O Gov.br ainda funciona?

Por Inácio Feitosa*

Durante muitos anos, o GOV.BR foi apresentado como uma das maiores conquistas do governo digital brasileiro. Para quem acompanha a evolução da tecnologia pública, a plataforma simbolizava eficiência, integração e modernização administrativa. Eu sempre defendi esse projeto. Considero-me uma pessoa atualizada em tecnologia, habituada a sistemas digitais, assinaturas eletrônicas e autenticação de serviços.

Justamente por isso, a experiência recente com o GOV.BR não pode ser interpretada como dificuldade individual, mas como sintoma de um problema mais profundo: o sistema que deveria simplificar a vida do cidadão tornou-se, em muitos casos, um obstáculo.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O Conselho Nacional de Previdência Social se reuniu, em Brasília, nesta quinta-feira (29), para sua 321ª reunião ordinária. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, abriu o encontro lembrando aos conselheiros que o governo estendeu o prazo para que aposentados e pensionistas possam pedir o ressarcimento dos descontos associativos descontados indevidamente de seus benefícios. Agora, os segurados terão até 20 de março para aderir ao acordo de ressarcimento junto ao INSS. “Vou levar ao presidente meu pedido para que este prazo possa ser ainda maior”, informou. As informações são do Ministério da Previdência.

O ministro disse também que reconhece o aumento das filas de espera, mas garantiu que atuará junto à sua equipe para melhorar os indicadores. “Continuaremos vendo a fila de maneira prioritária e vamos enfrentar essa fila de maneira efetiva, para que ela seja reduzida rapidamente. São pessoas vulneráveis, que precisam do apoio do estado e merecem receber uma resposta o mais rápido possível”, afirmou.

O prefeito de Paulista, Ramos (PSDB), divulgou um vídeo nas redes sociais no qual comentou críticas direcionadas à sua gestão. O conteúdo foi publicado em meio a manifestações de insatisfação de moradores em relação a problemas urbanos, como buracos, acúmulo de lixo e reclamações sobre serviços públicos. Confira:

Caruaru - IPTU 2026

Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP) visitaram, nesta sexta-feira (30), as obras da nova unidade do Hospital de Amor em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O equipamento está em fase de implantação e será voltado ao atendimento oncológico, com serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população do interior a tratamentos especializados contra o câncer. A agenda contou com a presença do médico Henrique Prata, diretor-presidente do Hospital de Amor.

A instituição é referência nacional na prevenção e no tratamento do câncer, realizando cerca de 170 mil atendimentos por mês em mais de 27 unidades de prevenção e oito unidades de tratamento espalhadas pelo país. No início de janeiro, Eduardo da Fonte esteve na unidade de São Paulo acompanhado de diretores de hospitais oncológicos de Pernambuco para conhecer o modelo de gestão da instituição e discutir a adoção de práticas semelhantes no estado. “A chegada desse hospital representa um passo decisivo na interiorização da saúde”, afirmou Eduardo da Fonte.

A unidade de Garanhuns deverá ser inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará em Pernambuco para participar do desfile do Galo da Madrugada, no Recife, seguindo posteriormente para o Agreste. A informação foi confirmada pela senadora Teresa Leitão (PT), que informou ainda que o hospital receberá o nome de Dona Lindú, em homenagem à mãe do presidente.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

À CNN, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que irá escolher entre Ratinho Junior (PR), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS) para disputar a Presidência da República até o dia 15 de abril.

“O critério é político, avaliação vai feita ao longo desses 60 dias. Até 15 de abril deve estar escolhido esse nome. Os três estão muito bem preparados, são três governadores que durante oito anos governaram seus estados com aprovação extraordinária. O PSD não tem projeto de poder, tem um projeto de Brasil”, afirmou.

Segundo Kassab, “vale muito pesquisa, perspectiva, capacidade de agregar no segundo turno e desenvolvimento de pré-campanha” serão avaliadas para o partido fazer a escolha. As informações são da CNN.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

João Alberto Martins Sobral – JC

O Bal Masqué do Clube Internacional do Recife nasceu em um tempo em que os clubes sociais eram protagonistas da vida cultural da cidade. Muito antes do o Carnaval ganhar as ruas na dimensão que tem hoje, eram os salões que concentravam os grandes encontros, e o Internacional figurava entre os espaços mais prestigiados da sociedade pernambucana.

