Trump vai dar um baculejo no inferno

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – O efeito Trump está nos ares, está em todos os lugares acima e abaixo da Linha do Equador. Chama-se o Efeito E.T. O galegão é um E.T., um extraterrestre em forma de gente. Steve Jobs, o criador da Apple, foi um dos inventores do planeta Nuvem da Internet. A geração dele – Zuckenberg, Elon Musk, Jeff Bezos – são os filhotes do planeta Cloud, a nuvem da Internet. Donald Trump pegou carona nessa nuvem.

O planeta Terra gira solto no espaço em torno das nuvens da Internet. Estes argonautas vivem nas crateras das nuvens. Somos 8 bilhões de hominídeos do Império GAFA — Google, Apple, Facebook, Amazon –afora nossos primos os primatas Chipan-Zés, Gorilas e Orangotangos.

Veja outras postagens

Por Bruno Brennand*

A recente reportagem da TV Record sobre o monitoramento do secretário Gustavo Monteiro por agentes da Polícia Civil de Pernambuco não pode ser tratada como episódio isolado. Segundo a matéria, houve acompanhamento de rotina, uso de ferramentas tecnológicas e rastreamento veicular, a partir de denúncia anônima. O Governo do Estado afirmou tratar-se de procedimento técnico. A Prefeitura reagiu. O Ministério Público pediu esclarecimentos.

Esse é o fato. Mas, para quem acompanha a política pernambucana há décadas, isso não nasce do nada. O uso seletivo do aparato estatal sempre fez parte da engrenagem local de poder. Durante os governos de Eduardo Campos, comentava-se abertamente nos bastidores a existência de um sistema próprio de inteligência. Em 2012, em Ipojuca, a polícia foi colocada em força máxima nos dias que antecederam a eleição que consagrou Carlos Santana, então sogro de João Campos. Presenciei pessoalmente Eduardo comemorar aquela vitória com mais entusiasmo que a própria eleição do Recife.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O deputado estadual Kaio Maniçoba anunciou, neste sábado (31), durante participação por telefone no programa Conecta Taquaritinga, a formalização de um convênio no valor de R$ 5 milhões para o município. Segundo o parlamentar, os recursos devem ser destinados a ações estruturantes, além da implantação de uma escola técnica no distrito de Pão de Açúcar, iniciativa voltada à ampliação da oferta de educação profissional na região, em parceria com o Governo de Pernambuco, comandado pela governadora Raquel Lyra.

O prefeito Gena Lins comentou os anúncios e afirmou que os investimentos resultam de articulações junto ao deputado e à governadora Raquel Lyra. A expectativa da gestão municipal é de que a escola técnica contribua para a formação de mão de obra local e para o fortalecimento da economia do distrito, enquanto o convênio ainda terá os detalhes de aplicação definidos nos próximos meses.

O deputado estadual Waldemar Borges (MDB) criticou a exoneração de Yuri Coriolano e classificou o episódio como mais um sinal de instabilidade no governo estadual. Em publicação feita ontem em seu perfil no Instagram, o parlamentar afirmou que a saída do auxiliar representa a 23ª mudança no primeiro escalão do governo, em pouco mais de três anos.

Na avaliação de Waldemar Borges, a sucessão de trocas revela a ausência de um comando político capaz de unificar a gestão. “São três anos falando inverdades sobre o passado, três anos destilando rancor, três anos sem um comando agregador, capaz de manter uma equipe trabalhando unida e olhando para o futuro”, escreveu.

O deputado também atribuiu à instabilidade administrativa a falta de avanços na condução do Estado. “É um governo sem rumo nem prumo”, afirmou, ao apontar a inconstância como causa do que classificou como “esse desastre e essa inércia que Pernambuco está vivendo”.

Caruaru - IPTU 2026

Além de anunciar anistia para presos políticos na Venezuela, a presidente interina Delcy Rodríguez afirmou que o centro de detenção de Helicóide, em Caracas, vai ser transformado em um centro de convivência.

O local abriga maioria dos presos políticos da Venezuela e é onde funciona a sede do serviço de inteligência do país. Na década de 2010, ele foi apontado por opositores do ditador Nicolás Maduro e por organizações de direitos humanos como o principal centro de tortura do país. As informações são do UOL.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) informou, por meio de publicação em seu perfil no Instagram, que já destinou mais de R$ 70 milhões para a área da saúde em Pernambuco ao longo de três anos de mandato. Segundo o parlamentar, os recursos foram pagos e repassados ao Governo do Estado, prefeituras, instituições públicas estaduais e federais, além de Organizações Sociais de Saúde.

