos para produção da série de reportagens com a temática "O Nordeste que deu certo", finalista do Esso, que acabou virando livro. Era uma figura extrovertida, fumante inveterado, hipertenso e adepto de uma geladinha.

Gordo, tinha picos de pressão que vez por outra provocavam sua ida a uma emergência. Certa vez, abandonou uma pauta comigo em Ouricuri sem avisar. Fui encontrá-lo no hospital da cidade. Teixerinha tinha um olho mágico. Suas fotos, ainda em preto e branco naquela época, ilustravam a primeira página do velho DP frequentemente. 

Foi companheiro também de rondas policiais no start da minha chegada ao DP. Na redação, dividia os momentos de diversão com outro fotógrafo: Rodger Rodrigues, grande lente angular, premiadíssimo. Rodger e Teixerinha eram de direita, mas faziam juras ao comunismo. Nos momentos de maior tensão de fechamento da edição, nos surpreendiam gritando: "Abaixo a ditadura! Viva Che".

Uma alusão a Che Guevara, revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Uma figura importante da Revolução Cubana. Seu rosto estilizado tornou-se um símbolo contracultural de rebeldia e insígnia global na cultura popular. Rodger tinha a exata noção de que o jornal era conservador, temente ao regime militar.

Teixerinha deixa um grande vácuo, cinco filhos e uma legião de amigos. Suas fotos sobre seca varreram o mundo. Quando as minhas palavras não ficavam claras, os leitores tiravam as dúvidas concentrados nas fotografias dele. Aprendi com ele que uma imagem vale mais que mil palavras. Meu amigo exercitava com fidelidade o preceito máximo de que o objetivo de tirar fotos é para que não seja necessário explicar as coisas com palavras. Depois que conheci Teixerinha passei a acreditar que há coisas que ninguém veria se não as que fossem fotografadas por ele. 

Boas fotografias como as dele são aquelas que comunicam um fato, toca o coração e deixa o espectador uma pessoa mudada por tê-la visto. Nas fotos dele não haviam sombras que não pudessem ser iluminadas.

Que Deus o tenha!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

25/10


2020

Com Lupércio ausente, aliados promovem buggyata

O prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Professor Lupércio (SD), está ausente dos atos de campanha após ser diagnosticado com a Covid-19. Mesmo assim, a agenda seguiu na Marim dos Caetés com uma grande "buggyata" promovida por aliados e demais apoiadores. O ponto de partida foi a Avenida Pedro Álvares Cabral, em Jardim Atlântico.

A equipe do gestor destaca que a via é uma das mais de cem que foram requalificadas durante a administração de Lupércio, com pavimentação, acessibilidade, nova sinalização, sistema de drenagem e reforço na iluminação. O encerramento foi no comitê central da campanha, localizado na Avenida Presidente Kennedy. Passando por bairros como Jardim Atlântico, Casa Caiada, Bairro Novo, Bultrins, Peixinhos e Caixa D'água.

Moradora da cidade há mais de 30 anos, a comerciante Marina Silva aproveitou para mandar uma mensagem de apoio ao prefeito, que se recupera da Covid-19. "Nunca vi melhor prefeito nesses anos todos. Deus permita que ele se recupere logo e a gente possa voltar a ver Lupércio pelas ruas, conversando e trabalhando pela gente", afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

25/10


2020

Marília participa de carreata na Zona Sul do Recife

Candidata a prefeita do Recife pelo PT, Marília Arraes promoveu novamente uma grande carreata na Zona Sul da cidade, na manhã de hoje. A prefeiturável esteve acompanhada do vice de chapa, José Arnaldo (PSOL).

"A carreata de hoje mostrou, mais uma vez, que os recifenses acreditam no nosso projeto. Passamos por bairros como Imbiribeira, Jordão, Ipsep e vimos que as pessoas querem uma cidade mais amiga, mais justa, menos desigual. Foi assim nos tempos do PT e será assim a partir de 2021", disse Marília.

Porta a porta na Imbiribeira

Antes da carreata, Marília participou de uma atividade na comunidade do Coqueiral, na Imbiribeira. No porta a porta, a candidata do PT ouviu depoimentos dos moradores do local sobre a falta de saneamento básico, as filas absurdas nos postos de saúde e a falta de creche dentro da comunidade. 

"É um absurdo que em pleno 2020 as pessoas tenham que dormir em uma fila para tentar marcar uma consulta. É um absurdo que uma mãe não possa trabalhar porque não há creche para o filho. Vamos mudar essa situação a partir do ano que vem", assegurou a prefeiturável.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Tem calma marcos de camaragibe, queima rosca.

marcos

Essa Marília é muito fraca, só entende de botar gaia.


