Governo de PE

23/08


2019

André é condecorado com Medalha Exército Brasileiro

Durante evento realizado, na manhã de hoje, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília, o líder do PSD na Câmara, deputado André de Paula, foi condecorado com a Medalha Exército Brasileiro. A solenidade homenageia o Dia do Soldado, oficialmente comemorado em 25 de agosto, e foi presidida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Receber essa condecoração é razão de honra e de grande alegria para mim, ainda mais num evento tão tradicional e importante, que acontece justamente no dia de nascimento do patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias”, destaca André de Paula.

Honraria – A Medalha Exército Brasileiro é destinada a cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares bem como suas Organizações Militares, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. Outros dois parlamentares do PSD foram agraciados com a medalha: Domingos Neto (CE) e Hugo Leal (RJ).

Também estavam presentes o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; da Defesa, Fernando Azevedo; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; da Cidadania, Osmar Terra; e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura do cabo

23/08


2019

Flávio Leandro agora é cidadão do Recife

Foto: Arthur Marrocos

A vereadora Aline Mariano (PP) e a ex-vereadora Marília Arraes (PT), eleita deputada federal, entregaram, há pouco, ao talentoso cantor e poeta Flávio Leandro o título de cidadão do Recife. Natural de Bodocó, Flávio virou novo filho da capital por proposição da então vereadora Marília Arraes, enquanto Aline foi autora do requerimento da sessão.

O plenário da Câmara lotou para prestigiar o cantor, que após a saudação final pegou sua viola, declamou e cantou alguns dos seus sucessos ao lado de Sarah, sua filha de voz encantadora.

A sessão foi presidida pelo vereador Ivan Moraes e contou com a presença do empresário Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, ao qual à Folha está vinculada. Também estavam presentes artistas amigos de Flávio, como Luizinho de Serra, Paulo Matricó, banda Chinelo Rasgado e Diego Cabral. Flávio se emocionou também ao ver muitos amigos na plateia, como Abdias Félix, assessor do deputado Wolney Queiroz, e a poetisa Mariana Teles, filha do poeta Valdir Teles. Abaixo o discurso de Aline.

Meus senhores e senhoras vereadoras,

Caro Flávio Leandro, Cidadão do Recife.

Tem uma música de sua autoria – Semeando – na qual você diz que quem semeia o carinho, colhe gratidão, quem planta o amor, colhe amizades. Bastaram apenas seis meses com seus pés fincados na poética e romântica Recife, já revestido da condição auditor fiscal concursado da Receita Estadual, para, como faz o beija-flor, captar o sêmen do teu imenso amor pelo Recife.

De raízes impregnadas no pé da chapada do Araripe, você se firmou como gente na vida lá nas veredas do Sertão, mas tua alma foi lavada pelas águas do rio Capibaribe, que também inspirou João Cabral de Melo Neto com a sua obra Cão sem plumas, imortalizada na memória de todos recifenses, conhecida no mundo inteiro.

Os sobrados e casarões do Recife nunca saíram do teu pensamento. Você foi compor, cantar e decantar o teu Sertão se inspirando no teu povo sofrido de lá, mas teus incontáveis fãs e admiradores de cá, desta terra que viras hoje cidadão, nunca deixaram de seguir teus passos, um por um.

Viram você participar do primeiro festival de música, o Sementes da Terra, cantando composições de sua autoria. Te viram ainda ser vocalista da banda Raio de Laser e curtiram teu primeiro CD, Travessuras. Vibraram em seguida com mais um CD de tua autoria, Brasilidade, apontando o teu caminho definitivo da tua carreira: o verdadeiro e autêntico forró pé-de-serra.

Se emocionaram, ainda, com o reconhecimento da tua obra por artistas de renome nacional, como Flávio José, Elma Ramalho e Jorge de Altinho, cantando “Pode vir de mala e cuia”.

Dizem que na vida o melhor é vencer os caminhos mais difíceis, nunca percorrer os mais fáceis. Sua motivação sempre foram os caminhos mais espinhosos. Afinal, não é fácil fincar raízes em terras tão distantes e inóspitas e se firmar como uma das maiores referências da musicalidade nordestina.

Há pouco, tua belíssima canção Chuvas de Honestidade, que se traduz num grito bravo e altivo para pôr abaixo a famigerada indústria da seca, viralizou nas redes sociais e ganhou as manchetes dos jornais ao ser citada pelo presidente da República.

Nesta música, meu caro Flávio Leandro e novo cidadão do Recife, você se incorpora a todos nós, nordestinos, denunciando em versos cantarolados o sofrimento secular de nossa gente pela escassa e, muitas vezes, explorada água para se beber no Sertão.

