Zé Queiroz visita feira e comunidades rurais em agenda de campanha em Caruaru

O candidato à Prefeitura de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), realizou na manhã deste domingo (15) uma visita à feira do bairro Boa Vista, onde foi recebido pelos feirantes. Durante o encontro, Queiroz destacou a importância de ouvir diretamente as necessidades de quem trabalha no local. “É muito bom bater papo com os feirantes, escutar de perto as necessidades de quem vive o dia a dia desse espaço tão importante para nossa cidade. É assim que vamos trabalhar na prefeitura”, afirmou.

Após a passagem pela feira, Zé Queiroz e seu companheiro de chapa, Tonynho, seguiram para a zona rural, visitando as comunidades de Jacaré de Gonçalves Ferreira e Gonçalves Ferreira. Durante as visitas, o candidato reforçou a importância do diálogo com os moradores para fortalecer a campanha. “Em cada lugar que passamos, fortalecemos o nosso pedido de voto, compartilhando ideias e planos para que Caruaru se consolide como um lugar mais justo e igual para todos”, comentou Queiroz.

Veja outras postagens

Álvaro Porto consolida oposição à Raquel Lyra em fiscalização presencial a hospital

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), radicalizou a oposição à governadora do Estado, Raquel Lyra (PSD). Na política, nada é definitivo. Não existe “para sempre”. Mas Porto tem demonstrado que esse é um caminho sem volta, pelo menos por enquanto. Em dois dias desta semana, o presidente fez duras críticas à gestora em áreas nevrálgicas do governo: segurança pública e saúde.

Após subir à tribuna da Alepe e classificar a gestão como ineficiente no combate à violência, em um discurso duríssimo no qual Porto afirmou que o governo mascara os números da segurança, o parlamentar, ontem (14), esteve pessoalmente no Hospital da Polícia Militar de Pernambuco para inspecionar o local. A unidade, há meses, vem sendo alvo de denúncias, inclusive neste blog.

O hospital é oficialmente denominado Centro Médico Hospitalar da PMPE (CMH) e fica no bairro do Derby, na área central do Recife. O propósito é atender aos integrantes da polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, além de seus familiares. Mas quem precisa de assistência sofre com inúmeros problemas estruturais. Houve reclamações — pasmem — sobre a falta de medicamentos para pacientes com câncer.

Existe um simbolismo forte no gesto de Álvaro Porto. A visita em si de um deputado a uma unidade hospitalar para checagem de denúncias não é propriamente uma novidade. O diferente nesse caso é o peso do cargo de Álvaro. Um presidente de Poder Legislativo visitar presencialmente um hospital para vistoriar o local tem peso maior, porque se trata justamente do líder daquele poder — ainda mais sendo Álvaro um nome referendado na Casa entre os pares.

Os discursos enfáticos na tribuna da Alepe já sinalizavam para o endurecimento da oposição de Álvaro, mas, até então, eram feitos de dentro da Casa. A atitude do presidente de sair das dependências da Assembleia para praticar a oposição pode ser interpretada como a consolidação do posicionamento contrário à gestão Raquel Lyra.

É como se o presidente da Alepe tivesse vestido publicamente — e de forma definitiva — a capa de fiscal do governo, agora presencialmente. Além disso, foi dado o recado: essa não será a única vistoria. “Vamos fazer novas visitas em outras unidades de saúde. Ainda há muitos problemas e vamos cobrar providências ao Governo”, declarou Porto.

Comissão de Saúde vai cobrar providências – O presidente da Alepe informou que a Comissão de Saúde da Casa será responsável por sistematizar as informações obtidas na visita ao Hospital da PMPE e enviar um relatório ao Palácio do Campo das Princesas, cobrando providências da governadora Raquel Lyra. Álvaro esteve acompanhado de outros oposicionistas, como os deputados estaduais Coronel Alberto Feitosa (PL), Joel da Harpa (PL), Cayo Albino (PSB), Júnior Matuto (PSB) e do deputado federal Coronel Meira (PL).