Abreu no Zap

25/10


2020

Paulista: militância da coligação de Padilha briga entre si

Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, os últimos acontecimentos da política esquentaram de vez a campanha. Após a mudança na chefia do Executivo e a consequente demissão em massa de comissionados, foi a vez de a militância da coligação "Paulista com nossa cara", encabeçada pelo prefeiturável Francisco Padilha (PSB) – nome apoiado pelo prefeito afastado, Junior Matuto –, brigar entre si.

Um vídeo registra troca de socos e empurrões entre militantes de candidatos a vereador que apoiam o socialista. Conforme o blog apurou, as agressões ocorreram ontem no bairro de Paratibe, onde Padilha liderou uma caminhada. Nas imagens, é possível ver a confusão generalizada, com bandeiras de postulantes à Câmara Municipal de Paulista sendo arrancadas.

O blog procurou a assessoria de Francisco Padilha para que ele se pronunciasse sobre a situação. "O vídeo mostra que (a briga) não foi dentro da caminhada. A rua está deserta e só tem alguns militantes de proporcionais que se desentenderam. A militância da majoritária é responsabilidade da coordenação da campanha. Mas cada proporcional tem sua própria militância. Como são mais de 280 candidatos, fica muito difícil nos responsabilizarmos pelo comportamento de todos", explicou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/10


2020

FBC: Mendonça é o mais preparado para o Recife

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo no Senado, participou de ato de campanha do candidato do DEM a prefeito do Recife, Mendonça Filho, hoje. Na ocasião, afirmou que um novo ciclo na política de Pernambuco será inaugurado a partir das eleições municipais. Na capital, segundo o senador, a mudança se dará com o voto no democrata.

“A polarização está se dando. Vamos enfrentar no segundo turno aquele que representa a continuidade do que o Recife não quer. E entre as opções para a mudança, o Recife vai escolher quem ama o Recife, quem gosta do Recife, quem tem sangue pernambucano, para poder pulsar e vibrar na alma do povo”, disse FBC. 

“De longe, Mendonça é o mais preparado, o mais experiente, e que tem gestão comprovada nos diversos cargos que ocupou”, prosseguiu.

Para Fernando Bezerra, a crise econômica decorrente da pandemia vai exigir que as prefeituras façam parcerias com o Governo Federal para viabilizar investimentos e garantiu apoio a Mendonça. “Estou hoje aqui para dizer que, como líder do Governo no Senado, estarei ao seu lado para que a gente possa viabilizar os recursos necessários para projetar um novo tempo na política do Recife”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Tem calma marcos de camaragibe, queima rosca.

marcos

Concordo com você Kelson, um político sem expressão. Ele foi deputado estadual, Deputado Federal, Prefeito, Secretário de estado ( no governo Eduardo Campos), Ministro de Dilma Jumenta, e agora Senador. da república. Sim, pai de um Deputado Federal, de um Deputado Estadual e de um Prefeito. É não tem expressão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernandes

Fora Mendonça!

Kelson Menezes da silva

Um politico sem expressão um nojento , um lixo da politica de Pernambuco defendendo outro bosta eterno candidato lixos


Banco de Alimentos

25/10


2020

Carmen promove grande evento em Agrestina

O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), demonstrando novamente apoio à candidatura de Carmen Miriam (DEM), que disputa a Prefeitura de Agrestina, no Agreste Central de Pernambuco. Ele participou de um ato político promovido pela aliada, ontem. O vice de chapa, Paulo Sargento (DEM), também esteve no encontro.

Na ocasião, Eriberto explanou o motivo de acreditar na candidatura. "Ninguém é obrigado a ser político. Vai ser político porque quer. Agora o político tem uma grande obrigação na vida: é ser sério, é ser honesto", destacou o deputado, sinalizando que Carmen reúne essas características.

O evento realizado pela coligação Agrestina do lado certo reuniu muitos apoiadores. Pessoas da zona rural e da cidade estiveram presentes em mais um ato em favor da prefeiturável do DEM, que demonstrou a confiança. "Vamos ganhar essa eleição porque o povo de Agrestina cansou dessa corrupção! Eu nunca desisti de Agrestina", afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/10


2020

Vice do PSDB do Cabo declara apoio a Lula Cabral

O vice-presidente municipal do PSDB e ex-vereador do Cabo de Santo Agostinho, Marcos Marinho, declarou na manhã de hoje, apoio à reeleição do prefeito Lula Cabral (PSB). Marinho foi do grupo de Elias Gomes durante 24 anos e ocupou cargos importantes: foi secretário de Agricultura e superintendente de Ordem Pública nas gestões do ex-prefeito no Cabo e em Jaboatão dos Guararapes. Marinho não acompanhou o antigo aliado, que vai caminhar com Keko do Armazém (PL).

