Blog do Luís Machado
Quem manuseia ou navega no mundo da informação/noticia, sabe que há registros de certos momentos que não “prescrevem”, isto é, que não envelhecem e, como tal, são sempre atuais.
Sem delongas, é necessário ir direto ao ponto. Pois não é que, após uma quinta-feira para lá de exaustiva, recebe este blogueiro ligação de ninguém menos que meu querido amigo empresário Dr. Onofre Lacerda, sertanejo de Araripina e de perfil escandinavo!
Leia maisOnofre Lacerda interrompe o raciocínio da conversa e diz: “Vou estar, daqui a pouco, por volta das 19:30h, com alguns amigos, no Boteco Porto Ferreiro. Venha, porque quero lhe apresentar a um amigo jornalista, com destacada atuação internacional”.
E arrematou: “Você é meu convidado, quero lhe apresentar ao meu conterrâneo, que é correspondente de grandes órgãos de imprensa. Ele mora em Washington, nos Estados Unidos. Trata-se de Joaquim Neto. Lá estará também seu colega Magno Martins e alguns amigos magistrados, além de outros amigos advogados”.
Apesar de estar “moído” e doido para dar aquela relaxada, atendi ao convite e devo confessar que a prosa foi além das expectativas, como há muito não fazia. De tão boa, foi-se o cansaço e com ele, toda fadiga do dia.
Mas, o ponto alto da prosa, foi o clima descontraído. Fui acolhido como se há muito fizesse parte daquele grupo de amigos que sempre se encontram para jogar conversa fora que, na verdade, é conversa dentro. Dentro do que há de mais nobre – tais como exemplos de superação pessoal para galgar à condição de vida atual de cada um. Tudo sobre os olhares e maestria do grande empreendedor, Dr. Onofre, sabedoria in persona.
Foi maravilhoso saber que o grande magistrado Zé Raimundo (como é chamado pelos mais chegados) é filho de um conterrâneo meu, lá de São Bernardo-MA – e para lá se desloca a cada seis meses – e, de quebra nos informar acerca de outros maranhenses vitoriosos, aqui na querida Veneza Brasileira, que nos adotou como filhos e a quem amamos como se de suas entranhas geográficas tivéssemos nascido.
Entre um gole e outro de vinho saiu de tudo! Altíssimo nível de assuntos levantados sobre a conjuntura política brasileira e internacional, além de, aqui e ali, umas pitadas de frivolidades, espreitadas especialmente por Chico Abreu e pelo grande jornalista brasileiro americanizado. Joaquim mora nos EUA há mais de 20 anos, mas é um pé lá e outro cá. Sabe tudo o que ocorre no Brasil. Um fenômeno, em inteligência e simpatia.
Foi bom ver a duplicidade, em talentos, de Joaquim e Magno, em questões de natureza político-partidárias.
Creio que precisava fazer esse registro e dar a conhecer aos diletos leitores do Blog Luís Machado, motivado pela crença de que, o mundo frenético dos nossos dias necessita de encontros com este de ontem (27), por razões óbvias. Afinal, como disse o poeta português Fernando Pessoa, “tudo vale à pena, se a alma não é pequena”.
*Da esquerda para a direita: Magno Martins, Luís Machado, Chico Abreu, Joaquim Neto, Onofre Lacerda, Zé Raimundo, Carlos Teixeira e Júlio Silva (este último ausentou-se um pouco antes da tirada de foto).
Leia menos