O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se declarou inocente das 37 acusações que enfrenta envolvendo documentos secretos do governo dos EUA encontrados em sua propriedade. Ele chegou, na tarde de hoje, ao tribunal federal de Miami, onde foi fichado e teve as impressões digitais coletadas eletronicamente.
O ex-presidente, levado em custódia pelos U.S. Marshals – órgão da polícia federal americana –, não teve sua foto (“mugshot”) tirada, porque é facilmente reconhecível. Trump deixou seu próprio resort, o Trump National Doral, na cidade de Doral, na Flórida, por volta das 14h30, e seguiu em comboio de carros rumo a Miami. As informações são do portal CNN.
Leia maisEm suas redes sociais, Trump postou antes de ir ao tribunal que foi “UM DOS DIAS MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. SOMOS UMA NAÇÃO EM DECLÍNIO!!!”.
O procurador especial Jack Smith acusou Trump em um indiciamento de 37 acusações, na semana passada, alegando que o ex-presidente manipulou mal documentos confidenciais trazidos para seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, e se envolveu em uma conspiração para obstruir a Justiça.
As acusações criminais do Departamento de Justiça aumentam o risco legal em torno do favorito do Partido Republicano em 2024. O assessor de Trump, Walt Nauta, também foi acusado formalmente e compareceu ao tribunal ao lado do ex-presidente. A audiência histórica marca a primeira vez na história dos EUA em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal.
Do lado de fora do tribunal, apoiadores de Trump organizaram manifestação para declarar apoio ao ex-presidente. Em março deste ano, Trump se tornou o primeiro ex-presidente americano a responder acusações criminais formais, na Justiça estadual de Nova York, em um caso envolvendo a estrela de cinema adulto Stormy Daniels.
Leia menos