“A política é feita de boas intenções. Esse movimento que faço é movido de boas intenções. Sou uma pessoa independente e ajudei a construir um projeto durante 24 anos e pude fazer muito pelo Cabo. Construo política com uma relação de fraternidade, com quem está comigo e quem não compartilha das minhas ideias. Respeito quem não me segue e quem deixo de seguir. Por isso, a partir deste momento, apoio a candidatura de Lula Cabral por entender que não podemos apostar na inexperiência”, disse Marcos Marinho.

O prefeito-candidato Lula Cabral comemorou o apoio. “Marcos, você faz um grande gesto. No meu governo construímos pontes, temos o melhor projeto para a cidade. Você é uma referência para mim. Estamos firmando esse compromisso para ajudar o Cabo. Vamos governar juntos e contarei com a sua contribuição”, afirmou. 

Marcos chega com o apoio de mais de 50 lideranças do seu grupo político para reforçar o palanque de Lula Cabral.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/10


2020

Célia lidera grande caminhada em Ipojuca

O distrito de Nossa Senhora do Ó recebeu a caminhada da candidata à reeleição para a Prefeitura de Ipojuca, Célia Sales (PTB), ontem. O evento reuniu diversos apoiadores e teve a presença de candidatos a vereador da coligação "Por amor a Ipojuca e ao ipojucano", além da vice-prefeita, Patrícia de Leno (Podemos). 

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e os deputados estaduais Antônio Coelho (DEM) e Romero Sales Filho (PTB) participaram da caminhada, demonstrando que a prefeita-candidata tem apoios no Congresso e na Assembleia Legislativa. Além dos próprios moradores de Nossa Senhora do Ó, caravanas de Camela, Ipojuca sede, praias e área rural marcaram presença. Famílias inteiras também compareceram ao ato político.

Ao final, Célia Sales agradeceu aos presentes e falou sobre a campanha. “Que emoção imensa foi nossa caminhada. E como esse amor todo me renova a cada dia e aumenta, sempre, minha vontade de continuar trabalhando por minha gente querida”, ressaltou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/10


2020

Namorada de João já detonou fundo eleitoral

Primeira-dama em potencial do Recife, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) já chegou a fazer duras críticas ao fundo eleitoral, turbinado em dezembro de 2019 pelo Congresso. Foi dessa verba que o seu namorado, o candidato a prefeito João Campos (PSB), retirou os R$ 7,5 milhões, batendo recorde entre todos os prefeituráveis das capitais brasileiras.

"O Fundão, do tamanho que a gente tem, na minha opinião, é imoral. E um Congresso, uma política, um Brasil de forma geral, que tope falar em aumento de fundão quando a gente não está tendo dinheiro - diz o Governo - para pagar bolsa de R$ 100 para aluno. Para mim, é uma inversão de prioridades, uma politicagem que me magoa muito", desabafou Tabata em 2019. Assista ao vídeo.

Diante disso, o que tem a dizer a parlamentar sobre a vultosa quantia recebida pelo novo amor de sua vida? Durante a campanha eleitoral, em 2018, a deputada pedetista chegou a pagar R$ 23 mil ao namorado da época, o colombiano Daniel Alejandro Martínez Garcia. Ao ser questionada pela imprensa, justificou que o ex-amor prestou "serviços de análise estratégica para a candidatura, de agosto a outubro" e disse que tinha "gratidão".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/10


2020

Clebel faz carreatas e conversa com população em Salgueiro

O prefeito e candidato à reeleição de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PL), e a vice de chapa, Paizinha Patriota (PSD), realizaram, ontem, um bate-papo e uma carreata no Distrito de Umãs. Hoje, a dupla participa de uma nova carreata e conversa com a população do distrito quilombola de Conceição das Crioulas. Na localidade, as escolas municipais José Neu, José Mendes e Bevenuto Simão estão passando por reformas.

Clebel também participou de uma carreata, na última sexta-feira (23), na zona rural no sítio Montevidéu. Depois assistiu ao jogo de futebol amador em Campinhos. Na ocasião, o candidato do PL conversou com os moradores e apresentou as propostas e projetos para dar continuidade a ações de sua gestão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/10


2020

Odacy promete sanear bairros em Petrolina

O candidato a prefeito de Petrolina Odacy Amorim (PT) participou, ontem, de mais uma carreata, intitulada "Acelera 13". Ao lado da deputada estadual Dulci Amorim (PT), o prefeiturável passou pelos bairros Henrique Leite, Idalino Bezerra e Vila Vitória. Durante o ato, Odacy recebeu cumprimentos de moradores e aproveitou para destacar seus projetos para as comunidades.