Ninguém se faz gente na vida sozinho. Para tua amada Cícera, teu primeiro, único e verdadeiro amor, alicerce das tuas vitórias, cantaste na música “Nós dois: “Nosso amor é noite enluarada/ Cheiro de terra molhada/ Sertão verde Plantação/ Nosso amor é caso pra cinema/ Dá os versos de poema/ O alimento da canção”.

Tem um ditado popular que diz que filho de peixe, peixinho é. Teu imenso amor por Cícera abriu as janelas do mundo para David, Emanuel e Sarah. E é tua única herdeira mulher, Sarah, que estais jogando aos palcos da vida para encantar o mundo com a sua bela voz.

Em Oferendar, composta em parceria com o talentoso Xico Bezerra, ela dá um nó no coração da gente: “Deixa eu me banhar no orvalho fresco desse teu amor/ Deixa eu me molhar na cachoeira do teu carinhar/ Deixa eu me entranhar pelas veredas do teu coração”.

Flávio, você tem uma dezena de músicas, mas faz a gente ter mais saudade do Sertão em “Na paz do Sertão”, na que tua homenageia teu pai, “Meu pai”, e nos levanta o ego com o “Orgulho de ser nordestino”. Faz o coração da gente bater forte com “De mala e cuia”, e nos traz o Sertão em poesia com a igual melodia “O poeta cantador”. Faz qualquer um cair no forró com a “Dança do dia a dia”. Isso para citar algumas canções dentre tantas outras maravilhosas.

Esta honraria de seres cidadão do Recife não foi iniciativa minha, mas da ex-vereadora e amiga Marília Arraes, hoje deputada federal, que atuou nesta Casa emprestando o seu talento, a sua capacidade e seu elevado espírito público, servindo aos que nada têm sem do poder usufruir, fiel aos princípios do seu avô Miguel Arraes.

Mas saiba, Flávio, que tanto eu como todos os vereadores desta Casa José Mariano se sentem igualmente padrinhos da tua cidadania recifense.

Pegue este diploma e não coloque apenas na parede para te lembrares que és cidadão recifense. Quando dedilhar teu violão ou aprumar a tua sanfona, canta o Recife como cidadão da gema, a terra que te deu luz, a cidade repleta de pontes, de mocambos, de palafitas, de praias, de noites boêmias, cruzada pelo Rio Capibaribe que se confunde com o Beberibe. 

No teu caminhar, em cima do palco arrastando milhares de fãs, renova a fé se espelhando em ilustres conterrâneos, como Gilberto Freyre, Mauro Mota, Nelson Rodrigues, Joaquim Nabuco, Clarice Lispector, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardoso, Álvaro Lins, Reginaldo Rossi e Marcos Vinicius Vilaça.

Enaltece Manuel Bandeira. Diz como Ariano Suassuna dizia: “Para onde vais, ô minha amada Recife. E quando sentires saudade, se inspira ainda em Manuel Bandeira:

“Recife, há que tempo que não te vejo! Não foi por querer, não pude. Nesse ponto a vida me foi madrasta, Recife. Mas não houve dia em que te não sentisse dentro de mim: Nos ossos, nos olhos, nos ouvidos, no sangue, na carne, Recife.

Muito obrigado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Detran

23/08


2019

A verdade, segundo Zeca Cavalcanti

Prezado Magno,

Em atenção à verdade dos fatos, ao nobre jornalista e aos seus incontáveis leitores e ouvintes, peço licença para esclarecer e trazer o que há de concreto e real acerca dos fatos distorcidos que foram levantados por aqueles que infelizmente fizeram a minha querida Arcoverde parar na história.

Como você bem disse, bastou nós colocarmos nosso time em campo, nossos adversários liderados pela atual prefeita, que não pode mais ser reeleita, começaram a nos atacar, querendo nos proibir do direito de ir e vir, reflexo do desespero por não ter um nome nem uma administração aprovada para defender.

Ontem, o seu conceituado blog trouxe a notícia de visitas que tenho realizado nas ruas, feiras livres, estabelecimentos comerciais e nas casas das pessoas, onde temos recebido o abraço e apoio do povo de Arcoverde que nos incentiva a retomar o progresso e o desenvolvimento que a cidade viu ao longo dos anos de 2005 a 2012, quando tive a honra de ser o seu representante na Prefeitura, notícia essa que restou replicada em vários sites e blogs do Estado.

Ainda no dia de ontem, o procurador Geral do Município de Arcoverde – Antônio Joaquim Ribeiro Júnior, acessou o processo 0800318-74.2017.4.05.8310, às 10h28, como consta dos registros do sistema processual, não se sabe com que intenção, pois o Município de Arcoverde não é parte no mesmo, e em seguida foi distribuída uma nota falando de detalhes desse processo, com o intuito de querer confundir as pessoas, com informações desencontradas e inverdades.

