TCE multa secretário de Educação de Raquel Lyra

EXCLUSIVO

O atual secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Também foi multado o ex-secretário Alexandre Schneider, que saiu do Governo com uma carta para a governadora, dizendo que “há valores que são inegociáveis”.

Ambos foram responsabilizados, em auditoria especial, por supostamente descumprirem um plano de ação para substituição de professores contratados sem concurso, de forma temporária, por aprovados no concurso de 2022. O julgamento ocorreu hoje, em sessão da Segunda Câmara do TCE. O relator do processo foi Ranilson Ramos.

O TCE também determinou que sejam nomeados mais 531 novos professores aprovados no concurso, que não foram nomeados pelo Governo, que alegou que o prazo de validade do concurso já estava expirado. Os aprovados compareceram à sessão de julgamento, pediram para usar da palavra, mas não foi autorizado por questões regimentais. Raquel Lyra terá o prazo de 60 dias para nomear os 531 novos professores, segundo a decisão do TCE. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) não compareceu ao julgamento, ficando o Estado sem defesa na sessão.

Veja outras postagens

A Casa Akotirene, em Ceilândia, no Distrito Federal, recebe nesta terça-feira (15) a palestra “Cidadania, Jornalismo e Educação Midiática”, ministrada por Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta. A atividade integra uma série de ações do Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, voltadas ao combate à desinformação e à promoção da educação midiática. Patrícia abordará estratégias para identificar golpes virtuais e reconhecer conteúdos falsos. “Vivemos em um mundo conectado e precisamos aprender a interpretar e acessar informações de qualidade. Essas habilidades nos protegem da desinformação e fortalecem o exercício da cidadania”, destacou.

A palestra faz parte de uma mobilização apoiada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), que busca ampliar o alcance social do jornalismo e incentivar o pensamento crítico em diferentes públicos. Segundo Kátia Cubel, idealizadora do Prêmio Engenho, “o objetivo é fomentar o jornalismo como ferramenta de cidadania e fortalecer a luta contra as fake news”. Outras ações semelhantes ocorrerão no IESB e no Instituto Reciclando Sons, na Estrutural, após atividades recentes no UniCEUB, que envolveram alunos de Jornalismo, Direito e Ciências da Computação.

Petrolina - Destino

A plataforma Bora Impactar, da Prefeitura do Recife, foi reconhecida nacionalmente com o Selo ODS Brasil, na categoria Honraria, concedido pelo Instituto Vozes da Inclusão. O reconhecimento destaca a iniciativa, gerida pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, como uma das mais relevantes do país na mobilização e fortalecimento do terceiro setor, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A entrega do selo aconteceu durante a segunda imersão do Bora Impactar, no auditório da Neurotech, no Moinho Recife, reunindo representantes de organizações sociais para trocar experiências e consolidar a rede de solidariedade que atua na cidade.

Durante o evento, foi lançado o programa Jornada Conecta ODS, que será ministrado pelo Selo ODS Brasil e visa aprofundar o conhecimento sobre os objetivos globais, integrar entidades e atrair novas parcerias com empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Segundo o secretário Rafael Cunha, o reconhecimento “reforça um novo jeito de fazer política pública, conectando tecnologia, inovação e impacto social para transformar realidades”. A iniciativa, destacou ele, reafirma o papel do Recife como referência em sustentabilidade e colaboração entre poder público e sociedade civil.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O médico Bruno Marques, filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, recebeu o apoio dos ex-prefeitos Neguinho e Marly Quental, duas das principais lideranças políticas de Cedro, no Sertão de Pernambuco. O anúncio foi feito durante encontro no município, reunindo aliados e apoiadores locais. A aliança consolida Bruno como o nome de consenso do grupo político para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026.

Em Cedro, Bruno fará dobradinha com o deputado federal Fernando Filho (União Brasil), fortalecendo a base eleitoral do grupo no Sertão. “Foi uma recepção calorosa e muito especial. Reafirmo meu compromisso com Cedro e com todo o povo sertanejo”, declarou o pré-candidato. Para os ex-prefeitos, a união representa um movimento de renovação e fortalecimento da representação regionall.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Os professores aprovados no concurso público de 2023 da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizam, nesta terça-feira (15), um ato em frente à sede do Executivo municipal para cobrar a convocação dos aprovados e a renovação do certame. O protesto, marcado para o Dia do Professor, tem como objetivo pressionar a gestão do prefeito Mano Medeiros a ampliar o número de nomeações e garantir a valorização da categoria.

De acordo com os organizadores, a insatisfação cresce diante do ritmo considerado lento das convocações. A última, em dezembro de 2024, contemplou apenas 128 professores — sendo 109 para Professor I e 19 para Professor II — de um total de cerca de 2 mil aprovados. Enquanto isso, apontam os docentes, a rede municipal enfrenta falta de profissionais em várias escolas, mesmo com a manutenção de cargos comissionados e contratos temporários, o que, segundo eles, compromete a qualidade do ensino.

Com validade até novembro de 2025, o concurso pode expirar sem que todos os classificados sejam chamados. Por isso, os professores do cadastro reserva reivindicam uma convocação mais ampla e imediata, além da prorrogação do prazo de validade do certame.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, por decisão liminar do ministro Alberto Balazeiro, a reintegração imediata de 65 empregados aposentados que haviam sido demitidos pela Compesa. A medida, concedida em ação cautelar movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), suspende o entendimento anterior do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), que havia validado as dispensas.

A decisão foi anunciada pela advogada Sílvia Nogueira durante o ato que marcou o início da greve dos trabalhadores da estatal, nesta segunda-feira (13), em frente à sede administrativa da companhia, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Ao lado do diretor sindical Wamberto Rogério, ela classificou o resultado como uma vitória importante da categoria. A paralisação, deflagrada por tempo indeterminado, cobra garantias de estabilidade, reposição salarial e transparência no processo de privatização parcial da Compesa, cujo leilão está previsto para dezembro.