Ministro Wellington Dias em PE O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, cumprirá agenda oficial em Pernambuco nesta sexta-feira (16). O ponto central da visita será a solenidade de assinatura de convênios entre o Governo Federal (MDS) e entidades cristãs pernambucanas, que ocorrerá às 14h, no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.

Quem vazou a fala de Janja? O mundo político nacional espera com ansiedade o nome da pessoa que vazou a conversa que Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tiveram com o dirigente da China, Xi Jinping, e que teria causado um mal-estar na comitiva que viajou com o presidente para o país asiático. De acordo com relatos feitos à Folha de S.Paulo, a suspeita compartilhada por diversos integrantes da comitiva acabou afunilando no nome do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que não tem boa relação com Janja.

Em Pernambuco, a pauta é o MDB – Já o mundo político em Pernambuco acompanha com atenção o que acontecerá na disputa pela Executiva Estadual do MDB. A sigla realiza eleição na próxima semana, mas os bastidores estão pegando fogo há meses, por causa da crise familiar que o pleito provocou. O filho do ex-senador Jarbas Vasconcelos, o deputado estadual Jarbinhas, enfrenta a própria irmã, a advogada Adriana Vasconcelos, que é a vice na chapa de Raul Henry.

Renato começa andanças O deputado estadual Renato Antunes (PL), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, cumpre, desde ontem, uma série de agendas no Sertão, com atividades previstas até o próximo sábado (17). Na agenda, mais uma rodada de visitas da Caravana Por Mais Educação, iniciativa capitaneada pelo parlamentar para acompanhar de perto as demandas da rede pública estadual e dialogar com a comunidade escolar da região.

CURTAS

Sem se intimidar Mesmo diante da pressão do presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alepe, deputado Alberto Feitosa (PL), afirmou que não pautará, nos próximos 15 dias, a sabatina de Virgílio Oliveira, indicado pela governadora Raquel Lyra (PSD) para administrar o arquipélago. “A pauta é de minha responsabilidade e eu não vou pautar”, garantiu, durante visita de fiscalização ao Hospital da Polícia Militar, no Derby, no Recife.

Pagando O prefeito de São José do Egito, no Sertão, Fredson Brito, anunciou ontem o início do pagamento dos salários atrasados de dezembro de 2024, deixados pela gestão anterior. A medida contempla aposentados que recebem até um salário mínimo e que estavam sem receber o valor devido, totalizando mais de R$ 300 mil em folha quitada. O prefeito também destacou que a gestão continuará trabalhando para regularizar os demais débitos herdados.

Edinho faltou O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, tido por muitos como favorito entre os candidatos à presidência nacional do PT, com apoio do presidente Lula, perdeu a chance, ontem, de falar com o Nordeste. Faltou à entrevista marcada para o podcast Direto de Brasília, apresentado pelo titular deste blog. A alegação foi de trânsito intenso em Brasília e outros compromissos no Palácio do Planalto. A assessoria do candidato chegou ao estúdio com uma hora de antecedência. Ele, não.

Perguntar não ofende: Lula vai demitir o ministro que vazou a fala de Janja na China?

Câmara do Recife - Nova Sede

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os ministros julgam, no plenário virtual da Corte, acusação da Procuradoria-Geral da República pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O último a votar foi o ministro Luiz Fux. As informações são do g1.

O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que propôs:

  • Carla Zambelli: 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, perda do mandato parlamentar (a ser declarada pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado) e inelegibilidade.
  • Walter Delgatti: 8 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. Ele já cumpre prisão preventiva.
  • Indenização: a deputada e o hacker também terão que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Crimes

A Primeira Turma entende que Carla Zambelli e Walter Delgatti cometeram os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou os dois de coordenarem ataques aos sistemas do CNJ com o objetivo de desacreditar a Justiça e incitar atos antidemocráticos.