Mas a verdade, eu passo a expor. 

A questão decorre de auditoria no transporte escolar no ano de 2011 realizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, que após os recursos que apresentados, aquele respeitável órgão concluiu pela total inexistência de responsabilidade de nossa parte.

Em relação ao processo que tramita na Justiça Federal, a nota elaborada e escrita pela Prefeitura escondeu a verdadeira realidade, qual seja, que apresentamos todas as provas ao juiz e ao Ministério Público Federal que o serviço foi rigorosamente prestado; que o Tribunal de Contas concluiu pela regularidade e que, por essa razão, o juiz Federal da 28.ª Vara e a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região negaram os pedidos de bloqueio dos meus bens, da empresa prestadora do serviço e das dignas servidoras que faziam parte da comissão de licitação. Tivemos ainda oportunidade de esclarecer esses fatos em audiência e o próprio Ministério Público Federal dispensou a ouvida de testemunhas.

Quanto a existência de dez inquéritos tramitando em meu desfavor, conforme disse a nota produzida pelos aspones mal instruídos da prefeita, eles esqueceram de mencionar as decisões dos ministros Marco Aurélio, Luiz Fux e Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal que arquivaram vários desses processos a pedido da própria Procuradora Geral da República, Dra. Raquel Dodge.

Continuarei como sempre acreditando e colaborando totalmente com a Justiça e o Ministério Público, como venho fazendo todos esses anos, para que prevaleça a verdade. Tenho minha vida conhecida do povo, sempre morando na mesma casa, construída antes mesmo de sermos prefeito desta querida terra.

Essa é a realidade dos fatos que faço questão de demonstrar, em respeito ao povo livre e independente de Arcoverde pelo qual continuarei lutando dia e noite, na esperança da retomada de dias melhores, no firme intuito de tirar a cidade do atraso dos últimos anos, colocando-a de volta nos trilhos do desenvolvimento, criando oportunidades para todos, gerando empregos, melhorando a saúde e cuidando de nossa cidade.

Com todo respeito,

Zeca Cavalcanti
Ex-prefeito de Arcoverde


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

23/08


2019

Maia responde a provocação de Bolsonaro

Jair Bolsonaro resolveu ironizar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por conta da crise ambiental. Depois de Maia anunciar a criação de uma comissão externa da Câmara para avaliar as queimadas na Amazônia, o presidente afirmou na manhã desta sexta-feira na saída do Alvorada que ouviu dizer que Maia vai doar os R$ 2 bilhões do Fundo Partidário para apagar incêndios na região.

Ao BR Político, Maia respondeu à provocação presidencial: “Minha proposta séria e efetiva, e não fake news, foi peticionarmos junto ao Supremo, pedindo os R$ 2,5 bilhões do Fundo da Petrobrás para o combate às queimadas na floresta. Recursos que estão parados, e poderiam entrar hoje mesmo no caixa do governo”. Segundo o presidente da Câmara me disse, esses R$ 2,5 bilhões “resolveriam o contingenciamento do Ministério do Meio Ambiente e ainda teríamos recursos para colocar na Educação, a maior parte”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/08


2019

Paulo participa de caravana do 13º do Bolsa Família

Finalizando a peregrinação pelo Sertão do Araripe, o governador Paulo Câmara vistoriou as obras de construção da nova ponte em concreto sobre o Rio Pequi, em Bodocó, que avançam em ritmo acelerado, envolvendo 26 profissionais no trabalho. A intervenção está sendo feita pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que se encontra interditado, no km 20 da PE 545. O aporte de aproximadamente R$ 2,5 milhões em recursos próprios será investido com a expectativa de entregar a ponte ainda em outubro deste ano, beneficiando diretamente mais de 37,9 mil moradores do município.

Já em Ouricuri, também no Araripe, Paulo Câmara participou, ao lado do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, da 60ª Caravana do 13º do Bolsa Família, na Escola de Referência em Ensino Médio Fernando Bezerra. O governador classificou as ações voltadas para os que mais precisam como importantes para nortear seu governo. “Todos nós sabemos que o Brasil passa por um momento muito ruim. É uma crise que não acaba. Aqui em Pernambuco, eu tenho dito que temos que trabalhar, fazer as parcerias, estar junto com os prefeitos e prefeitas, conversando com deputados e com a sociedade, com vocês, fazendo aquilo que pode melhorar a vida de cada pernambucano e pernambucana”, resumiu.

