Do g1
O Vale do Catimbau, parque nacional localizado no município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, foi eleito um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil. O local é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. A reserva possui 62.00 hectares e abriga reservas arqueológicas e a Reserva Indígena Kapinawá.
A curadoria foi realizada pela plataforma PlanetaEXO, que reuniu 15 destinos que representam os principais biomas brasileiros e evidenciam a força do ecoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável. O Vale do Catimbau aparece em 9° lugar.
Leia maisA pesquisa que elegeu o Vale do Catimbau como um dos principais destinos do ecoturismo brasileiro priorizou vivências ao ar livre como:
- Trilhas;
- Observação de fauna;
- Travessias;
- Experiências imersivas na natureza;
As informações divulgadas pelo Ministério do Turismo apontam ainda que a seleção ocorre em um momento estratégico para o turismo nacional. Em 2025, o Brasil recebeu 9,2 milhões de turistas estrangeiros — o maior número já registrado —, consolidando o país no cenário internacional e reforçando o potencial de destinos naturais como protagonistas do crescimento do setor.
Confira os 15 principais destinos de ecoturismo no Brasil
- Lençóis Maranhenses (MA)
- Amazônia (AM/PA)
- Barra do Garças (MT)
- Chapada Diamantina (BA)
- Cambará do Sul (RS)
- Jalapão e Serras Gerais (TO)
- Chapada dos Veadeiros (GO)
- Pantanal (MT/MS)
- Vale do Catimbau (PE)
- Nobres (MT)
- Serra da Capivara (PI)
- Cerrado – Trijunção (GO/MG/BA)
- Ibitipoca (MG)
- Abrolhos (BA)
- Fernando de Noronha (PE)
Vale do Catimbau
O Vale do Catimbau oferece trilhas e uma vista da paisagem natural. Os turistas podem fazer a Trilha de Malhador, Trilha do Coqueiro, Trilha da Jibóia, Trilha do Brejo de São José, Trilha da Igrejinha, Trilha Cerca de Pedra, Trilha da Pinga, Trilha do Gogó da Ema, Trilha das Torres, Trilha do Canyon.
O local possui sítios arqueológicos com pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica. Na região também é possível encontrar terrenos antigos com cavernas, cânions e lapiais.
Segundo o portal oficial do Vale do Catimbau, além do ecoturismo, os turistas ainda podem aproveitar a vista do céu e ter a oportunidade de observar e fotografar estrelas cadentes, satélites, planetas e o nascer da lua através de um céu limpo.