De acordo com Lucas Ramos, os investimentos têm sido aplicados no fortalecimento da rede pública, com impacto direto na infraestrutura hospitalar, em laboratórios, consultas e atendimentos, além da aquisição de medicamentos e da contratação de profissionais de saúde. “É um investimento que se transforma em cuidado com as pessoas”, afirmou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, a destinação dos recursos faz parte de uma atuação voltada à ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. “Seguimos trabalhando com responsabilidade para ampliar o atendimento e reforçar a rede de saúde pública”, declarou.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), acertou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mudança do seu domicílio eleitoral para São Paulo e deve disputar o Senado em uma chapa que teria o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), concorrendo ao governo do estado. Em paralelo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), afirmou que também pode concorrer ao cargo — a eleição terá duas vagas para a Casa — e que está “disposta” a participar de uma construção eleitoral no estado que a “recolocou na cena política”.

Lula e Tebet conversaram sobre o cenário eleitoral durante viagem ao Panamá nesta semana para participar do Fórum Econômico Internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). A ministra tem até 4 de abril para transferir o seu título eleitoral do Mato Grosso do Sul, seu estado de origem e por onde já foi senadora, para São Paulo. Ainda não está definido se Tebet mudará de partido. A ministra recebeu convite para trocar o MDB pelo PSB. As informações são do jornal O Globo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do Metrópoles

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, apresentou uma proposta de lei de anistia geral e afirmou, ontem (30), que pretende conceder o perdão a presos políticos no país. A medida foi anunciada durante a abertura das atividades do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

Segundo a vice de Nicolás Maduro, que assumiu o poder após a captura do líder chavista pelos Estados Unidos, no início do mês, o indulto deve cobrir o período de “violência política” de 1999 a 2026.

A Prefeitura de Belém do São Francisco se manifestou após a publicação de matéria neste blog que criticou a demora na nomeação do secretário de Educação e associou o vácuo administrativo à perda do acesso ao VAR (Valor Aluno Resultado).

Em nota, a gestão municipal negou responsabilidade pelo prejuízo e afirmou que a exclusão do repasse do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) nos exercícios de 2025 e 2026 decorre de indicadores educacionais apurados em 2024, ainda na gestão anterior, com base nos resultados do Saeb e em critérios técnicos definidos pelo Ministério da Educação.

Veja nota na íntegra:

Filiada ao PSD de Gilberto Kassab, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, procurou o Palácio do Planalto para reclamar do que considera como “perseguição política”.

Na quarta-feira (28), a governadora viajou a Brasília para se reunir com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), considerado por ela como um aliado no governo Lula. As informações são do portal Metrópoles.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) anunciou, na noite de ontem (30), que realizará uma consulta pública para a concessão do Metrô do Recife.

A informação foi divulgada durante discurso da gestora estadual, momentos antes da assinatura de ordem de serviço da contratação das obras de dragagem do canal de acesso do Porto do Recife.

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

No início, os políticos frequentavam oráculos. O mais famoso deles era o de Delfos, o centro espiritual mais importante da Grécia, erguido na encosta do monte Parnaso. Heráclito conta que Creso, o rei dos lídios, consultou o oráculo e recebeu como resposta que, se atravessasse o rio Hális, um grande império desmoronaria.

Ele entendeu que o império era o de Ciro, o rei persa. Não pensou duas vezes: atravessou o rio com seu exército e atacou. Ciro derrotou Creso, o fez prisioneiro e seu servo.

Acabou o tempo de subjugar mulheres

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Em mais um desgaste público para o Governo Raquel Lyra (PSD), um membro de sua equipe foi desligado após a imprensa descobrir que ele havia enviado e-mails com mensagens racistas e misóginas em um grupo virtual de faculdade. O agora ex-presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal de Pernambuco (EPTI) Yuri Coriolano entregou o cargo, ontem (30), depois que o portal Vero Notícias expôs os conteúdos dele.

Em um dos e-mails, ao debater sobre aborto, Coriolano disse: “Mas que porra. Que porra de direito de mulher decidir. Direito de decidir ela tem de copular com ou sem camisinha. Não de matar um outro indivíduo. Já tou ficando puto com esse assunto, vou me abster de tecer maiores comentários”, escreveu. Em outro e-mail, declarou: “preto é a praga da humanidade”.