Inspirado nos tradicionais bailes de máscaras europeus — especialmente os franceses e italianos —, o Bal Masqué foi criado para celebrar o Carnaval com elegância, fantasia e distinção. A proposta era clara: unir o espírito irreverente da folia ao rigor social da época, oferecendo uma noite em que o luxo convivia com o mistério das máscaras.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, disse, há pouco, ao blog, que as tratativas para o ingresso do ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, na legenda ocorreram lá atrás, mas não avançaram. “Não tem mais negociações. Estamos abrindo outros canais para reforçar a nossa chapa, que já é bastante competitiva”, afirmou.

Antes, o Correio Político precisa fazer uma pequena correção sobre o que aqui foi escrito na quarta-feira (27). Que vai, porém, na linha da análise que será feita. Se o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), não sair do governo para disputar o Senado, a vice-governadora Celina Leão (PP) não precisará, pela lei, se desincompatibilizar para concorrer a governadora.

Ela pode disputar no cargo. Mas essa hipótese não a interessa. Porque, nesse caso, ela não poderá assumir em momento nenhum o governo. Na prática, um prejuízo semelhante a ter que sair do GDF. Porque não disputará a reeleição com a máquina a seu favor. Ainda mais caso se confirme o temor de que, assim, Ibaneis não venha a trabalhar por ela.

Não é só o Banco Master
Sem dúvida, a principal razão pela qual Ibaneis Rocha cogitou permanecer no GDF é aumentar sua blindagem para se defender das acusações de envolvimento com as possíveis irregularidades que estão sendo investigadas na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB. Mas, para além disso, há também uma razão política. Que vai na linha da avaliação que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, faz ao pregar candidatura própria.

Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) iniciaram, nesta sexta-feira (30), uma greve com paralisação total das atividades nos serviços do Complexo Hospitalar da universidade. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia do Diretório Acadêmico Josué de Castro, com a participação de mais de 100 alunos, como resposta aos cortes no fornecimento de alimentação estudantil no complexo.

De acordo com os estudantes, a UPE não dispõe de restaurante universitário, o que restringe o acesso à alimentação a opções consideradas caras e incompatíveis com a realidade socioeconômica de parte do corpo discente. Eles afirmam ainda que, apesar de cumprirem altas cargas horárias em estágios obrigatórios e não remunerados, os alunos não recebem alimentação no complexo hospitalar. A mobilização reivindica que o Governo do Estado volte a financiar o fornecimento de refeições a todos os estudantes que atuam nos serviços do Complexo Hospitalar da UPE.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, suspendeu os efeitos de uma liminar que havia impedido o reajuste da tarifa do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). As informações são do Blog Cenário.

Segundo a decisão do desembargador, impedir o reajuste poderia levar à redução da frota, diminuição da oferta de ônibus e demissão de trabalhadores, afetando diretamente milhões de usuários.

A decisão atende a um pedido do Governo de Pernambuco, que alegou risco de grave prejuízo à ordem e à economia públicas caso o aumento fosse mantido suspenso.

O ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, atualmente sem partido, deve ingressar no Podemos para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. As tratativas estão bem avançadas, segundo fontes ligadas a direção do Podemos.

Segundo essas mesmas fontes, a deputada estadual Socorro Pimentel, esposa do ex-prefeito e ainda filiada ao União Brasil, aguarda a janela partidária em abril para decidir por qual partido disputaria um mandato para Câmara dos Deputados. Há chances de acompanhar o marido na travessia para o Podemos.

Por Anthony Santana – Blog da Folha

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá ser o primeiro chefe do Executivo federal a participar de o maior bloco carnavalesco do mundo de acordo com o Guinness Book: o Galo da Madrugada. Durante a passagem, o gestor ainda deve inaugurar um hospital especializado em prevenção e tratamento oncológico, no Agreste. Em ano de eleição, a visita do líder petista poderá ser um teste de estratégia para a composição do palanque em dos mais importantes colégios eleitorais do Nordeste.

