O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), disse, hoje, que os pecuaristas norte-americanos só estão bem por causa da tarifa de 50% às importações do Brasil. A carne brasileira não entrou no rol de exceções do tarifaço.
Por meio de seu perfil na rede social Truth Social, Trump disse ainda que o endurecimento da política comercial dos EUA “salvou” o setor da pecuária, mas que os empresários também precisam fazer a sua parte e “reduzir os preços” da carne.
Leia mais“Os pecuaristas, que eu amo, não entendem que a única razão pela qual estão indo tão bem, pela 1ª vez em décadas, é porque eu impus tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil. Se não fosse por mim, eles estariam fazendo exatamente o que têm feito nos últimos 20 anos – horrível! Seria bom se eles entendessem isso, mas eles também precisam reduzir os preços, porque o consumidor também é um fator muito importante na minha opinião!”, declarou.
A taxa de 50% sobre importações brasileiras foi anunciada por Trump em julho e entrou em vigor em agosto. Inicialmente, os produtos do Brasil seriam taxados em só 10%, mas a Casa Branca aplicou uma tarifa adicional de 40% em resposta ao que o governo entende como uma “perseguição” do Judiciário brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O governo brasileiro tenta reverter a decisão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma conversa por videoconferência com Trump no início do mês e agora negocia uma reunião presencial. A expectativa é que a bilateral possa ser realizada no domingo, na Malásia.
Leia menos

















