Vice de Nazaré da Mata denuncia fechamento de UTI Pediátrica

O vice-prefeito de Nazaré da Mata, Rostand Negromonte (PSDB), fez um apelo público neste sábado (13) denunciando o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Ermírio Coutinho, unidade de saúde do Governo do Estado localizada em Nazaré da Mata.

Segundo o Vice-Prefeito, a UTI havia sido aberta de forma emergencial durante o período sazonal de arboviroses (entre os meses de junho e setembro), atendendo crianças de 31 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde (II Geres), uma população estimada em mais de 800 mil pernambucanos. Contudo, com a redução dos casos, o serviço foi encerrado, deixando centenas de famílias desassistidas.

De acordo com relatos de profissionais de saúde, mesmo após o fechamento da unidade, a demanda por internações pediátricas continua. Crianças em estado grave estão sendo transferidas para hospitais em cidades distantes, o que aumenta os riscos diante da demora no atendimento e da falta de ambulâncias suficientes para remoção.

Rostand Negromonte afirmou que encaminhou ofícios à governadora Raquel Lyra, à secretária estadual de Saúde Zilda Cavalcanti, à diretora do Hospital Ermírio Coutinho, à prefeita de Nazaré da Mata, Adriana Vasconcelos, e ao deputado estadual Sileno Guedes, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, solicitando a imediata reabertura da UTI Pediátrica. “Se o poder não serve para proteger os mais frágeis, ele não serve para nada. O fechamento da UTI coloca a vida das nossas crianças em risco, pois muitas vezes o tempo é determinante para salvar vidas”, declarou o vice-prefeito.

Veja outras postagens

Pré-candidato a deputado federal e dirigente estadual do PSDB, Gabriel Porto foi recebido no Palácio do Campo das Princesas, hoje, pelo governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Acompanhado pelo ex-prefeito de Quipapá Alvinho Porto, Gabriel definiu o encontro como uma oportunidade valiosa de diálogo e aprendizado. “Pudemos compartilhar ideias e reconhecer o trabalho exemplar de um pernambucano que honra cada cargo que ocupa”, disse.

Na avaliação de Gabriel, Pernambuco sempre estará muito bem representado com o desembargador à frente de qualquer uma de suas funções. “Doutor Ricardo é um verdadeiro exemplo de liderança, respeito e dedicação ao serviço público”, ressaltou.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O cenário político de Petrolina ganhou novos contornos, na manhã de hoje, com uma reunião de articulação promovida pelo ex-prefeito e ex-deputado federal Guilherme Coelho. O encontro, realizado em sua residência, reuniu parte do grupo de oposição local, com o objetivo de formalizar uma nova postura estratégica visando as próximas eleições e, principalmente, fortalecer o apoio à reeleição da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

Conhecido por utilizar o tradicional café da manhã em sua casa como um palco para diálogos e tratativas políticas, Coelho destacou a importância do momento para a coesão do grupo. “Esse foi apenas um primeiro encontro para um café que promovo tradicionalmente aqui em casa. Considerei proveitoso e vi uma turma animada,” afirmou Guilherme Coelho. “Nosso objetivo agora é ampliar essa rede, receber outros atores e fortalecermos o grupo. Política se faz assim mesmo, conversando, dialogando e buscando espaços”, disse.

Segundo o ex-prefeito, o encontro serviu para ouvir os posicionamentos dos presentes e traçar as primeiras estratégias para o futuro político do grupo. O foco principal está na reorganização da frente de oposição no município para dar suporte à plataforma da governadora no pleito vindouro. A reunião contou com a participação do ex-deputado Odacy Amorim, vereadores Diego Serra e Ronaldo Silva, ex-vereador Elismar Gonçalves, jornalista Carlos Britto, do jovem Artur Coelho, filho de Guilherme e Júlio Lossio Filho, que também representou o seu pai, ex-prefeito Julio Lossio.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O cantor e compositor Augusto César Filho é o convidado do Sextou desta semana. Filho do ícone do brega pernambucano Augusto César, o músico vai falar sobre a sua trajetória na música e o legado do seu pai, que tenta manter vivo por onde passa.

Desde os 13 anos, Guto, como também é conhecido, acompanhava o pai nos bastidores e nos palcos. Hoje, ele assume a missão de manter viva a história que ajudou a construir. Seu show “A Escalada Continua” é uma homenagem direta ao legado familiar e já está disponível nas plataformas digitais.

O Sextou vai ao ar na próxima sexta-feira, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Cantora, compositora e multi-instrumentista, Liah Soares assina a música “Amor pela metade”, que estará entre os temas da nova novela das 21h, da TV Globo: “Três Graças”. Nova geração de cantoras brasileiras que se dedicam a MPB e ao pop nacional, Liah Soares apresentou-se recentemente em Brasília, em dueto com o tenor Thiago Arancam, no concerto realizado durante a cerimônia de premiação do 21º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia.

“Amor pela Metade” é a décima canção de Liah Soares a integrar uma trilha sonora de novela. Roberto Carlos já gravou composição da artista, além de autorizá-la a realizar o show “Liah Soares Canta Roberto Carlos”, com arranjos de jazz para seus principais clássicos, a música “Detalhes” entre eles. O lançamento em plataforma musical da nova canção de Liah Soares está previsto para o dia 31 de outubro, próxima sexta-feira.

O escritor pernambucano Fernando Dourado Filho sentiu-se profundamente desapontado no lançamento do seu novo livro, ‘A Viagem Imóvel’, realizado na última segunda-feira, na cidade de Póvoa de Varzim, em Portugal. A cidade, conhecida por ser a terra natal do renomado escritor Eça de Queiroz, recebeu o autor com uma presença tímida: apenas 6 pessoas compareceram ao evento. A venda de livros também foi modesta, com apenas 2 exemplares vendidos.