TRE de São Paulo substitui 19 urnas eletrônicas com problemas

Nas primeiras horas das eleições do segundo turno neste domingo (27), 19 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o estado de São Paulo. Elas apresentaram algum tipo de problema. O total corresponde a 0,042% de urnas em operação em todo o estado: 44.928. Das urnas substituídas, 12 estavam na capital.

As informações constam do primeiro boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo por volta das 9h30 de hoje, quando são realizadas eleições municipais.

Veja outras postagens

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu a um pedido da Receita Federal e determinou, nesta quarta-feira (7), que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja intimado sobre uma cobrança por infração fiscal no caso das joias sauditas que recebeu durante seu mandato.

Moraes autorizou a intimação de Bolsonaro, que está preso em regime domiciliar há pouco mais de um ano por determinação do ministro.

O ex-presidente foi preso após ser condenado por tentativa de abolição do Estado democrático de direito e outros cinco crimes. As informações são da CNN.

Mesmo reeleito, Lula não governa

Os ventos do viés conservador que varrem a América do Sul atingiram fortemente o Brasil. Sai hoje a primeira pesquisa para presidente neste segundo turno entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Traz a sinalização dessa ventania que já passou pelo Congresso e pode chegar ao Executivo com uma possível vitória do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Abertas as urnas no domingo passado, o Brasil assistiu, atônito, à nova fotografia direitista do Congresso Nacional: a esquerda elegeu apenas 124 deputados, o equivalente a 24,2% da Casa. O centro, 86, ou 16,8%, enquanto a direita será amplamente majoritária, com 303 cadeiras, correspondentes a 59,1% da Câmara.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

O candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) voltou a falar nesta quarta-feira (7) em “redemocratizar” o Brasil. Mais cedo, senador afirmou que medida se referia a propostas já anunciadas por ele caso seja eleito (veja mais abaixo).

“A gente tem que buscar a estabilidade nesse país. Não dar para admitir o Supremo Tribunal Federal da forma como está, a gente tem que proteger as instituições. Não é por causa de um ou outro que a gente tem que baixar a cabeça e achar que tá tudo bem, porque não está tudo bem. Inclusive de ontem para hoje, uma parte da imprensa questionando, é a papel da imprensa questionar, quando eu falo que a gente tem que redemocratizar o Brasil. A gente tem que redemocratizar, porque as instruções têm que voltar a ser respeitadas”, disse Flávio. As informações são do g1.

Caruaru - Minha rua nova

O ex-ministro e presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho, afirmou que a direção estadual da sigla vai manter o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da corrida presidencial. A decisão diverge da direção nacional do partido, que oficializou apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (7/10).

“Independentemente da posição nacional do Republicanos, em Pernambuco, seguimos com o presidente Lula. Entendo que esse é o melhor projeto para continuar promovendo o desenvolvimento econômico, a justiça social e as transformações que o Brasil precisa, trabalhando na construção de um país mais justo e mais solidário”, anunciou o ex-ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula. As informações são do Metrópoles.

No primeiro turno, o Republicanos também esteve ao lado de Lula em Pernambuco, apesar da neutralidade adotada pela sigla em âmbito nacional.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O escritor e candidato à presidente da República Augusto Cury (Avante) prometeu nas redes sociais nesta quarta-feira (7) se pronunciar “em breve” após ficar em terceiro lugar no primeiro turno das eleições 2026.

Sem mencionar apoio a Flávio Bolsonaro (PL) ou a Lula (PT), Cury disse que quer falar de projetos com os eleitores. Ele também criticou o que chamou de “guerra de ódios” e disse que é preciso pacificar o país. As informações são do g1.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ainda apura a possível origem do incêndio de grande proporções que atingiu o prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, nesta quarta-feira (7).

“Funcionavam vários laboratórios no primeiro andar do prédio, ligados a fármacos, informática e computação. Perdemos completamente todos os equipamentos, estimados em aproximadamente R$ 100 milhões”, explicou Alfredo Gomes, reitor da UFPE. As informações são da Folha de Pernambuco.

Ainda de acordo com o reitor, o prejuízo também foi científico. “Havia muitas informações aqui, sobretudo de pesquisa, dados que estavam guardados, vinculados até as dissertações”, apontou.

Palmares - Forró Mares 2026

A TV Globo promove, nos dias 15 e 16 de outubro, entrevistas ao vivo com os candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial.

Realizados nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, os encontros serão conduzidos por Renata Lo Prete e exibidos após o ‘Jornal Nacional’, com transmissão simultânea pelo g1 e pela GloboNews. As informações são do g1.

Veja a ordem das entrevistas (definida por sorteio em reunião realizada com representantes das campanhas na tarde de terça-feira, 6):

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O resultado da eleição no último domingo trouxe um reforço importante para a campanha do candidato do PL, Flávio Bolsonaro.

Na realidade, partidos e coligações se dividiram entre as candidaturas, no primeiro turno, de Lula e de Flávio. Muitos acreditavam que Lula chegaria à frente no primeiro turno e com muita vitalidade para disputar o segundo.

Aconteceu o inverso. As principais figuras políticas ligadas a Lula foram derrotadas na eleição. Outros ficaram em cima do muro, como a governadora Raquel Lyra. E, no final das contas, a realidade é que todo o centrão, que de certa forma se viu ameaçado e intimidado pelo governo petista na reta final das definições para as candidaturas à Presidência da República, agora quer dar o troco.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Por Felipe Nascimento – Folha de Pernambuco

O deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) publicou um vídeo nas redes sociais para defender a governadora reeleita Raquel Lyra (PSD) e rebater as cobranças do deputado federal Pedro Campos (PSB) por um posicionamento público em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial.

A reação de Gadêlha ocorreu após o socialista divulgar um vídeo afirmando que a gestora estadual precisava declarar voto no petista sob o risco de favorecer a oposição. Na avaliação do parlamentar, o tom adotado “busca constranger a governadora”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, voltou a usar as redes sociais nesta quarta-feira (7), desta vez para cobrar uma posição do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu adversário no segundo turno, sobre o fim da escala de trabalho 6×1.

No vídeo, Lula questionou como Flávio Bolsonaro pretende se posicionar sobre a proposta e como vai orientar o PL, sigla da qual é filiado. As informações são do g1.

Por Osvaldo Matos Pernambucano*

Para mim, o resultado de uma eleição não se resume a quem conquistou um mandato. Também importa quem ajudou a construir aquela vitória e de onde veio a confiança que levou o eleitor a escolher seus candidatos.

É aí que entra Jair Bolsonaro.

Como cientista político e social, procuro olhar além da apuração. Observo o que move as pessoas, os vínculos que elas mantêm com suas lideranças e os motivos que fazem um projeto continuar vivo mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

Um incêndio atingiu, na noite desta quarta-feira (7), o prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. As causas do incêndio e informações sobre possíveis vítimas ainda não foram divulgadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), a ocorrência foi confirmada e, até o momento, cinco viaturas foram enviadas ao local para atender à ocorrência. As informações são do JC.

A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e aguarda novas informações sobre o incêndio.

Foto: Adaíra Sene

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026
Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lorenço da Mata

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias