Por Cláudio Soares*
São José do Egito sem rumo e atrofiando. A terra da poesia está tomada pelos buracos e lixo por toda parte. Não bastasse isso, os animais soltos causando sujeira e transtornos à população é algo estarrecedor. O prefeito, Evandro Valadares (PSB), perdeu o controle do município que virou a casa de mãe joana.
O prefeito não tem ação e isso é um problema para a cidade, pois resulta em falta de progresso e desenvolvimento. O gestor não toma medida para melhorar a infraestrutura, o transporte, a saúde e outros serviços, a qualidade de vida dos moradores é afetada negativamente.
Leia maisAlém disso, a falta de ação do prefeito acarreta em desperdício de recursos públicos, pois os fundos são mal utilizados e gastos desnecessariamente. Isso leva a um aumento de investimento e uma diminuição da confiança dos cidadãos no chefe do executivo. O que se ver são obras paralisadas e inacabadas a exemplo do colégio localizado no parque de animais por trás do fórum.
São José do Egito que foi um centro de indústrias e fábricas, hoje, já perde para Tabira e Afogados da Ingazeira. O comércio local vive no sufoco e a fechar as portas. A feira livre que foi uma das maiores do Pajeú parece mais um local ermo.
É importante lembrar que o progresso econômico geralmente traz benefícios significativos para uma cidade a longo prazo, como o aumento da renda per capita, a melhoria da qualidade de vida e a criação de novas oportunidades de emprego em outros setores e áreas, como na tecnologia, serviços de saúde e educação, turismo e outras atividades relacionadas.
Além disso, programas de qualificação e capacitação profissional podem ajudar a mitigar o impacto do desemprego temporário, preparando os trabalhadores para atuarem em novos setores ou em novas posições dentro de suas áreas de atuação.
A equipe do prefeito só pensa na eleição do ano que vem. Mas esquece de solucionar os problemas mais elementares do lugar. Comenta-se que tem gente enchendo os bolsos e se dando muito bem com o dinheiro da muda. 2024 vai ter eleição e os podres que existem no âmbito da administração municipal virão à tona. A oposição está armada até os dentes para na hora certa mostrarem as mazelas que ocorrem no município.
A alternância de poder é salutar, ou seja, a mudança de governantes ou partidos políticos que ocupam o poder, pode ser benéfica para a saúde democrática de um município. Isso porque, quando há alternância de poder, há uma renovação no comando e na forma de governar, o que pode trazer novas ideias, perspectivas e soluções para os problemas enfrentados pela sociedade.
Além disso, a alternância de poder também pode contribuir para a diminuição da corrupção e do abuso de poder, já que o partido ou governante que entra pode fiscalizar as ações do anterior e punir eventuais irregularidades. Isso ajuda a fortalecer as instituições democráticas e a manter o equilíbrio entre os poderes.
*Advogado e jornalista
Leia menos




















