Por Maya Santos – Leia Já
O cantor Zeca Baleiro voltou a criticar o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Em carta aberta destinada ao prefeito da cidade do Agreste de Pernambuco, Sivaldo Albino (PSB), o artista reiterou sua opinião sobre a passarela em frente ao palco. De acordo com Zeca, a montagem distância o artista do público, além de ser segregadora.
“A configuração de palco não é boa, deixa a público de verdade, o fã do artista, muito longe, atrás de um gradil segregador, que afasta a plateia do palco e dificulta qualquer possível interação. Entendo a necessidade de contemplar patrocinadores e autoridades locais, mas o festival deve ser do povo.”, declarou o artista.
Leia maisA carta foi publicada no Instagram nessa segunda-feira (14). O texto reitera o posicionamento do cantor de 59 anos durante show no FIG, no último dia 12 de julho.
Zeca Baleiro sugere mudanças
No texto, Zeca também afirmou que a queixa sobre a disposição do palco contempla as impressões do público. O cantor salientou ainda a necessidade de que haja um investimento maior na estrutura de som do festival.
“Zanzei pela passarela, conversei com o público, brinquei, dancei, foi divertido. Mas os comentários no Instagram não deixam dúvidas… Se o festival pode pagar grandes cachês a artistas superpopulares, certamente pode viabilizar também um som ultraprofissional, até como forma de respeitar o trabalho dos artistas convidados”, escreveu.
Ao abordar as insatisfações, ele sugeriu: “a configuração é ruim e discriminatória, mudem por favor; e o som é péssimo, não condiz com a reputação do festival. Não economizem com isso, afinal o palco é para shows de música, não para discursos políticos.”
Diversos artistas concordaram com o artista. “A prefeitura não tem tato com público por que não se trata de cultura, se trata de lucro. Brigada por trazer a visão do artista e do público pra uma gestão que esquece que cultura é feijão com arroz. É simples”, declarou a cantora garanhuense Bella Kahun.
Fazendo ainda uma menção política, para finalizar a carta, Zeca Baleiro pediu respeito ao público, cobrou o prefeito mencionando o fato dele fazer parte do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi direto: “não façam do FIG um festival VIP”.
Leia menos