Transforma Petrolina certifica mais de 5 mil pessoas por trabalho voluntário

A atividade voluntária é uma ferramenta que contribui com a justiça social e expressa compromisso com uma sociedade mais justa e solidária. No município, quem exerce esse tipo de serviço é certificado pelo programa de promoção ao voluntariado e engajamento cívico, Transforma Petrolina. Ao longo dos três anos de existência, a plataforma já certificou 5.621 voluntários em uma das 568 ações realizadas através do programa. 

Além de garantir benefícios, como critério de desempate em concursos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, o certificado pode agregar novas habilidades ao currículo social do voluntário, e ainda ser um diferencial para o mercado de trabalho no processo seletivo de empresas socialmente responsáveis.

Veja outras postagens

A dois dias da abertura oficial do “Carnaval Camará 2026 – Nossa Raiz, Nosso Ritmo”, a Prefeitura de Camaragibe assinou, ontem, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que define as regras legais da festa junto ao Ministério Público (MP). Estiveram presentes o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Marcilio Rossini, o controlador-geral, Gabriel Andrade, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rosa Santana, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Inspetor Clóvis Gomes. Pelo MP, assinou o promotor Leandro Guedes Matos.

Entre outras determinações está pactuado que as músicas tocadas deverão não estimular a violência ou o uso de entorpecentes; que serão fechados os bares e restaurantes num raio de 4 quilômetros da área dos polos culturais, até as 2h da madrugada; que deve ser evitada a permanência de crianças e adolescentes que não estejam acompanhadas por um responsável no horário do evento, e que não será permitida a utilização de vasilhames, copos ou garrafas de vidros no evento, devendo ser providenciados recipientes de plásticos pelos organizadores dos eventos.

Após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixar a relatoria do caso Master, um novo magistrado foi sorteado. Agora, quem assume o processo é o ministro André Mendonça.

A distribuição ocorreu durante a noite de ontem, depois que os 10 ministros da Corte assinaram nota conjunta, na qual disseram que, “considerados os altos interesses institucionais”, ficou acolhida a comunicação de Toffoli para deixar o caso.

A presidência do STF ainda adota as providências processuais para extinguir a arguição de suspeição aberta após envio de relatório da PF que apresentou “menções” a Dias Toffoli em materiais extraídos do celular do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O material foi apreendido na segunda fase da Operação Compliance Zero.

Ipojuca - No Zap

Lula começa tour da folia pelo Galo

Para não ser criticado pelo uso da máquina no carnaval, o presidente Lula (PT) antecipou em um dia a sua agenda em Pernambuco para fazer uma visita protocolar ao canteiro de obras de expansão do Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Cabo, Região Metropolitana do Recife. Amanhã, sua agenda carnavalesca começa de fato no Desfile do Galo da Madrugada, que conhecerá convidado pelo prefeito João Campos (PSB).

Lula, na verdade, fará um verdadeiro tour carnavalesco pelas três principais capitais que comemoram a tradicional festa popular brasileira. O roteiro começa pelo Recife, depois no Rio de Janeiro e encerra em Salvador. Em ano eleitoral, quando disputará a reeleição, o petista se curvou às pressões de aliados para mostrar a sua cara no reinado do momo.

Caruaru - IPTU 2026

Do G1

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou, há pouco, após deliberação dos demais ministros da Corte, a relatoria do caso do Banco Master. Mais cedo, ele havia confirmado que integra o quadro de sócios da Maridt Participações, empresa familiar dirigida pelos irmãos do magistrado e que fez negócios com um fundo gerido pela empresa Reag, ligada ao Banco Master.

A relação entre a Maridt e a Reag tem como ponto-chave o resort de luxo Tayayá, em Ribeirão Claro (PR). A empresa da família Toffoli era uma das donas do empreendimento até fevereiro do ano passado. João Carlos Mansur, fundador e ex-executivo da Reag Investimentos, está entre os investigados na segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Master.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O ministro Dias Toffoli deixou a relatoria do caso Master no STF. A decisão ocorre após relatório da Polícia Federal (PF) apontar menções ao nome do magistrado no celular de Daniel Vorcaro, dono do banco Master. O material foi entregue pessoalmente pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, ao presidente do STF, Edson Fachin, na segunda-feira (9/2). O movimento aumentou a pressão pela saída de Toffoli da relatoria do processo.

A decisão de saída de Toffoli do caso Master foi tomada após reunião entre ele e os demais nove ministros em exercício na Corte, na tarde de hoje, para discutir o assunto. As informações são do portal Metrópoles.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Estadão

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aceitará o convite para ser candidato ao governo de Minas Gerais. O acordo está praticamente fechado e Pacheco somente recuará se houver algum imprevisto em relação à sua mudança de partido.