De acordo com a denúncia, Zambelli orientou Delgatti a invadir o sistema para inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo a PGR, a intenção era “colocar em dúvida a legitimidade da Justiça” e fomentar manifestações contra as instituições republicanas.

“A atuação vil de uma deputada, que exerce mandato em representação do povo brasileiro, e de um indivíduo com conhecimentos técnicos específicos causou relevantes e duradouros danos à credibilidade das instituições, violando os princípios constitucionais consagrados no Brasil”, afirmou Moraes, no voto.

Motivação da pena
Para justificar a pena contra Zambelli, Moraes destacou que a deputada atuou como “instigadora” e “mandante” dos crimes cometidos por Delgatti.

O ministro classificou as ações como uma “afronta direta à dignidade da Justiça”, que compromete “gravemente” a confiança da sociedade no sistema judiciário.

A PGR também enfatizou que os atos de Zambelli e Delgatti ultrapassaram o âmbito pessoal e atentaram contra a segurança e a integridade do Poder Judiciário.

“Os ataques coordenados pela parlamentar e efetivados pelo hacker possuem gravidade acentuada e tinham o propósito espúrio de desestabilizar as instituições republicanas”, destacou o órgão.

Impacto político
Caso a condenação de Zambelli seja confirmada após os recursos, a Câmara dos Deputados deverá declarar a perda de seu mandato. A decisão também torna a deputada inelegível, conforme as normas da Lei da Ficha Limpa.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

Por Manoel Guimarães
Especial para o Blog

O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, é tido por muitos como favorito entre os candidatos à presidência nacional do PT. Com apoio sugerido pelo presidente Lula, deveria voar em céu de brigadeiro. Mas o processo de eleições internas (PED) do PT vem se mostrando difícil para ele, que, nesta quarta-feira (15), “furou” a entrevista marcada para o podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.

A ausência, sob alegação de trânsito intenso na Capital Federal e outros compromissos no Palácio do Planalto, só foi confirmada quando o programa já havia começado. A assessoria do candidato chegou ao estúdio com uma hora de antecedência. Ele, não.

Tal postura deixou diversas perguntas de jornalistas do Brasil todo sem resposta, bem como ouvintes de mais de 160 rádios do Nordeste sem poder conhecer as propostas de Edinho, que foi ministro no governo Dilma Rousseff.

Entre os questionamentos, a falta de unidade no PT e na sua própria corrente interna, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que, um dia antes, viu Washington Quaquá lançar sua candidatura à presidência da sigla. Indagações sobre o governo Lula, a fala da primeira-dama Janja sobre o TikTok em reunião na China e a crise no INSS também ficaram sem respostas.

Também não se posicionou sobre as críticas que recebeu do adversário na disputa interna, o deputado federal Rui Falcão, que o acusou de erros de avaliação de conjuntura política e de fazer acenos ao bolsonarismo após as eleições presidenciais de 2022, quando ambos atuaram na comunicação da campanha de Lula.

Edinho pretendia falar por apenas 30 minutos, em vez da uma hora tradicional do podcast, alegando compromissos no Planalto. Isso num dia em que Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estão fora do país, e o Congresso Nacional também não teve sessão plenária deliberativa. Uma data, portanto, sem alvoroço político em Brasília, com espaço franqueado pela internet e pelas rádios, que o candidato simplesmente desperdiçou.

Na ausência do convidado, o jornalista José Maria Trindade (na foto com Magno), da Jovem Pan, falou sobre o quadro nacional, as eleições internas do PT e outros assuntos da ordem do dia em Brasília, como a possível instalação de uma CPI do INSS e o episódio envolvendo Janja e o TikTok na China.

Dulino Sistema de ensino

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, anunciou nesta quarta-feira (14) o início do pagamento dos salários atrasados de dezembro de 2024, deixados pela gestão anterior. A medida contempla aposentados que recebem até um salário mínimo e que estavam sem receber o valor devido, totalizando mais de R$ 300 mil em folha quitada.