"Tive a alegria de entregar aos moradores desses bairros a Escola Municipal Miguel Arraes. Agora, se Deus permitir, serei o prefeito que vai construir o Pátio da Feira Livre, concluir todo o saneamento e pavimentar as ruas daqui. Tudo isso, sem endividar a Prefeitura", declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/10


2020

A democracia se revigora na alternância do poder

Por Marlos Porto*

No início destas breves linhas, friso que não pauto minha opinião nem minhas escolhas políticas pela expectativa de determinado resultado eleitoral nem pelo conceito que venha a ter perante os demais. Ainda que fosse a única voz disposta a defender aquilo que julgo correto e, assim, atraísse a oposição de um exército contrário, tal não me demoveria de fazê-lo.

Penso que nossa cidade, assim como nosso Estado e nosso país, vive dias difíceis. Há anos imersos em uma crise econômica grave, que tem a corrupção política como pano de fundo, temos uma relação opressiva e cínica com a Democracia. Tal qual mulher covardemente traída e espancada por uns e abandonada à própria sorte por muitos, a Democracia sofre nas nossas mãos. Mas, hipocritamente, fazemos-lhe juras de amor eterno, de que não poderíamos viver sem ela.

Ser fiel à Democracia não é ter fidelidade canina a esse ou àquele governante. Este é que deve ser fiel ao povo e às propostas de governo assumidas. Gratidão é um sentimento nobilíssimo, mas que não pode se confundir jamais com servilismo. Traem a Democracia aqueles que anestesiam suas consciências pelo apego a cargos ou vantagens, aqueles cuja vontade débil cede ao fanatismo interesseiro e egoísta que só enxerga a cor dos que se encontram ao seu lado. 

Violam brutalmente a Democracia os que compram votos de eleitores e apoios de “lideranças” políticas, não merecendo ser chamados de governantes, mas de usurpadores. Os que vendem seu voto e seu apoio, por seu turno, não são diferentes de rufiões da Democracia; prostituem-na incansavelmente para deixar recheados os seus bolsos, ao fim do que, para eles, não passa de uma longa e depravada noitada eleitoral, que só termina às 17 horas do dia do pleito. Essas tristes figuras, contudo, ao verem seus “clientes” derrotados, vão se aprochegando saltitantes aos vencedores e em breve serão, mediante paga, as mais ardorosas defensoras de suas iniquidades.

Abandonam a Democracia os que veem essas cenas dantescas ou delas tomam conhecimento, mas sequer esbravejam contra essas orgias forçadamente impostas à virtuosa jovem ateniense. Sim, a Democracia é uma jovem que a cada eleição se renova. Sua alma pura resta intacta às ofensas terríveis que a cada quatro anos impõem ao seu corpo. Ao exibir seu frescor juvenil a cada eleição, ficamos deslumbrados e nos damos conta do quanto ela é bela, do quanto é virtuosa, do quanto sua existência é benéfica para todos nós. Perguntamos a nós mesmos: “que seríamos de nós sem ela?” – mas quase sempre nada fazemos para defendê-la.

Mas por que a deixamos sofrer pisoteada pelos(as) falsos(as) e incompetentes líderes que se julgam no direito de ditar os destinos da cidade? Por que aceitamos que os endinheirados se julguem no direito de comprá-la como se fosse escrava? Como nada fazemos para impedir, a Democracia passa quatro anos acorrentada em um calabouço e até esquecemos da sua existência; vivemos quatro anos de olhos fechados e bocas cerradas, como se outra alternativa não houvesse para as injustiças que nos vitimam que não a de suportá-las com paciência e contra elas rezingar de vez em quando.

Livre e protegida, a Democracia seria uma Joana D’Arc que faria despertar em nosso povo a sua dignidade intrínseca e restauraria a sua autoconfiança, galvanizaria a união dos trabalhadores contra seus vis algozes e quebraria as correntes da opressão. Humilhada e pisoteada, ela é, nas mãos dos poderosos de sempre e dos usurpadores de plantão, um vazio amuleto exibido a cada quatro anos para afastar críticas e aplacar sentimentos de revolta nas massas.

Assim, o que Arcoverde, Pernambuco e o Brasil precisam é proteger a democracia para que não seja acorrentada por mais quatro anos pelo continuísmo perpetuador de privilégios e opressões. É na alternância de poder que a Democracia se revigora. Como diz a célebre frase de Rosa Luxemburgo: “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem”.

*Bacharel em Direito, servidor público e membro do Cidadania em Arcoverde


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha