Zema deveria me trazer um troféu, diz Lula sobre dívida dos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira (22/1) críticas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aos vetos presidenciais no programa de renegociação das dívidas dos estados.

Lula afirmou que Zema “deveria me trazer um prêmio, um troféu” pelo projeto aprovado, e disse que “talvez só Jesus Cristo fizesse” uma medida igual se fosse presidente da República.

“A palavra obrigado é tão simples, mas para falar obrigado é preciso ter grandeza. As pessoas têm que ter grandeza, têm que ter caráter, humildade, para agradecer uma coisa que é feita”, discursou o presidente durante assinatura da concessão de trecho mineiro da BR-381, no Palácio do Planalto.

Veja outras postagens

A iminente disputa eleitoral entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deveria ser evitada. Essa é a visão do publicitário Edson Barbosa, que já atuou com os pais de ambos os políticos, os ex-governadores João Lyra Neto e Eduardo Campos, respectivamente. Para ele, os dois gestores devem se unir na defesa da reeleição do presidente Lula (PT).

“Eu tive em Pernambuco muitos mestres, como Miguel Arraes, Eduardo Campos, Fernando Lyra e Romeu Batista. Se os quatro estivessem vivos hoje, João e Raquel estariam unidos em apoio ao presidente Lula (PT), e ofereceriam ao Brasil e ao mundo a maior vitória na reeleição dele. Cuidariam do Estado e do Brasil juntos. Mesmo ambos sendo candidatos a governador, fazendo o debate político, mas em defesa de Pernambuco. Eles sempre juntaram. Eu não vejo nenhuma necessidade de um confronto entre Raquel e João”, disparou Barbosa, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por este blogueiro.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Por Cleber Lourenço – ICL Notícias

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou generais condenados pela tentativa de golpe a exercerem atividades dentro das Forças Armadas como forma de remição de pena acendeu um alerta no meio militar e jurídico. Para especialistas em direito militar ouvidos pelo ICL Notícias, a medida ultrapassa o caso concreto e cria um precedente institucional que pode produzir efeito em cascata dentro das três Forças.

A preocupação se intensifica diante do pedido encaminhado pela Marinha ao STF para que o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Força, também possa exercer atividades internas, apesar de já ter sido condenado na esfera penal. Caso a autorização seja concedida, avaliam juristas, o precedente deixará de ser excepcional e passará a alcançar Exército, Marinha e Aeronáutica, com potencial de multiplicação de pedidos semelhantes.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Cristiane Ribeiro – JC

O metrô do Recife receberá um investimento de R$ 500 milhões para a sua recuperação, conforme anunciado em vistoria realizada na última sexta-feira (16) pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em companhia com a governadora Raquel Lyra.

O engenheiro civil e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENCPE), Stênio Cuentro, participou do programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, e fez uma análise crítica sobre o anúncio e as condições atuais do sistema metroviário da capital pernambucana.

Caruaru - IPTU 2026

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa, o Edinho, um dos maiores nomes do marketing político no Brasil, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Bem-sucedido marqueteiro em campanhas eleitorais no País e no exterior, o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa, o Edinho, que ganhou notabilidade como estrategista das eleições do ex-governador Eduardo Campos, estará no podcast ‘Direto de Brasília’ desta terça-feira (20). O programa é uma parceria deste blog com a Folha de Pernambuco, com transmissão pelo YouTube e 165 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia e Alagoas.

Edinho é um dos maiores nomes do marketing político no Brasil. Foi da equipe do PT em momentos de crise, como durante o escândalo do Mensalão, e ajudou a construir o projeto político de Eduardo Campos de 2005 a 2014.

Atuou em mercados estrangeiros, como Angola, Equador, Paraguai, Venezuela e conquistou relacionamento na Europa, sempre por meio da prestação de serviço em marketing político. Ele também é consultor em comunicação de interesse público, nos segmentos institucional, corporativo e político.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O empresário Antônio de Souza contou, em entrevista recente ao programa Debate Geral, apresentado pelo jornalista Roberto Gonçalves, na Rádio Arari FM 90,3, a trajetória marcada por dificuldades pessoais, problemas de saúde e perdas familiares até se consolidar como empreendedor no Sertão pernambucano. Natural do interior do Ceará, ele relatou episódios da infância vivida em extrema pobreza, em uma casa de taipa, ao lado dos pais e de dez irmãos, em meio às dificuldades impostas pela seca e pela falta de acesso a serviços básicos.

Ainda criança, Antônio de Souza enfrentou graves problemas de saúde decorrentes de acidentes que comprometeram sua mobilidade. Um deles ocorreu aos três anos de idade, quando sofreu uma queda que lhe causou dores intensas e dificuldades para andar. Anos depois, aos dez, foi atingido acidentalmente por um disparo de espingarda, o que exigiu cirurgia e tratamento especializado. A possibilidade de recuperação só se concretizou após esforço próprio para custear o deslocamento até a capital cearense, onde trabalhou como jardineiro e estudou no período noturno.