“Assumimos o compromisso de cuidar das pessoas e respeitar o funcionalismo público. Estamos honrando o que foi deixado para trás porque entendemos que os aposentados merecem respeito”, afirmou Fredson. O prefeito também destacou que a gestão continuará trabalhando para regularizar os demais débitos herdados.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Por Portal Mais Informação

Com um projeto ousado que transforma o antigo hotel Othon Bahia em um moderno empreendimento de luxo em Salvador, a Moura Dubeux celebra a chegada da bandeira internacional Radisson ao complexo Infinity Salvador, localizado na orla de Ondina. A iniciativa marca um passo importante para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria de alto padrão na capital baiana. O evento de anúncio, realizado nesta quarta-feira (14), contou com a presença do diretor regional da incorporadora, Fernando Amorim, que destacou a relevância estratégica da operação e o impacto positivo do projeto na cidade.

“É um momento muito importante pra gente. O Infinity é um projeto icônico. A gente traz um projeto moderno, mix use e plural, com salas comerciais, apartamentos residenciais grandes e pequenos, lojas, restaurante, boulevard e uma bandeira internacional de hotelaria que vai trazer 150 quartos”, afirmou.

O projeto é fruto de uma parceria com a Atlantica Hospitality International, que administra mais de 180 empreendimentos no Brasil e é responsável por bandeiras consagradas como Radisson, Hilton Garden Inn, Ramada e Transamérica. O Radisson Salvador será o primeiro da marca na capital baiana e o segundo no Nordeste. Além do hotel, o complexo contará com o Radisson Residence, oferecendo a experiência de morar com os serviços de uma rede hoteleira internacional.

Mix de hotelaria, residência e comércio impulsiona valorização

finalidades. “Se você quer morar num hotel, num equipamento mix use, com uma administração Radisson, você pode morar no Radisson Residence, com o serviço Radisson, que é mais um diferencial pra cidade”, explicou o executivo. Essa configuração tem atraído investidores e compradores em busca de sofisticação, praticidade e retorno financeiro.

A fase residencial do projeto foi lançada em 2023 e teve todas as unidades vendidas rapidamente. Hoje, só é possível adquirir imóveis no empreendimento por meio de revenda — e com valorização. “As pessoas que compraram no ano passado estão repassando com uma boa margem de lucro”, destacou Amorim, confirmando a confiança do mercado na valorização futura da área e da bandeira escolhida.

Escolha da Radisson reforça atratividade internacional de Salvador

A seleção da bandeira Radisson não foi aleatória. A Moura Dubeux contou com a consultoria da Bonadona Hotel Consulting (BHC), especializada em soluções para hotelaria e mercado imobiliário turístico. Marcas internacionais disputaram o direito de operar no Infinity, mas a Radisson se destacou por sua “musculatura internacional” e potencial de rentabilidade.

“Várias marcas internacionais competiram pra ser a operadora do projeto. A gente entende que a Radisson vai trazer maior rentabilidade para os compradores e valorizar o empreendimento”, reforçou Fernando Amorim.

O diretor da Moura Dubeux também fez questão de agradecer o apoio institucional que viabilizou o projeto. “Parabenizar todo o apoio que a gente tem tido da Prefeitura, da Secretaria de Turismo, por esse incentivo todo a gente poder contribuir com esse crescimento turístico da cidade”, disse.

Obras em ritmo acelerado e previsão de entrega para 2028
O canteiro de obras do Infinity Salvador já é visível a quem passa pela orla de Ondina. As obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o final de 2028. O hotel contará com 150 quartos operados pela bandeira Radisson e outros 100 na categoria Radisson Serviced Apartments, voltados para moradia com serviços.

O retrofit respeita a história do antigo Othon, mantendo a fachada e a linguagem arquitetônica do edifício, uma exigência do arquiteto Sidney Quintela, responsável pelo projeto. O restaurante com vista para o mar, outro marco do local, também será mantido.

