Sudene negocia aporte de 100 milhões de euros para impulsionar Fundo de Desenvolvimento do Nordeste

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) recebeu representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) ontem (9) para discutir um possível aporte de 100 milhões de euros — cerca de R$ 630 milhões — no Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A iniciativa visa reforçar o financiamento de projetos estratégicos voltados à sustentabilidade, inovação e fortalecimento da economia regional. “Estamos falando de uma parceria bilateral de quem acredita no potencial do Nordeste. Aqui há um conjunto expressivo de oportunidades”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Durante a reunião, a Sudene destacou sua atuação com base em dados e sua sintonia com a nova agenda mundial de desenvolvimento. “A economia mudou e precisamos acompanhar esse movimento, direcionando recursos para projetos que dialogam com essa nova agenda de sustentabilidade”, afirmou Wandemberg Almeida, coordenador de fundos da autarquia. Representando a AFD, o especialista Alexandro Garcia reforçou o alinhamento entre as instituições e o foco da agência francesa no desenvolvimento regional sustentável.

A negociação prevê que o aporte seja aprovado até outubro de 2025, com liberação dos recursos no início de 2026. O reforço permitirá a ampliação do apoio a projetos estruturantes nos nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. A Sudene também negocia novos aportes junto ao New Development Bank (Banco dos Brics) e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde 2016, o FDNE não recebia novos recursos para expansão.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai promover, nos dias 6, 7 e 8 de novembro próximos, um mutirão de atendimento ao eleitor em todas as unidades da Justiça Eleitoral do estado. Em Taquaritinga do Norte, o atendimento acontece em Pão de Açúcar (na Subprefeitura); em Taquaritinga (por trás do Centro Comercial) e no Cartório Eleitoral (no Fórum). Nos dias 6 e 7, quinta-feira e sexta-feira, os atendimentos serão das 8h às 16h. E no sábado, dia 8, o atendimento também será das 8h às 16h.

Todos os serviços serão disponibilizados à população. Um dos principais objetivos do mutirão é ampliar o cadastramento biométrico do eleitorado. O cadastramento biométrico é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas.

A biometria coletada pelo TRE-PE pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como no caso do INSS e do governo federal.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O União Brasil marcou uma reunião do Conselho de Ética do partido para tratar sobre a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, na hora exata da abertura da COP-30, na próxima segunda-feira, 10, às 15h, apurou a Coluna do Estadão. A escolha do momento é vista como uma provocação, já que a conferência climática da ONU, que será realizada em Belém (PA), é a principal bandeira de Sabino no governo Lula.

O ministro trava um embate há meses no partido para permanecer na Esplanada dos Ministérios sem ser expulso da sigla. O União deu um ultimato em 18 de setembro para Sabino sair do ministério, mas ele decidiu permanecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início de setembro, a federação União-PP, que pretende apoiar um candidato da oposição ao Planalto em 2026, já havia anunciado desembarque do governo. Nas semanas seguintes, contudo, Lula multiplicou os gestos públicos a Sabino, que pretende concorrer ao Senado em 2026 no Pará com apoio do petista.