Confira a entrevista completa:

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou, nesta terça-feira (20), uma Assembleia Extraordinária presencial, no Hotel Canarius, em Gravatá, reunindo prefeitos, prefeitas e representantes dos municípios pernambucanos para discutir temas estratégicos da agenda municipalista.

A programação teve início com a abertura conduzida pelo presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, seguida de informes institucionais, que abordaram a nova logomarca da entidade, a Conexão CNM (que acontece nos dias 29 e 30 de janeiro, no Recife Expocenter), o 9º Congresso da Amupe, marcado para 27 e 28 de abril, no mesmo local, além da abertura das inscrições para o banco de Boas Práticas Municipais e da mobilização municipalista prevista para 24 de fevereiro. Também foi tratada a adesão de municípios entre 20 e 50 mil habitantes ao apoio que a Amupe oferece na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, através do novo setor de Arquitetura e Engenharia da entidade.

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), intensificou nas últimas semanas uma ofensiva para se firmar como principal ponte do bolsonarismo com o eleitorado evangélico, mas tem enocontrado resistências. Segundo interlocutores, pastores influentes atendem telefonemas, aceitam conversas reservadas e mantêm canais abertos com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas evitam qualquer gesto público que pareça antecipar uma sucessão.

A avaliação que circula no segmento é que o senador ainda não reúne densidade política suficiente para liderar o campo conservador em 2026 e, por isso, sua tentativa de se apresentar como herdeiro natural vem esbarrando em resistência. Procurado, Flávio não se manifestou. As informações são do jornal O GLOBO.

O município de Toritama promove, no dia 22 de março, a 1ª Corrida ROMU, com largada no Parque Biblioteca Maria dos Anjos. A prova contará com percursos urbanos de 5 km e 10 km e integra a agenda esportiva local de 2026, com foco na prática de atividades físicas e na ocupação dos espaços públicos. As inscrições são realizadas exclusivamente de forma online através do link: https://www.ticketsports.com.br/e/1-corrida-da-romu-85572 e os participantes receberão kit com camisa oficial, número de peito, chip de cronometragem, medalha de conclusão, além de hidratação e lanche.

A organização prevê estrutura de apoio com controle de trânsito, atendimento médico, áreas de aquecimento e largada única. Haverá premiação em dinheiro para diferentes categorias nas duas distâncias. O evento também contará com apoio logístico, incluindo tendas institucionais e sistema de som, e tem expectativa de atrair corredores da região, ampliando a participação no calendário esportivo do município.

O Circuito Nacional BYD de Vaquejada terá sua grande final realizada, pela primeira vez, em uma arena de futebol. A Arena de Pernambuco foi escolhida para receber o evento, que celebra um dos esportes mais tradicionais do Nordeste. O anúncio foi feito durante uma live realizada no Recife, com a presença do deputado federal Eduardo da Fonte, além de lideranças políticas, empresários, vaqueiros e do cantor Wesley Safadão.

Ao todo, o circuito contará com 17 etapas nesta temporada. Pernambuco, estado de forte tradição na vaquejada, sediará oito delas, incluindo a etapa final, marcada para a Arena de Pernambuco. Será o primeiro estádio construído para a Copa do Mundo de 2014 a receber um evento desse porte ligado à vaquejada.

O deputado Romero Albuquerque (União Brasil) rebateu declarações feitas nesta terça-feira (20) pela governadora Raquel Lyra (PSD) sobre o pedido de impeachment apresentado contra ela na Assembleia Legislativa (Alepe). Segundo o parlamentar, que é o autor da solicitação, a chefe do Executivo estadual segue sem explicar a ausência de fiscalização à empresa de ônibus Logo Caruaruense, que pertence à família dela e opera de forma irregular há três anos. Em lugar de dar respostas à sociedade, na avaliação do deputado, a governadora tem preferido se esquivar ao fazer apelos emocionais.

“Junto aos prefeitos, alguns de regiões afetadas pela operação irregular da Logo Caruaruense, tudo o que a governadora pediu foi para que olhassem nos olhos dela e vissem que ela é uma pessoa honrada. Ninguém está precisando de apelo emocional. Na sexta-feira, ao anunciar o fechamento da empresa, ela pareceu falar como ex-sócia, e não como chefe de um governo que se omitiu em fiscalizar. Ela diz que não foge de temas ariscos. Então, que responda o que os pernambucanos precisam saber sobre o suposto favorecimento à empresa da família dela, que colocou passageiros em risco”, disse.

O deputado estadual Cayo Albino, líder da oposição na Assembleia Legislativa, levantou questões sérias sobre a atuação da governadora Raquel Lyra, que tem recorrido frequentemente ao Judiciário para resolver questões internas da Assembleia Legislativo. Cayo indagou se a governadora tomará medidas legais contra a empresa de ônibus do seu pai, o ex-governador João Lyra.

Nos últimos três anos, a empresa tem sido beneficiada pelo governo de Raquel, operando sem as vistorias obrigatórias e sem o pagamento das taxas necessárias, configurando uma situação irregular. Além disso, a empresa acumula uma dívida superior a R$ 1 milhão em impostos.