Único dos nomes da oposição a já ter sido oficializado como pré-candidato à Presidência em 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), cobra “sabedoria e estratégia” para o grupo. Em entrevista gravada para o podcast Direto de Brasília, que será exibida na próxima terça-feira (28), o gestor diz que não se deve cobrar pressa para a definição do nome apontado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível e impedido de disputar no ano que vem. Porém, ele reforça que os outros nomes da oposição – os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo) – devem saber “atravessar o primeiro turno” para estarem todos juntos com quem passar para o segundo turno.
“Todas as pesquisas mostram que quando você tem um candidato só no primeiro turno, que não tem conhecimento nacional, porque nenhum de nós temos, o Lula ganha no primeiro turno. Quando você tem vários candidatos, nós vamos para o segundo turno. E todos nós sabemos que terá uma junção. Serão apenas 21 dias (do primeiro para o segundo turno), a máquina do governo federal vai estar triturando todos os pré-candidatos, como já começou desde agora. Mas nós vamos ganhar as eleições. Temos que ter a sabedoria de atravessar o primeiro turno”, apontou Caiado. “Vamos fazer a política como deve ser feita. No primeiro turno saem vários candidatos, e aquele que sobreviver e for para o segundo turno receberá apoio de todos os outros”, completou.
Leia mais
Caiado ainda acusou o governo Lula de atacar os adversários, citando seu próprio exemplo. “Quem também quer se apresentar como pré-candidato um ano antes da eleição? Eu tive coragem de me apresentar, no dia 4 de abril de 2025, mais de um ano e meio antes da eleição, em Salvador, na Bahia. Agora eu quero saber quem é que aguenta o tiroteio do governo, diminuindo repasse de verba da saúde para o estado de Goiás. Nessa semana mesmo, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), do governo federal, anunciou que vai aumentar em 20% a conta de luz. Essa é a situação que temos, diante de uma irresponsabilidade como você nunca viu igual. O que é que o Lula tem feito? Ele está jogando dinheiro para o alto no meio da rua. Qual é o respeito ao equilíbrio fiscal do país, que ele se comprometeu a fazer e resgatar? Ele não respeita nem aquilo que ele aprovou. Hoje o Lula está fazendo tudo quanto é concessão de benefício e não explica qual é a fonte, jogando tudo nas costas de prefeitos e governadores, que vão acabar pagando a conta. E o governo vai explodir se ele ganhasse, porque um Lula 4 seria a repetição do Dilma 2, a mesma coisa. Vai chegar e não vai governar”, disparou.
“Agora eu acredito que nós vamos chegar, porque o Lula não ganha essa eleição se nós tivermos inteligência para trabalhar o primeiro turno. Nós vamos mostrar como é que se faz o resgate do país com credibilidade moral, para não deixar o Brasil na mão dos faccionados e muito menos na mão de populistas irresponsáveis”, completou. A entrevista completa será exibida na próxima terça-feira, das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. A Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, também retransmite, assim como a LW TV, de Arcoverde.
Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú, o grupo Grau Técnico e o Berlitz Idiomas.
Leia menos