O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, acompanhado de comandantes das forças estaduais e federais de segurança pública, TRE, MPPE e MPF, fez um balanço parcial da Operação Eleições 2022 em Pernambuco. O pronunciamento foi dado na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no bairro de São José, no Recife, onde estão reunidos os diversos órgãos que atuam pela paz social durante todo o processo eleitoral.
Até o final da manhã do domingo, o Estado registrou eleições tranquilas com intervenções pontuais. No domingo, até o início da tarde, foram registradas 15 ocorrências de crimes eleitorais. Em todo o dia de sexta e sábado, houve atuação em sete casos, sendo dois na sexta e 5 no sábado. Na sexta-feira e no sábado das Eleições 2020, o total havia sido de 83 ocorrências, sendo 30 na sexta-feira e 53 no sábado.
“Tivemos 91,6% menos ocorrências de crimes eleitorais no comparativo fechado dos dois dias que antecedem o pleito, considerando 2022 com 2020. As resoluções do TSE foram cumpridas nas zonas eleitorais de Pernambuco, sem intercorrências. Também tivemos, levando em conta todos os tipos de crimes, um cenário de tranquilidade. Isso se deve ao comportamento cidadão dos eleitores de uma forma geral, mas também ao planejamento operacional construído em parceria com diversos órgãos desde fevereiro. Para se ter uma ideia, no período de sexta para o início da tarde deste domingo, tivemos apenas um caso de ameaça, em Petrolina, numa discussão entre pessoas, tendo política com tema. Nossa atuação foi rápida e firme em casos de boca de urna, distribuição de materiais de campanha e transporte irregular de eleitores, como verificados em cidades como Garanhuns, Serra Talhada, Cabrobó e Cabo de Santo Agostinho. Nossa Operação prossegue com esforço concentrado até as 7h da manhã desta segunda, trabalhando pela ordem e civilidade durante e após esse processo, marcado pela celebração à democracia”, ressaltou Freire. Amanhã, a SDS consolidará os dados de todo o período eleitoral para divulgação.