Potencial turístico e econômico impulsiona novos investimentos
A chegada da Radisson a Salvador, por meio da Moura Dubeux, reforça o papel da cidade como destino estratégico para o turismo e para investidores de alto padrão. A expectativa é que o empreendimento contribua com a geração de empregos, aumento da arrecadação e valorização do entorno.

“Esse anúncio da bandeira era um anúncio já planejado, pra dar essa opção pro investidor que quer a melhor rentabilidade possível”, afirmou Amorim, reiterando que o projeto foi pensado para ser um símbolo de renovação da orla soteropolitana.

Com forte atuação no mercado de médio e alto padrão, a Moura Dubeux lidera o setor no Nordeste e segue ampliando seu portfólio com empreendimentos que combinam arquitetura moderna, serviços premium e localização estratégica.

Ipojuca - No Grau 2025

A Câmara Municipal de Garanhuns aprovou, nesta quarta-feira (14), um projeto de autoria da Mesa Diretora que concede um reajuste salarial de 7,5% aos servidores efetivos da Casa. A medida tem como objetivo reconhecer o trabalho dos funcionários públicos e valorizar sua atuação no serviço prestado à população. Segundo a Câmara, a concessão do aumento foi possível graças ao equilíbrio fiscal mantido pela atual gestão. A proposta foi aprovada em plenário durante sessão ordinária.

Caruaru - São João na Roça
  1. O escândalo dos descontos indevidos dos pensionistas do INSS já é um dos maiores escândalos da história do Brasil.
  2. Mais de 7 milhões de pensionistas atingidos e lesados, sendo o número oficial inicial levantado pela CGU e pela Polícia Federal de R$ 6,4 bilhões, mas esse número certamente aumentará exponencialmente ao longo das investigações e nos levantamentos dos pensionistas e das autoridades competentes.
  3. Estaremos também nessa luta, defendendo os pensionistas.
  4. A reparação não deve ser apenas a devolução corrigida dos valores indevidamente retirados, que o INSS/Governo Federal tem obrigação urgente de reparar.

5. A equipe da Antônio Campos Advocacia (https://antoniocamposadvocacia.com.br/) está preparada para assessorar os pensionistas nos levantamentos contábeis e nas ações cabíveis, mesmo após o recebimento do valor retirado.

6. Constituimos também um site específico sobre o tema, com o contato para dúvidas, esclarecimentos e assessoramentos: defesapensionistasinss.com.br.

7. Já estou publicando, em formato de e-book, o livro Justa Reparação – Ações Contra o INSS Defendendo os Direitos dos Pensionistas Contra Descontos Indevidos e Fraudes, por Antônio Campos, com 114 páginas, já registrado no ISBN e já sendo disponibilizado nas principais plataformas digitais de livros.

8. Vamos defender e cobrar de forma ampla os direitos dos pensionistas lesados, defendendo a Constituição Cidadã.

9. Trata-se do maior atentado aos direitos dos pensionistas e também à democracia — que não é só de natureza política — na história do Brasil, cujos princípios da moralidade e princípios econômicos também são princípios constitucionais e devem ser respeitados.

10. A lei tem que ser para todos, senão não é lei.

Recife/Olinda, 13 de maio de 2025.Antônio Campos
Advogado.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

Em entrevista à CNN, o deputado Lula da Fonte (PP-PE) comentou a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Segundo o parlamentar, não há embate entre a Câmara e a Corte em relação ao caso. Da CNN Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

O vazamento da conversa que Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tiveram com o dirigente da China, Xi Jinping, causou mal-estar na comitiva que viajou com o presidente para o país asiático. E motivou uma tentativa de descobrir quem foi o ministro que revelou a conversa —segundo o presidente, de forma distorcida e injusta com a primeira-dama.

O relato, publicado pelo G1, dizia que Janja criou constrangimento ao pedir a palavra para falar com Xi Jinping sobre os efeitos do TikTok no Brasil, que considera nocivos. Segundo o relato feito ao portal, até mesmo a primeira-dama da China, Peng Liyuan, teria ficado irritada por considerar a postura “desrespeitosa em relação a Xi Jinping”.