O encontro reuniu beneficiários do Bolsa Família de Ouricuri para apresentar detalhes da iniciativa estadual, que vai conceder até R$ 150 por ano, a título de parcela extra, aos pernambucanos cadastrados no programa federal. No município, são 37.327 beneficiários do programa, o que representa 54% da população local. Além desta cidade, o evento também vai passar por São José do Belmonte, hoje, no Clube Mega W. Atualmente, 1.178.788 famílias pernambucanas são atendidas pelo Bolsa Família, o que representa 36% da população total do Estado. Com o 13º, a gestão estadual vai injetar cerca de R$ 175 milhões na economia por ano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

23/08


2019

Miguel busca ampliação de voos para Petrolina

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, em breve passagem por São Paulo, reuniu-se com a diretoria da Azul Linhas Aéreas, ontem. No encontro, o gestor solicitou a ampliação do número de operações na empresa de aviação para a cidade sertaneja e a redução do valor das passagens.

O prefeito foi recebido pelo presidente da Azul, John Rodgerson, e o diretor de Planejamento, Marcelo Bento. Na reunião, Miguel falou sobre o crescimento da geração de empregos em Petrolina, a produção de frutas, o volume de obras que tem impulsionado o município a se desenvolver e a importância do turismo na região. Tendo em vista esses fatores, o prefeito demonstrou a necessidade de mais voos para o Sertão por conta da demanda de negócios e fluxo de turistas.

"Já houve uma ampliação de 220 para quase 500 voos do ano passado para cá. Mas mostrei a necessidade urgente de ampliação das rotas de Salvador, Brasília e a diminuição dos preços das passagens para o Recife. Petrolina vive um momento excelente e a Azul é importante nessa estratégia para garantir mais turistas e negócios para nossa cidade", resumiu após o encontro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

23/08


2019

Maia prepara missão pelo meio ambiente

Para dar sequência à mobilização do Congresso em defesa da pauta ambiental, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fará viagem à Europa para tentar contornar a péssima imagem que o País está passando por conta das queimadas e aumento do desmatamento na Amazônia. Ontem, Maia anunciou a criação de uma comissão para acompanhar o problema. A comitiva brasileira vai ser composta pelo presidente da Câmara acompanhando de um grupo de deputados. O plano é de conversar com parlamentares da Inglaterra, França, Itália e Alemanha e reforçar o compromisso brasileiro com a sustentabilidade. São duas as maiores preocupações do grupo: a ameaça à confirmação do acordo Mercosul-União Europeia e impactos negativos ao agronegócio, de acordo com a Coluna do Estadão.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que foi figura central para o fechamento do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia foi convidada a integrar a comitiva, mas declinou em virtude da agenda. Ainda assim, considera positiva a iniciativa. Ela monitora com preocupação a escalada da crise. Ainda não há data definida para a missão, mas a expectativa é de que a comitiva viaje já no próximo mês. O discurso que os parlamentares vão tentar vender será de unidade e de compromisso do Brasil com o meio ambiente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/08


2019

Curso sobre Eleições Municipais chega ao Sertão do Araripe

A terceira edição do curso “Eleições Municipais 2020 | Novas Regras” chega ao município de Ouricuri, na próxima quinta-feira feira (29).  A ação que já ocorreu nas Regiões do São Francisco e do Agreste Central é resultado da parceria entre a Assembleia Legislativa (Alepe), Tribunal Regional Eleitora (TRE/PE) e a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

Revisar as principais alterações das regras eleitorais aplicáveis às eleições de 2020 é o principal objetivo. Prestação de Contas, Extinção de Coligações e Propaganda Eleitoral, estão entre os temas que mais provocam dúvidas nos pré-candidatos. Quem quiser participar pode se inscrever pelo telefone (81) 3183.2469 ou pelo e-mail [email protected]

De acordo com o superintendente da Escola do Legislativo José Humberto Cavalcanti, o curso irá percorrer por todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado. “Queremos orientar da melhor forma os cidadãos sobre a reforma eleitoral de 2017 que trouxe várias mudanças que afetarão diretamente  os candidatos aos cargos de prefeito e vereador, em 2020. Em grande medida, o exercício da cidadania está diretamente relacionado ao grau de conhecimento que os políticos e eleitores venham a ter com a legislação eleitoral do seu país”, ressaltou José Humberto.

Este encontro beneficiará os dez municípios do Sertão do Araripe: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ibubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. As palestras ficarão a cargo do chefe de Seção de Auditoria de Contas Eleitorais Partidárias do TRE/PE, Marcos Andrade, e do chefe do Cartório Eleitoral do TRE/PE em Ouricuri, James Lopes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha