Zema deveria me trazer um troféu, diz Lula sobre dívida dos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira (22/1) críticas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aos vetos presidenciais no programa de renegociação das dívidas dos estados.

Lula afirmou que Zema “deveria me trazer um prêmio, um troféu” pelo projeto aprovado, e disse que “talvez só Jesus Cristo fizesse” uma medida igual se fosse presidente da República.

“A palavra obrigado é tão simples, mas para falar obrigado é preciso ter grandeza. As pessoas têm que ter grandeza, têm que ter caráter, humildade, para agradecer uma coisa que é feita”, discursou o presidente durante assinatura da concessão de trecho mineiro da BR-381, no Palácio do Planalto.

Veja outras postagens

Ações ocorrem neste fim de semana para antecipar atendimentos impactados pela manutenção dos sistemas previdenciários no final de janeiro

Para garantir a continuidade dos atendimentos e minimizar os impactos da modernização dos sistemas previdenciários, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, neste fim de semana, dias 17 e 18 de janeiro, mutirões de atendimento em estados do Nordeste. As ações visam antecipar atendimentos que estavam agendados para o período de 28 a 30 de janeiro, quando as agências estarão temporariamente fechadas em todo o país.

A mobilização é coordenada pela Superintendência Regional Nordeste e envolve agências do INSS em estados como Ceará, Sergipe, Alagoas, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte, reforçando o compromisso da instituição com a prestação contínua de serviços à população.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, disse haver um “apagão” no trabalho da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) durante o Governo Raquel Lyra. Nesta sexta (16), ao comentar o escândalo envolvendo a Logo Caruaruense, empresa da família da governadora, o parlamentar ressaltou que vem alertando há meses sobre a omissão do órgão na realização de vistorias e fiscalizações em linhas regulares e alternativas.

“Agora está explicado por que eu cobrava tanto e o Governo de Pernambuco não reagia quando o assunto era transporte intermunicipal. A EPTI não está fazendo o dever de casa para fiscalizar as empresas das linhas regulares, como a que pertence à família da governadora, e não está cumprindo o decreto que regulamenta o transporte complementar, levando esses trabalhadores de volta à clandestinidade. No fim das contas, enquanto o Governo Raquel Lyra se omite, os operadores e passageiros é que estão em perigo nas estradas, sobretudo nos rincões mais distantes do nosso estado”, declarou Sileno.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe hoje o baterista Gel Fernandes, um dos fundadores da banda Rádio Táxi, grupo que se destacou no cenário do pop rock brasileiro a partir dos anos 1980.

Formada em São Paulo, a Rádio Táxi ganhou projeção nacional com canções que se tornaram sucessos nas rádios e trilhas de novelas e filmes, como Garota Dourada, Eva, Coisas de Casal e Dentro do Coração. A banda surgiu a partir de ex-integrantes do Tutti Frutti, grupo de apoio de Rita Lee, após a saída da cantora dos Mutantes, e teve papel relevante na consolidação do rock brasileiro daquela década.

Caruaru - IPTU 2026

O jornalista, radialista e publicitário Carlos Britto confirmou que será pré-candidato a um cargo no Legislativo nas eleições de outubro. O comunicador informou que a decisão está tomada, embora ainda não tenha divulgado a legenda nem o cargo que irá disputar. Nesta semana, Britto esteve no Recife para avançar nas articulações políticas e consolidar o projeto, com previsão de anúncio oficial após o período carnavalesco.

Com trajetória na comunicação regional e atuação em Petrolina e municípios do Sertão, Britto afirmou que a entrada na disputa eleitoral é resultado de um planejamento prévio. “Vim de origem muito simples, sem sobrenome importante ou privilégios. Ninguém fala comigo sobre dificuldades sem que eu saiba exatamente do que se trata; eu as vivi na pele”, declarou. Sobre a pré-candidatura, acrescentou: “Só posso dizer que não será uma coisa improvisada, mas um projeto robusto e trabalhado em todos os detalhes. O julgamento será do povo”.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A revelação de que o cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, Fabiano Zettel, fez aportes financeiros por meio de um fundo de investimentos no resort pertencente aos irmãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli tem mobilizado deputados e senadores que defendem a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso no Congresso. Para esses parlamentares, o magistrado deveria se declarar impedido ou suspeito diante de um flagrante de conflito de interesses.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que assinou nesta semana um pedido de impeachment de Toffoli e defende a instalação de uma CPI, avalia que o ministro gozava do “crédito da dúvida” sobre a existência de conflito de interesses na sua atuação, mas que, agora, diante dos fatos revelados pelo Estadão, ele deveria se afastar da investigação. “Dá tempo de ele se declarar impedido ou suspeito, inclusive pela transparência das investigações”, afirmou. As informações são do Estadão.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Cortejada por aliados de Lula para compor uma candidatura em São Paulo e com um convite em mãos do PSB para assumir a empreitada, a ministra Simone Tebet (Planejamento) tem uma conversa marcada no fim do mês com o presidente para definir o futuro político.