Lula reagiu com irritação ao vazamento, e demonstrou seu desconforto publicamente. As informações são da Folha de S. Paulo.

Questionou quem teve a “pachorra” de vazar a conversa de um jantar “muito confidencial e pessoal”, afirmou que o ministro que se disse “incomodado” deveria ter pedido para sair do ambiente e revelou que quem puxou o assunto com Xi Jinping foi ele. Janja teria pedido a palavra depois. E fez isso porque, segundo Lula, “não é cidadã de segunda classe”.

O presidente e a primeira-dama desconfiaram inicialmente de duas autoridades que estavam no jantar e que poderiam ter vazado a conversa —ambos ministros.

De acordo com relatos feitos à coluna, a suspeita, compartilhada por diversos integrantes da comitiva, acabou afunilando no nome do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O ministro, que está em trânsito, voltando para o Brasil, nega “veemente” a informação.

Segundo integrantes da comitiva, Costa tem um histórico de bombardear a primeira-dama nos bastidores, a ponto de episódios de desentendimento entre os dois já terem chegado à imprensa de forma a colocá-la em uma posição depreciativa.

No início do governo, por exemplo, vazou a informação de que a Casa Civil barrou a compra de móveis que a primeira-dama havia escolhido para compor o Palácio da Alvorada, que é a residência oficial do presidente da República.

Os relatos feitos então aos jornalistas eram de que a Casa Civil, comandada por Rui Costa, tinha conseguido vetar gastos excessivos de uma primeira-dama que seria “deslumbrada”.

Além dos conflitos já antigos entre os dois, a conclusão de integrantes da comitiva à China foi a de que os outros ministros que estavam no jantar não teriam perfil nem coragem para desqualificar a primeira-dama vazando conversa de um encontro reservado de Lula com Xi Jinping.

Rui Costa, ao contrário, é definido pelo próprio presidente como o ministro mais importante de seu governo.

A coluna procurou as assessorias de Lula, de Janja e de Rui Costa, mas não obteve retorno.

Na entrevista em que respondeu a uma pergunta sobre o assunto, nesta quarta (14), Lula afirmou: ” A primeira coisa que eu acho estranho é que como é que essa pergunta chegou à imprensa. Porque estava só meus ministros lá, o [presidente do Senado, Davi] Alcolumbre e o [deputado federal] Elmar. Então alguém teve a pachorra de ligar para alguém [jornalista] e contar uma conversa que teve no jantar [com Xi Jinping] que era uma coisa muito, mas muito, confidencial e uma coisa muito pessoal”.

Depois disse que “eu que fiz a pergunta [sobre o TikTok a Xi Jinping], não foi a Janja”. E criticou o autor do vazamento. “Eu vi na matéria que o ministro [que fez o relato aos jornalistas] estava incomodado. Deveria ter me procurado e pedido para sair. Eu autorizaria ele a sair da sala.”

Revelou também que, a pedido dele, a China vai enviar ao Brasil “uma pessoa da confiança dele [Xi Jinping] para a gente discutir a questão digital, e sobretudo o TikTok”.

Foi neste momento, segundo Lula, que Janja “pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças. Foi só isso”.

“A pergunta foi minha. Eu não me senti nem um pouco incomodado”, seguiu Lula. “O fato da minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede digital do que eu e ela resolveu falar.”

Toritama - FJT 2025

Daqui a pouco, a partir das 18h, o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, candidato a presidente da Executiva Nacional do PT com apoio do presidente Lula e do atual comando do partido, concede entrevista exclusiva ao meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. A entrevista vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Folha, pelo canal do blog e pelas redes sociais (Instagram e Facebook) deste espaço.