Em reunião realizada ontem, no Palácio do Planalto, Lula disse ao senador que precisava dele em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País. Candidato a novo mandato, o presidente não conseguiu até agora montar um palanque forte em Minas, onde o PT está isolado. Desde a redemocratização, o postulante ao Planalto que consegue mais votos em Minas vence a disputa presidencial.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Integrantes do governo Lula avaliam que a crise envolvendo Dias Toffoli e o Banco Master já contaminou a imagem do Supremo Tribunal Federal (STF) e sugerem, nos bastidores, que o ministro tire uma licença e se afaste temporariamente da Corte para tentar conter o desgaste institucional.

O discurso oficial é o de que o governo não vai se meter em assuntos internos do STF, mas há preocupação real de que julgamentos e decisões do tribunal passem a ser alvo de revisões e ataques, sobretudo em casos sensíveis, como os processos ligados aos atos golpistas de 8 de janeiro. As informações são do blog da Andréia Sadi.

O ex-ministro Gilson Machado Neto filiou-se, hoje, ao Podemos, em solenidade prestigiada pela direção nacional do partido. No ato, Gilson confirmou a sua pré-candidatura a deputado federal e afirmou que escolheu a legenda pela “carta branca” concedida pelo presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia.

“O partido me deixou à vontade para formar uma bancada de direita. Há divergências, mas a grande maioria vai apoiar Flávio Bolsonaro. Estamos construindo um apoio nacional. Quanto a Raquel Lyra, a direita até agora não lançou candidato a governador. Se lançar, terei carta branca. Se não lançar, vai acontecer o que ocorreu em 2022, quando a direita votou em peso em Raquel”, ressaltou Gilson.

Durante a solenidade, a presidente nacional do partido, Renata Abreu, afirmou que também está articulando uma aliança com um presidenciável de direita. “Eu mudo de partido, mas não mudo de camisa. Aqui, construirei novos caminhos que nos ajudarão a unir forças para apoiar o nosso líder para o pleito de 2026, Flávio Bolsonaro. Meu maior propósito é trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil, e isso farei no Podemos, que me deu total liberdade para atuar como sempre fiz”, disse o pré-candidato.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), criou um Projeto de Lei fixando o pagamento dos artistas no período de até 30 dias úteis após o Carnaval para aqueles que receberão os recursos vindos de convênios e patrocinadores. Já para a verba vinda dos cofres públicos, a gestão realizará o procedimento no período máximo de 60 dias. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal, hoje.

O projeto altera a Lei Municipal nº 5.306, de 30 de outubro de 2001, a conhecida Lei do Carnaval. A medida foi criada contemplando o devido cumprimento da ordem cronológica estabelecida pela Lei Federal que estabelece isonomia e impessoalidade.

A prefeita vetou o projeto criado pela vereadora Eugênia devido a várias irregularidades que tornavam inconstitucional a proposição anterior. O veto foi acatado pela Câmara. Com a previsão específica das fontes de recursos priorizadas, o projeto garante adequação orçamentária e financeira, respeito à ordem cronológica de pagamentos, além de assegurar previsibilidade e segurança tanto para os contratados quanto para a Administração Pública.

A Bandeirantes Mídia instalou um outdoor no povoado de Santo Antônio da Cobra, no interior do Rio Grande do Norte, em homenagem a Dona Tânia Maria, personagem do filme Agente Secreto, a pedido do Burger King. A ação surpreendeu a homenageada ao levar a campanha para a cidade onde ela mora. A iniciativa repercutiu positivamente entre os moradores e movimentou a comunidade com a ação publicitária inusitada.

O cantor e compositor Josildo Sá criou, nesta semana que abre o carnaval de Pernambuco, um frevo em homenagem ao seu grande amigo e morador do bairro do Poço da Panela, ‘Seu Vital’. Em vídeo enviado ao blog, Josildo deu uma palhinha da música e prometeu cantá-la em seu show, no polo do Poço, na próxima segunda-feira. Confira:

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) tem reforçado o apoio, por meio de emendas parlamentares, ao sistema de captação e aproveitamento de água da chuva desenvolvido em Pernambuco, uma tecnologia que já transforma a realidade de comunidades no Estado e agora ganha projeção nacional com implantação também no Pará. A iniciativa foi criada pela Pluvi Ambiental, a partir de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco, e vem se consolidando como referência em soluções hídricas sustentáveis.

No Recife, já são 516 unidades instaladas em áreas de morro, garantindo acesso à água potável para centenas de famílias. Com recursos destinados por Fernando Monteiro, 87 famílias do bairro do Passarinho, na comunidade do Alto da Telha, passaram a contar com água encanada e melhores condições de vida. “Estamos falando de uma tecnologia premiada, desenvolvida em Pernambuco, que leva dignidade para quem mais precisa. Tenho orgulho de apoiar esse projeto com emendas parlamentares para que mais casas sejam beneficiadas”, destacou o deputado.

A experiência pernambucana passou a inspirar outras regiões do país. No Pará, já foram instalados 10 sistemas coletivos na Ilha do Combu, em Belém, contemplando escolas, posto de saúde e pequenos negócios ligados à bioeconomia local. A implantação ocorre por meio do programa Água para Todos, do Governo do Pará, ampliando o acesso à água potável e fortalecendo atividades que movimentam a economia sustentável da região.