O encontro contempla o desejo do Palácio do Planalto de montar um palanque forte no maior estado do país, com 33,5 milhões de eleitores, para a tentativa de reeleição do chefe do Executivo.

Ser candidata em São Paulo, no entanto, pode representar a saída de Tebet do MDB, partido ao qual está filiada há 27 anos. A legenda comanda a capital com o prefeito Ricardo Nunes e apoia a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), dois nomes que estarão ao lado da candidatura presidencial de oposição. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Comissão dos Habilitados da Segurança Pública de Pernambuco

Candidatos aprovados em todas as fases dos últimos concursos da Segurança Pública de Pernambuco (CFO PMPE, CFO CBMPE, Soldado CBMPE, Polícia Civil e Polícia Científica) uniram vozes para denunciar o que classificam como uma manobra política e eleitoreira do governo de Raquel Lyra. Segundo os grupos, a gestão estadual estuda descartar candidatos prontos para focar em novos editais visando o calendário das próximas eleições.

Incoerência e desperdício de dinheiro público

A principal queixa dos candidatos reside na contradição entre o discurso oficial de “prioridade na segurança” e a prática de ignorar quem já superou todas as etapas do certame. Os habilitados relatam um custo financeiro, físico e mental extenuante ao longo de um ano de avaliações, incluindo provas objetivas, testes físicos (TAF), exames médicos e psicotécnicos.

O conflito entre o pastor Silas Malafaia e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ganhou um novo capítulo de ofensas. Malafaia acusou, nesta sexta-feira (16), a senadora de só citar pequenas igrejas sem relevância e pediu para que ela “não seja cínica e nem mentirosa”.

O desentendimento entre os dois começou nessa terça-feira (14), após Malafaia cobrar publicamente um posicionamento de Damares depois de ela afirmar, no domingo (11), que “grandes igrejas” estariam envolvidas no esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A senadora chegou a divulgar que os documentos em relação às igrejas são públicos e citou listas e pastores envolvidos, entre eles o pastor André Valadão. As informações são do Metrópoles.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), se reuniu com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) horas antes de determinar a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da PF (Polícia Federal) para a Papudinha, na tarde de quinta-feira (16).

A informação foi inicialmente revelada pelo portal Metrópoles e confirmada pela CNN. De acordo com fontes do partido de Michelle, o encontro teria sido intermediado pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ).

Durante a reunião, Michelle teria feito um apelo ao ministro, pedindo pela prisão domiciliar do marido ao citar o estado de saúde do ex-mandatário. As informações são da CNN.

Nesta sexta, em cerimônia no Rio, o presidente Lula disse que é preciso combater a disseminação de mentiras na internet, de olho nas eleições de 2026. Ele também criticou uso de Inteligência Artificial em manipulação de fotos de mulheres. A fala vem após um novo vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) com acusações sobre suposto monitoramento de transações via Pix, o que foi desmentido pela Receita Federal.

Segundo Lula, a sociedade atual estaria “vivendo o mundo da mentira”. Em um auditório repleto de sindicalistas, ele disse que as pessoas não podem se “acovardar diante das mentiras do fake news que essa gente faz todo o santo dia”. As informações do jornal O GLOBO.

Estadão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gostou da transferência da sede da Superintendência Regional da Polícia Federal para o presídio da Papudinha, também em Brasília, e vê a decisão como “bom gesto”. A avaliação é relatada por aliados do ex-presidente que se encontraram com a esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, após a transferência, na mesma noite.

A determinação de transferência foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na tarde desta quinta-feira, 15. A Papudinha é o nome popular do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, que faz parte do Complexo da Papuda e onde ficam presos policiais e pessoas politicamente expostas.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), afirmou, hoje, que a decisão da empresa Logo Caruaruense, de propriedade de João Lyra, pai da governadora Raquel Lyra (PSD), de entregar as linhas de transporte intermunicipal que operava, representa uma confissão das irregularidades denunciadas pela imprensa e prova de omissão da governadora. Segundo o parlamentar, o caso atinge um grau de gravidade que já se configura como um escândalo nacional. 

Para Rodrigo Farias, o recuo da empresa não encerra o problema – pelo contrário, agrava ainda mais a situação e exige ações imediatas do Governo do Estado e da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI).