Um jogo desigual na disputa da lista tríplice para vaga de desembargador da cota do MP

Se não bastassem as dificuldades enfrentadas pelas quatro promotoras de Justiça para circular no Tribunal, espaço tradicionalmente masculino, atrás de votos para compor a lista tríplice a ser encaminhada à governadora Raquel Lyra, na próxima segunda-feira, bastidores que chegam ao blog caem como um verdadeiro banho de água fria nessas bravas lutadoras.

Primeiro, a informação de que haveria uma tendência entre os desembargadores pelo nome do atual Procurador Geral de Justiça, Marcos Carvalho, como o mais votado na lista tríplice, reduzindo as chances das demais concorrentes e induzindo a governante a escolher o mais votado, o que a livraria da pressão pela escolha de uma mulher.

A desvantagem das mulheres é ainda maior nesse processo, na medida em que o principal conselheiro da governadora para tais assuntos, Túlio Vilaça, o poderoso Secretário da Casa Civil, blinda a chefe dos contatos externos, deixando crer e revelando para alguns que a escolha de Marcos Carvalho, seu amigo, já estaria definida pela governante, em razão da estreita “relação institucional” mantida pelo procurador com esse governo.

Entra e sai governo, o filme se repete, só mudando os atores. Há dois anos, o escolhido pelo governador Paulo Câmara foi o então Procurador Geral de Justiça, Paulo Augusto, que também tinha boa relação com o Palácio.

Perguntar não ofende: Será que a governadora e seu governo de mudanças seguirão a mesma estratégia do seu antecessor?

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, assinou nesta segunda-feira (20) o Decreto nº 114/2025, que estabelece critérios mais rigorosos para a liberação de novos loteamentos no município. A norma determina que os empreendimentos habitacionais só serão autorizados mediante o cumprimento de requisitos básicos de infraestrutura.

Entre as exigências estão a implantação de 100% do sistema de saneamento básico e a pavimentação de, no mínimo, 50% das vias do loteamento. O decreto também prevê que cada nova construção residencial deverá incluir o plantio de uma árvore nativa, medida que busca estimular a preservação ambiental e promover um desenvolvimento urbano mais sustentável.

Segundo o prefeito, a iniciativa “une desenvolvimento, responsabilidade e cuidado com as pessoas, além de trazer benefícios aos construtores, estimulando a economia local”. A medida também atende a uma demanda de lideranças municipais, como o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Parente, que vinha defendendo a adoção de regras mais firmes para garantir infraestrutura adequada nos novos empreendimentos de Salgueiro.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O fornecimento de energia elétrica no município de Machados vai receber um reforço importante com o investimento de R$ 4 milhões da Neoenergia Pernambuco até 2026. O anúncio foi feito após reunião entre o deputado federal André Ferreira (PL-PE), o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e o presidente da companhia, Saulo Cabral, realizada nesta segunda-feira (20), na sede da empresa, no Recife. Segundo a concessionária, as obras estruturadoras já estão em andamento e visam melhorar a estabilidade e a qualidade do serviço na região.

O encontro contou ainda com a presença dos vereadores Adolfo Amair e Luciano da Funerária, além de empresários locais que representam diversos setores produtivos. Entre as ações já executadas pela Neoenergia estão inspeção de 80 km de rede elétrica, 23 manutenções estruturais e 700 podas de árvores, além de ajustes técnicos em áreas industriais. O plano de investimento inclui, até 2026, a renovação de 42 km de rede, 26 km de novas linhas de média tensão e interligações para reforçar o sistema elétrico.

O deputado André Ferreira destacou que o avanço é resultado do diálogo com a empresa. “Temos acompanhado de perto as demandas de Machados e conseguimos garantir ações concretas para melhorar o fornecimento de energia”, afirmou. Já Anderson Ferreira ressaltou a importância da articulação política: “Esse é o tipo de resultado que mostra o valor da boa política. Quando há articulação e compromisso, as melhorias acontecem”, pontuou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A Compesa acaba de fechar o Acordo Coletivo de Trabalho, pondo fim à greve da categoria. O entendimento ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), em reunião de conciliação, mediada pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Eduardo Pluguiesi.

O acordo foi fechado pela diretora de Gestão Corporativa da Compesa, Rosane Patarra, pelo presidente do Sindicato dos Urbanitários, José Hollanda Cavalcanti, e pelo diretor do Sindurb, José Barbosa; com a participação do procurador do Ministério Público do Trabalho, Gustavo Chagas.