O cenário do estado se desenha para uma possível disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos. O posicionamento do presidente Lula é visto como estratégico no estado. No partido do chefe do Palácio do Planalto, há lideranças que defendem tanto o apoio a Raquel Lyra quanto a João Campos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando uma ampla gama de opções militares para utilizar contra o Irã e enfraquecer o regime Khamenei, mas ainda não tomou uma decisão, revelou o jornal norte-americano “The New York Times”.

Segundo o jornal, o conjunto atual de opções inclui bombardeios e até a possibilidade de forças americanas realizarem operações especiais encobertas em locais dentro do Irã.

Nos últimos dias, Trump também vem ponderando se uma mudança de regime seria uma opção viável, afirmou a reportagem. As informações são do g1.

Merendeiras que atuam em escolas da rede estadual anunciaram paralisação das atividades a partir da próxima semana, em Arcoverde, no Sertão do Estado, em protesto contra atrasos no pagamento de salários e benefícios. O anúncio foi feito durante reunião realizada na quadra da Escola Supletiva do município, onde as trabalhadoras relataram falta de respostas da empresa terceirizada responsável pelos contratos e ausência de previsão para a regularização dos valores.

Segundo as profissionais, a paralisação foi definida após tentativas de negociação com a empresa, que, de acordo com o relato, atribuiu os atrasos à falta de repasses do Governo do Estado. “Promessa a gente já teve demais. As merendeiras só vão voltar a trabalhar quando estiver tudo em dia, salário e benefícios”, afirmou Elma, merendeira do município de Ibimirim. Ela acrescentou que há divergência de informações sobre os pagamentos e que a categoria busca esclarecimentos formais sobre a origem do problema.

As trabalhadoras informaram ainda que pretendem acionar o sindicato da categoria e buscar providências administrativas e judiciais para garantir o recebimento dos valores em atraso. Caso não haja solução, a paralisação poderá se estender para outras cidades a partir dos próximos dias. “A gente precisa saber onde está a falha nesse caminho, porque sem resposta nenhuma, nenhuma merendeira do Estado vai trabalhar enquanto não receber”, disse a representante do grupo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao hospital nesta sexta-feira, em Brasília, para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã de quinta-feira (29), exames pré-operatórios para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, que acontecerá amanhã (30). Hoje à tarde, o presidente segue rotina de despacho na Granja do Torto”, diz nota, divulgada pelo governo. As informações são do jornal O GLOBO.

Lula já havia passado por uma cirurgia de catarata em outubro de 2020. Na época, o petista interrompeu a sua atuação como cabo eleitoral da disputa municipal que estava em andamento.

O presidente voltou ao Brasil na noite de quarta-feira depois de viagem ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, entregou, na terça-feira (27), o parque esportivo do distrito de Camela. A solenidade contou com a presença da deputada estadual e primeira-dama do município, Simone Santana, além de moradores, lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais.

O equipamento reúne uma Academia de Saúde, com aparelhos voltados à prática de atividades físicas, e uma praça destinada ao convívio social da comunidade. De acordo com a gestão municipal, a iniciativa integra a política de ampliação de espaços públicos nos distritos, com foco em lazer e promoção da saúde. Durante a cerimônia, Carlos Santana afirmou: “Entregamos um complexo esportivo e um espaço de convivência pensado para atender diferentes faixas etárias e incentivar hábitos saudáveis”.

A Academia de Saúde recebeu o nome de Selemias Tirbutino, profissional de educação física natural de Camela, falecido em setembro do ano passado. O parque está localizado ao lado do Gramadão do distrito, que conta com grama sintética e iluminação em LED. Segundo a prefeitura, já foram entregues quatro gramadões no município, em Vila do Estaleiro, Nossa Senhora do Ó, Camela e Serrambi, ampliando áreas destinadas à prática esportiva.

A articulação para Jair Bolsonaro ir para a prisão domiciliar envolve não apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas também conta com o apoio de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) que nos bastidores têm manifestado apoio à transferência do ex-presidente.

Segundo relatos obtidos pela equipe da coluna, o ministro Gilmar Mendes ajudou a convencer o relator da trama golpista, Alexandre de Moraes, a receber Michelle em seu gabinete no último dia 15. As informações sãao do blog da Malu Gaspar para o jornal O GLOBO.