União Brasil marca reunião para expulsar Celso Sabino na hora exata da abertura da COP-30

O União Brasil marcou uma reunião do Conselho de Ética do partido para tratar sobre a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, na hora exata da abertura da COP-30, na próxima segunda-feira, 10, às 15h, apurou a Coluna do Estadão. A escolha do momento é vista como uma provocação, já que a conferência climática da ONU, que será realizada em Belém (PA), é a principal bandeira de Sabino no governo Lula.

O ministro trava um embate há meses no partido para permanecer na Esplanada dos Ministérios sem ser expulso da sigla. O União deu um ultimato em 18 de setembro para Sabino sair do ministério, mas ele decidiu permanecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início de setembro, a federação União-PP, que pretende apoiar um candidato da oposição ao Planalto em 2026, já havia anunciado desembarque do governo. Nas semanas seguintes, contudo, Lula multiplicou os gestos públicos a Sabino, que pretende concorrer ao Senado em 2026 no Pará com apoio do petista.

Veja outras postagens

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, por unanimidade, reconhecer a condição de anistiada política da ex-presidente Dilma Rousseff e conceder a ela reparação econômica mensal, permanente e continuada, além de indenização por danos morais no valor de R$ 400 mil.

A decisão reforma parcialmente uma sentença anterior, que havia limitado a compensação ao pagamento único. O colegiado entendeu que Dilma foi vítima de perseguição política durante a ditadura militar, período em que sofreu prisão e torturas físicas e psicológicas. As informações são do jornal O Globo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Da Agência Brasil

Um ponto chave do discurso de Lula na reunião do Mercosul, neste sábado (20), foi o risco de um conflito armado na América do Sul diante da ameaça de intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, que pode levar à tentativa de derrubar o atual regime do presidente Nicolás Maduro e, com isso, desencadear uma nova guerra na região de proporções imprevisíveis.

“Passadas mais de quatro décadas desde a Guerra das Malvinas, o continente sul-americano volta a ser assombrado pela presença militar de uma potência extrarregional. Os limites do direito internacional estão sendo testados”, disse Lula ao alertar: “Uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o hemisfério e um precedente perigoso para o mundo.”

Toritama - Tem ritmo na saúde

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, foi recebido de forma calorosa pelo povo de Jupi, no Agreste Meridional, neste sábado (20). Ele chegou à cidade para participar de evento ao lado da prefeita Rivanda Freire (PSD), além de vereadores, prefeitos, lideranças locais e regionais, a deputada federal Tabata Amaral, os presidentes estaduais do União Brasil, Miguel Coelho, e do Solidariedade, Marília Arraes.

Em sua fala, João agradeceu o apoio e ressaltou a importância de alianças amplas e do fortalecimento das pontes entre as lideranças pernambucanas. “É uma alegria estar aqui hoje. Quero saudar a prefeita e todas as lideranças presentes e dizer na sua terra que você, prefeita, conta comigo incondicionalmente pra gente caminhar junto. Eu, que gosto muito de andar pelo interior, tive em Jupi a segunda maior votação entre as cidades pernambucanas na minha eleição para deputado federal. Podem contar comigo para buscar a unidade da política e do povo nas ruas para fazer mais por Jupi e região”, falou João, destacando a coragem de Rivanda em se posicionar a favor do seu projeto político.

Mesmo filiada ao PSD (partido da governadora Raquel Lyra), a prefeita Rivanda Freire reafirmou publicamente seu apoio a João Campos e destacou a convergência de projetos e valores entre as gestões. “Vamos trabalhar para João, mostrar por que Pernambuco será melhor com ele, por que estamos lhe apoiando. Jupi está vivendo um novo tempo com a nossa gestão, e Pernambuco precisa acompanhar esse novo tempo. João Campos tem todos os atributos para isso”, declarou a prefeita.

A passagem por Jupi integra uma série de agendas de João no Agreste, região estratégica do estado. Hoje o prefeito ainda segue para Canhotinho, onde marca presença em evento do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Álvaro Porto.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, visitou, neste sábado (20), a fábrica da Masterboi, em Canhotinho. A visita institucional ao presidente da companhia Nelson Bezerra teve como intuito buscar ações para impulsionar a exportação da produção da proteína animal de Pernambuco pelos portos do Estado.

No mercado há 25 anos, a Masterboi é uma das maiores indústrias no mercado nacional e internacional no processamento e distribuição de alimentos, tornando-se referência no segmento no Brasil, que é um dos maiores produtores e exportadores globais. A companhia exporta para mais de 100 países e conta com mais de 4 mil colaboradores entre os estados de Pernambuco, Tocantins e Pará.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Morreu aos 93 anos, na última quinta-feira, Maria Digna Cavalcanti Pessoa de Queiroz, irmã de Artur Lima Cavalcanti, vice-prefeito de Miguel Arraes. O velório será realizado amanhã, na Capela de Nossa Senhora das Graças do Instituto Ricardo Brennand, das 8h às 11h. O sepultamento ocorre ao meio-dia, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Descendente de Dona Brites de Albuquerque, esposa de Duarte Coelho, primeiro governador da Capitania de Pernambuco, Maria Digna integrava uma família ligada à cultura da cana-de-açúcar há quase 500 anos. Criada na Usina Pedrosa e com raízes também na Usina Água-Branca, construiu sua trajetória vinculada ao setor sucroenergético pernambucano, destacando-se como observadora da importância econômica, social e cultural dos engenhos para o Estado.