O programa também será retransmitido pela Rede Nordeste de Rádio, composta por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, com a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, como cabeça de rede. Confira:

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Jornal O Poder

Mucio Novaes de Albuquerque Cavalcanti é economista e empresário. Atualmente, mora entre o Recife e Lisboa. Executivo, tem vasta experiência em empresas de seguros e de gestão de recursos, agronegócios e consultoria empresarial. Profundo conhecedor da realidade econômica, cultural e política do Nordeste e do País, cultiva ampla rede de relacionamentos empresariais e institucionais.

Foi diretor, presidente e integrante do conselho de grandes empresas nas áreas de participação, seguros e agronegócio. Foi diretor de grandes entidades associativas e integra atualmente o Conselho de Administração da Copergás e é membro do Conselho Consultivo da CNseg- Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

É Fundador, Associado e Diretor da Associação Atitude Pernambuco e
presidente do Conselho de Gestão do LIDE-PE. Músico e escritor, Mucio Novaes dividiu um pouco de sua experiência com os leitores de O Poder.

O Poder – Como o vitorioso empresário e homem de ideias Mucio Novaes se sente neste mundo em transformação?

Mucio– Sempre estudando e aprendendo. Mas, reconheço que as velocidades das transformações tecnológicas nos surpreendem a cada momento, e nos trazem uma inquietação própria de quem já passou dos 70 anos.

O Poder – O senhor foi sempre um profissional do setor de seguros. Como avalia a situação e perspectivas do setor?

Mucio – O setor de seguros cresceu exponencialmente no Brasil dos últimos 20 anos. Seguro tem a ver com percepção de riscos pela sociedade.
Em 2024, o setor obteve uma receita total de mais de 750 bilhões de reais, correspondendo a uma participação de 6% do PIB brasileiro. Neste último ano, as seguradoras retornaram para a sociedade mais de 504 bilhões de reais em pagamento de sinistros (indenizações de todas as ordens: automóveis, vida, residências, agro, garantias); despesas médico-hospitalares ; pagamento de títulos de capitalização e benefícios da previdência privada.
O setor é de uma importância fundamental para a economia nacional. O setor de seguros foi responsável por mais 185 mil postos de trabalho, em 2024.

O Poder – O senhor faz parte do Conselho de diversas empresas. Como a experiência combina com a inovação para dar o melhor resultado às grandes corporações?

Mucio – A governança corporativa está alicerçada em dois pilares: experiência e inovação. O conhecimento e a ética são fatores que complementam as transformações tecnológicas e garantem a modernidade e a longevidade empresarial.

O Poder – Do ponto de vista pessoal, é difícil acompanhar as tendências tecnológicas e políticas deste terceiro milênio?

Mucio – A velocidade das inovações e das mudanças tecnológicas levam a um universo cada vez mais competitivo, que reconheço não ser fácil de acompanhar. Por isso a necessidade de combinar aquilo que representa a experiência, com aquilo que traz a inovação.
Já as mudanças políticas, são fruto do andar indelével da carruagem da história. Liberdade e democracia são indispensáveis à consecução de um processo de desenvolvimento econômico e social que atenda os anseios de cada nação.

O Poder – Qual a sua mensagem para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho?

Múcio – Muita determinação, suor, estudo e compromisso com a verdade.

O Poder – Qual a mensagem que quer acrescentar?

Múcio – O que nos move é sempre a esperança de continuar trabalhando e procurando os caminhos corretos, com muita fé e dedicação.

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, assinou nesta quarta-feira (14) a adesão do município à edição 2025 do Selo UNICEF. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência, promovendo ações integradas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O Selo UNICEF é promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e tem como objetivo reconhecer os municípios que alcançam melhorias concretas na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Roberto Asfora é, até o momento, o único gestor de Brejo da Madre de Deus a conquistar a certificação, tendo vencido três edições. Com a nova adesão, a gestão concorre pela quarta vez à certificação.

A solenidade de assinatura contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Allison Torres, da secretária de Assistência Social, Gisele Leite, da secretária executiva Monike Lira, da articuladora Áurea Lúcia e das mobilizadoras Adelayne Mendes e Rafaela Marinho.