Vertente do Lério é primeiro município do Agreste a sancionar o novo piso salarial dos professores

A Câmara de Vereadores de Vertente do Lério aprovou, em segunda votação, ontem, o Projeto de Lei que dispõe sobre o piso salarial dos professores da rede municipal de ensino, oriundo do Executivo Municipal. A lei tem como fundamento o artigo 5º, parágrafo único, da Lei Federal nº 11.738/2008, que impõe a atualização do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

O prefeito Renato Sales (MDB) sancionou o PL no final da tarde do mesmo dia, tornando Vertente do Lério o primeiro município do Agreste Setentrional de Pernambuco a sancionar a atualização salarial no percentual de 14,9%. Com a sanção, o valor do vencimento dos professores efetivos da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Vertente do Lério não poderá ser inferior a R$ 4.420,55 para os servidores que laborem a carga horária de 200 horas mensais; e de R$ 3.315,41 para os servidores que laborem a carga horária de 150 horas mensais.

Veja outras postagens

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho antecipou o ponto facultativo do Dia do Servidor Público – comemorado em 28 de outubro – para segunda-feira (27). O feriadão não é a única boa notícia para os 6,7 mil funcionários municipais. O salário que normalmente é pago no último dia útil do mês caiu na conta nesta sexta-feira (24).

“Nosso compromisso é manter o salário em dia e, sempre que possível, antecipar o pagamento como forma de reconhecimento pelo trabalho de cada servidor. Eles são fundamentais para o bom funcionamento da máquina pública e merecem esse gesto de respeito”, destacou o prefeito Lula Cabral, ao fazer o anúncio da antecipação da folha de pagamento. 

O secretário de Administração, José Luiz do Monte, reforçou que a antecipação é fruto do planejamento financeiro da Prefeitura. “Graças à gestão responsável das contas públicas, conseguimos garantir o pagamento antecipado, oferecendo mais tranquilidade aos servidores e movimentando o comércio local neste período de feriado”, afirmou.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

Um leitor enviou ao blog, há pouco, um vídeo denunciando o total descaso na PE-545, que liga o município de Ouricuri a divisa com o estado do Ceará, passando pelas cidades de Bodocó e Exu. No trecho filmado pelo leitor, é possível ver a buraqueira que toma conta da estrada. Confira!

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

Servidores da Secretaria Estadual de Saúde enviaram uma denúncia, hoje, ao Blog, descrevendo o “total descaso” do governo Raquel Lyra (PSD) com as condições de trabalho e o pagamento dos profissionais. Segundo relatos, muitos estão sem contrato formal, sem direito a 13º salário, férias ou diárias, e seguem trabalhando sem vínculo reconhecido. Há ainda denúncias de que o Estado não tem autorizado novos contratos de terceirização, o que tem agravado a situação de quem continua prestando serviço à população.

Os trabalhadores relatam que há servidores, há mais de três meses, sem receber salários e, quando o pagamento é feito, ocorre apenas após longos períodos de espera. A insatisfação cresce às vésperas do Dia do Servidor Público, celebrado na próxima segunda-feira (27). “A falta de empatia do governo Raquel Lyra com os prestadores de serviço na Saúde é gritante”, desabafa um dos servidores em relato ao Blog.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025