Em 1965, ao lado de Edith Pessoa de Queiroz, fundou o ateliê Casa Caiada, iniciativa pioneira que deu origem ao primeiro tapete genuinamente brasileiro, voltada à valorização do trabalho artesanal de mulheres de baixa renda. Produzidos por centenas de artesãs pernambucanas, os tapetes ganharam reconhecimento nacional e internacional e passaram a ser exportados para diversos países. Maria Digna também integrou o livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”, lançado em 2023.

Palmares - Natal Encantado 2025

Do Jornal do Commercio

O cenário econômico de Pernambuco em 2023 revelou um forte protagonismo do Sertão. Dados divulgados ontem (19) pelo IBGE mostram que o município de Lagoa Grande, localizado no semiárido e integrante da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Polo Petrolina e Juazeiro, registrou o maior crescimento econômico do Estado. Com uma expansão de 38,6% no Produto Interno Bruto (PIB) após os correntes em relação ao ano anterior, a cidade saltou 12 posições no ranking estadual, consolidando-se como a 45ª maior economia de Pernambuco.

O desempenho de Lagoa Grande impressiona quando comparado à média de crescimento dos municípios pernambucanos, que foi de 10,8% no período. A capital, Recife, embora tenha mantido sua relevância, cresceu 10,4%, ficando ligeiramente abaixo da média estadual. O Lagoa move a economia da região graças à produção de frutas. O município possui atualmente o segundo maior PIB agrícola da Região do São Francisco e é a quarta maior produtora de frutas do Brasil.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O PL (Partido Liberal) divulgou uma nota em apoio aos deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ). Os congressistas foram alvos ontem (19) de operação da Polícia Federal que investiga desvios de recursos públicos de cotas parlamentares.

No comunicado, assinado pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, a sigla manifestou “solidariedade e apoio” aos congressistas e afirmou que Sóstenes e Jordy prestaram “todos os esclarecimentos” sobre a investigação. As informações são do portal Poder360.

Morreu, aos 85 anos, o cantor Lindomar Castilho, conhecido como o “rei do bolero”. A informação foi confirmada pela filha dele, Lili De Grammont, nas redes sociais, na manhã deste sábado. A causa da morte não foi divulgada.

“Hoje um ciclo se encerra…O que te faz ser quem você é? As palavras não são suficientes para explicar o que estou sentindo! Só sinto uma humanidade imensa, sinto o tanto que estamos nesta terra para evoluir. Sinto o poder das coisas que verdadeiramente importam”, escreveu a coreógrafa. As informações são do jornal O Globo.

A família do garimpeiro Rodrigo Martins de Mello, mais conhecido como Rodrigo Cataratas, desempenha “papel de protagonismo” na fuga do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL), segundo a Polícia Federal. Rodrigo Cataratas, a mulher Priscila de Mello e o filho Celso Rodrigo de Mello viabilizam a estadia de Ramagem em um condomínio de luxo nos Estados Unidos e o ajudam a obter documentos falsos.

O trecho da investigação da Polícia Federal consta na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de ontem que negou ao ex-presidente Jair Bolsonaro a transferência para a prisão domiciliar. As informações são do jornal O Globo.

Arcoverde, minha segunda pátria, a 250 km do Recife, se rendeu, ontem, para sempre e definitivamente, ao romantismo. Uma multidão de apaixonados pela boa música invadiu as ruas da cidade para curtir uma noite inesquecível: o primeiro festival de seresta e serenata, puxado pelo grupo Sertão Seresteiro, de Petrolina.

Neste vídeo, uma visão espetacular da seresta-serenata

Mas quem roubou a cena, na verdade, foi Lila, a rainha da seresta, que cantou grandes sucessos de Altemar Dutra, Nelson Ned, Nelson Gonçalves, Sílvio Caldas e Roberta Miranda. O público, vestido a caráter, com o chapeuzinho branco de Mário Reis, revolucionário da era do rádio e da bossa nova, dançou madrugada adentro na Praça da Bandeira, em frente ao lendário e romântico coreto.

Lila, a rainha da seresta, roubou a cena cantando clássicos de Altemar Dutra, Nelson Ned, Nelson Gonçalves, Sílvio Caldas e Roberta Miranda

Do jornal O Globo

Suspenso da Câmara por seis meses, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) avalia a possibilidade de concorrer ao governo do Rio no próximo ano.

O parlamentar se coloca como uma alternativa à esquerda, já que o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), deverá disputar o Palácio Guanabara com o apoio do PT. A sigla aposta em Paes como palanque forte para a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado. A candidatura de Glauber, no entanto, vai de encontro a dois outros integrantes do PSOL, que já se colocam na disputa.

Substitutito de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na Câmara dos Deputados, Missionário José Olímpio (PL-SP), de 69 anos, é autor de um projeto de lei para proibir “o implante em seres humanos de identificação em forma de chips e outros dispositivos eletrônicos”. O objetivo, segundo a justificativa do texto, era impedir o avanço de uma suposta “satânica nova ordem mundial”.

Olímpio volta à Câmara após o mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ser cassado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados na última quinta-feira. Ele já atuou como deputado federal, entre 2011 e 2019. Onze anos atrás, ao defender seu projeto de lei, citou a Bíblia para comparar os microchips ao “sinal da besta” e afirmou que “o fim dos tempos se aproxima”. As informações são do jornal O Globo.