O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está promovendo uma reforma no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, conhecido como Fórum do Recife, localizado na Ilha Joana Bezerra. As obras, iniciadas em janeiro de 2024, fazem parte de um amplo projeto que se estenderá por toda a gestão do atual presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto. O fórum é o maior do Estado e recebe diariamente cerca de 4 mil pessoas. As reformas têm como objetivo melhorar a infraestrutura do edifício, garantindo melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos servidores.
As obras em andamento incluem a reforma das fachadas, a recuperação da estrutura metálica da coberta e a substituição da estrutura metálica da platibanda do prédio. Segundo o cronograma estabelecido, a previsão é de que essas intervenções sejam concluídas em fevereiro de 2025.
Leia maisO diretor do Foro da Capital, juiz Saulo Fabianne, ressaltou a importância da obra. “Esse processo, na área da fachada do prédio, inclui a eliminação de várias infiltrações, que dificultava o funcionamento de algumas unidades. A fachada será impermeabilizada e vai receber um novo revestimento, mais moderno e sustentável. Na área interna, teremos a modernização do sistema de refrigeração, que terá um melhor rendimento, com maior economia, além da atualização e modernização de todo o sistema de segurança do prédio”, salientou.
A diretora de Engenharia e Arquitetura do TJPE, Norma Lyra, afirmou que o projeto de modernização continuará com a realização de novas licitações para intervenções futuras. “É uma reforma de grande porte que contemplará outras iniciativas, a exemplo do fornecimento com instalação de novo revestimento, em ACM, para as fachadas do prédio e suas edículas, reforma dos ambientes internos do fórum, implantação do estudo de ocupação dos espaços físicos das unidades judiciárias, instalação do novo sistema de climatização e do sistema de prevenção e combate a incêndio”, afirmou a engenheira.
Outro ponto relevante da reforma é a instalação de uma passarela técnica na coberta do prédio, que facilitará o trânsito seguro dos profissionais responsáveis pela manutenção predial.
Leia menos